Nutrição simples e prática para seu dia a dia.


Um dos alimentos mais consumidos é os derivados do leite. O iogurte é uma bebida que além de gostosa, ainda auxilia no processo de digestão e fornece energia para o nosso corpo. Porém, os benefícios desse alimento ainda é desconhecido para muitas pessoas.

O iogurte grego é feito de forma bem simples, usando leite de vaca, cabra ou ovelha e possui maior consistência do que o iogurte comum, visto que ele não contém o soro de leite. O gosto desse tipo de iogurte é levemente azedo, ele é rico em vitamina B12, ácido fólico, proteínas e minerais, como potássio, cálcio e fósforo.

O iogurte grego contém quase três vezes mais proteínas do que o comum, ele ajuda a controlar o apetite, e é uma excelente opção para aquelas pessoas que estão fazendo dietas para perder peso, e é importante para quem deseja ganhar massa muscular. No entanto, essa bebida também possui menor quantidade de carboidratos e lactose, por isso, pode ser usada em dietas para pessoas que sofrem de diabetes ou que tenham intolerância à lactose.

Contudo, o iogurte grego é fonte de probióticos que auxiliam no equilíbrio da flora intestinal, fortalecendo o sistema  imunológico e prevenindo alguns problemas de saúde, como diabetes, prisão de ventre, e câncer do intestino.

Principais benefícios do iogurte grego para a saúde

O iogurte grego ajuda na perda de peso, pois é rico em proteínas e tem maior teor de gorduras, contudo, esses nutrientes gastam mais tempo para serem digeridos no estômago, isso causa maior saciedade e promove a perda de peso.

O laticínio possui menos carboidratos do que os laticínios comuns, isso diminui o índice glicêmico e contribui para a saciedade, diminuindo a ingestão de alimentos.

O consumo do iogurte grego ajuda a combater a prisão de ventre, pois ele é rico em probióticos que são bactérias benéficas ao organismo, como os lactobacillus delbrueckii subsp. bulgaricus. a bebida grega ajuda a equilibrar a flora intestinal, dessa forma, trata e previne a prisão de ventre.

O iogurte grego também ajuda a prevenir a osteoporose, pois ele é uma excelente fonte de cálcio e fósforo, minerais essenciais para a formação do ossos e dentes. Além do mais, o iogurte grego ainda ajuda a manter a saúde dessas estruturas, evitando e tratando a osteoporose.

A ingestão do iogurte grego ajuda o indivíduo a ganhar massa muscular, pois ele é rico em proteínas que são absorvidas facilmente pelo organismo, a bebida pode ser consumida antes ou depois dos treinos.

A bebida contém boas quantidades de fósforo, um mineral essencial para auxiliar na contração muscular e na recuperação depois de praticar exercícios físicos.

O iogurtegrego também ajuda a controlar o diabetes, pois possui mais proteínas e menos açúcar do que os iogurtes comuns, o iogurte grego é um alimento que possui baixo índice glicêmico, isso promove o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

É uma bebida excelente para fortalecer o sistema imunológico. Os probióticos ajudam a fortalecer os sistemas de defesa do nosso organismo, assim o indivíduo fica mais forte e não contrair doenças com facilidade.

Contudo, o iogurte grego age de forma positiva diminuindo a pressão arterial, pois ele possui alto teor de potássio, um mineral que ajuda a eliminar pela urina o excesso de sódio do nosso organismo, dessa forma, evita que a pressão arterial suba.

Ele contém boas quantidades de magnésio e fósforo, por isso, favorece a contração dos músculos do coração e das artérias, que são importantes para manter a pressão arterial normalizada.

A ingestão do iogurte grego diariamente ajuda a melhorar a disposição, pois ele possui alto teor de proteínas e de gordura, ele fornece significativa quantidade de energia, importante durante a prática de exercícios físicos, ou quando estamos muito cansados.

É um excelente protetor dos dentes, pois o ácido láctico presente no iogurte protege e melhora a saúde dos dentes e gengivas. A substância ajuda a manter os dentes mais saudáveis e protegidos contra danos causados por alimentos e bebidas, como café e refrigerantes, mesmo tendo açúcar na sua composição, o iogurte grego não causa danos aos dentes.

A bebida também diminui os sintomas de alergias sazonais, pois os probióticos encontrados nele ajudam a diminuir a reação do corpo ao pólen e outros alergénios.

O iogurte grego também previne a candidíase, o uso de antibióticos aumenta as chances de você ter uma infecção, portanto, os composto presentes no iogurte ajudam a evitar este problema.

Como fazer iogurte grego caseiro

Você pode fazer seu iogurte grego em casa de forma simples e fácil, para isso é necessário 1 litro de leite integral e 1 pote de iogurte natural integral e sem açúcar.

Primeiro coloque o leite em uma vasilha e aqueça em fogo baixo, mexendo sempre que necessário;

Em seguida, deixe o leite amornar. A temperatura ideal é quando conseguimos colocar o dedo no leite e aguentar a temperatura por até 10 segundos;

Transfira o leite para outra tigela e adicione o iogurte, dissolvendo bem o leite;

Depois de se certificar que a temperatura está ideal, transfira o leite para uma iogurteira e siga as instruções do fabricante;

Caso você não tenha a iogurteira, pode transferir a mistura para outra vasilha que tenha tampa e envolva com um pano de prato ou toalha e leve ao forno desligado por 8 a 10 horas;

Após este período, verifique se o iogurte está firme, coloque um pano fino dentro de um escorredor e apoie em um pote;

Coloque a mistura dentro do escorredor, cubra e deixe-o escorrer durante 4 a 5 horas na geladeira;

Coloque o iogurte coado para outra vasilha, mexa bem e tampe, deixe novamente na geladeira.

O iogurte está pronto e pode ficar armazenado na geladeira por até 5 dias. Se você desejar incrementar o iogurte pode acrescentar frutas frescas, aveia em flocos, entre outros.

Como consumir o iogurte grego

O consumo desse laticínio pode trazer diversos benefícios para a nossa saúde. Portanto, o indicado é que ele seja consumido diariamente, a porção pode ser de 200g. O indivíduo pode consumí-lo no café da manhã e na hora do lanche. É indicado que seja adicionado uma fruta fresca, granola, semente de linhaça, entre outros. Contudo, essa bebida pode ser ingerida após a prática de atividades físicas, ela é ótima e repõem as energias proporcionando melhora na disposição.

O iogurte possui menos soro, por isso possui menor teor de lactose do que os iogurtes comuns. Portanto, ele pode ser consumido por pessoas intolerantes à lactose.

O iogurte grego pode ser adicionado a várias receitas, como pudim de chia e iogurte grego,mousse de chocolate,molho de pepino e hortelã, entre outros.

Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.