Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

É bastante provável que você já tenha ouvido falar sobre o Gelato. Muitas pessoas ainda acreditam que o Gelato é a mesma coisa de um sorvete convencional. No entanto, podemos afirmar que existem diferenças entre as duas opções. Inicialmente, podemos dizer que o Gelato é visto como sendo um sorvete de origem italiana.

Em que a qualidade na produção e nos ingredientes utilizados é superior ao do sorvete tradicional que você encontra em qualquer um mercado da sua cidade. Logo, essa é a primeira diferença que podemos citar entre o Gelato vs sorvete.  Portanto, algumas distinções simples são capazes de demonstrar as diferenças entre o Gelato e o sorvete, de modo que um não se confunde com outro.

Essa dúvida costuma surgir principalmente no verão, onde as pessoas acabam procurando opções refrescantes. Logo, acabo lendo em determinado local o nome Gelato e em outros o nome sorvete. Assim, surge a típica dúvida a respeito do que é um Gelato e do que é um sorvete, assim como quais são as suas diferenças. Se este é o seu caso e você também não sabe diferenciar esses dois tipos de produtos, fique sabendo que você está no lugar certo. No texto abaixo, falaremos um pouco mais sobre cada um deles e as principais características que os distinguem. Logo, para ficar por dentro dessas informações, assim como saber mais sobre o Gelato sorvete, continue lendo o texto abaixo e tire todas as suas dúvidas.

Sobre o Gelato

O gelato é um produto que ganhou gostos brasileiros nos últimos anos. O lado gourmet da sorveteria torna as sobremesas diferenciadas e sofisticadas. Embora tenha conquistado nosso país recentemente, o sorvete é um produto tradicional italiano. A consistência de ambos é semelhante ao sorvete popular, e a principal diferença entre os dois é a forma como são produzidos. Um possui o processo de produção um pouco mais complexo que o outro.

O sorvete italiano precisa ser produzido diariamente, por isso a mistura deve ser preparada diariamente para manter a qualidade do produto. Os ingredientes do sorvete são uma mistura de água, açúcar, leite e extratos com o sabor desejado. A textura do sorvete fica por conta da mistura de água e açúcar, e precisa de um equilíbrio que varia de acordo com o sabor escolhido. Alguns sabores exigem um açúcar diferente, como o mel. No entanto, ingredientes diferentes farão com que o ponto de congelamento seja diferente. Por isso, a água se torna a responsável por equilibrar e manter a textura do sorvete.

Outra preocupação é justamente na hora de servir o Gelato. Isso porque a temperatura deve ser adequada para evitar que ocorra algum tipo de problema relacionado a consistência do produto. O Gelato costuma seguir rigorosos padrões de temperatura, que variam entre -12 °C e -14 °C. A principal motivação para manter essa temperatura na hora de servir o produto é justamente o sabor que ele terá. Isso porque quando as temperaturas estão muito baixas isso pode comprometer o sabor sentido pelas pessoas ao consumirem o Gelato. Logo, quanto mais controlada for, melhor será a sensação ao consumir este produto.

Soverte convencional

O sorvete possui algumas características bastantes parecidas com o Gelato. No entanto, sua produção possui características mais industriais, que interferem em processos como mistura de ingredientes e temperaturas necessárias. Gelato e sorvete italiano têm os mesmos ingredientes. Mesmo assim, a quantidade tem um grande impacto nos resultados de um e de outro. Sendo assim, podemos dizer que o Gelato possui uma textura diferente, assim como a sensação experimentada pelas papilas gustativas.

Como os sorvetes de grande porte têm produção industrial, isso exige que durem mais de um dia, assim como o sorvete. Para manter o produto por mais tempo sem perder a consistência da sobremesa, o sorvete costuma conter níveis mais altos de açúcar, o que pode impedir que os alimentos congelem completamente. O sorvete industrial também possui maior teor de água, o que afeta diretamente seu sabor. O sabor não foi o único fator afetado, no entanto. A consistência do sorvete também pode mudar devido à grande quantidade de água e à temperatura extremamente baixa, que costuma variar entre -25º C e -20º C.

Quais são as diferenças entre Gelato vs sorvete?

Ao traduzir a palavra Gelato, temos o resultado sorvete. No entanto, quando tratamos de gastronomia, o Gelato se diferencia do sorvete por alguns fatores. De acordo com especialistas, o gelato é uma coisa e o sorvete é outra. Ainda que eles pareçam ser bastante semelhantes, são capazes de apresentar alguns aspectos que diferem, seja no processo de fabricação ou mesmo no seu sabor. De forma simples, podemos dizer que o sorvete utiliza em sua composição leite, açúcar, ovo em pó, aromatizantes e também possui 10% de teor de gordura.

Quanto ao Gelato, temos que eles utilizam ingredientes naturais em sua composição. Basicamente são utilizados leite tipo A, um tipo de leite pasteurizado e com menos concentração de microorganismos, assim como uma redução nos níveis de açúcar. Ao contrário do sorvete convencional, o Gelato apresenta menos de 10% de gordura, tendo em vista que utiliza leite a mais para a formação do creme. O sabor das frutas também é bastante marcante no Gelato, fazendo com que ele se torne mais intenso do que no sorvete convencional

Outro ingrediente utilizado na criação do Gelato é o ar. Sim, cerca de 25% da composição do Gelato é ar. Isso porque ele entra de forma natural na composição quando o Gelato está sendo misturado na máquina. Já no sorvete convencional, é injetado o ar por diversas vezes, o que pode representar mais de 50% da sua composição. Com isso, o Gelato deve ser servido e guardado em uma temperatura um pouco mais elevada, ou seja, ele não é servido de forma totalmente congelada como acontece com o sorvete convencional. Dessa forma, o Gelato é muito mais cremoso e saboroso do que as outras opções de sorvete.

Com isso, podemos resumir de forma breve a diferença entre esses dois produtos: o Gelato é um produto totalmente artesanal, que utiliza ingredientes naturais na sua produção, assim como produtos nobres. Já o sorvete convencional possui um processo industrializado, assim como ingredientes não tão nobres quanto o Gelato. Dessa forma, a principal diferença entre os dois produtos reside na sua composição e no processo de criação.

Como verificar se o gelato é realmente artesanal?

A melhor forma de saber se o seu Gelato é artesanal é verificando a consistência do produto. Para isso, você deve se ater a cremosidade do Gelato. Isso porque quando são extremamente primos, isso pode significar que os ingredientes utilizados não são naturais. Além disso, fique atento às cores dos ingredientes. Os relatos artesanais não possuem cores em seus ingredientes estão brilhantes. Logo, se você verificar que o seu morango ou mesmo a cereja do gelato estejam muito brilhantes, isso pode denotar que o produto não seja artesanal.

Por fim, a nossa última dica é prestar atenção no sabor do Gelato. Isso porque, ao fazer uso de ingredientes puros e artesanais, é possível sentir o sabor de cada um deles. Logo, se você não consegue sentir o sabor de algum dos ingredientes, é muito provável que se trata de outro sorvete e não o Gelato tradicional.

Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.