Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

A dieta para diabéticos tem como principal objetivo uma redução no consumo dos alimentos que possuem muitos carboidratos, como é o caso do mel, do açúcar refinado e dos pães. Além disso, também é necessário a redução no consumo de alimentos ricos em farinha refinada, como é o caso do macarrão branco e do pão. As gorduras, como manteiga e outras frituras, proteínas, como queijo, ovos e carnes, além de vários outros alimentos que devem ter o seu consumo reduzido para quem deseja ter um controle maior sobre a sua glicose e a sua diabetes. Do contrário, ao consumir em acesso alguns alimentos mencionados anteriormente, isso pode causar um sério desequilíbrio nas suas taxas e trazer prejuízos à saúde.

A dieta para diabéticos prioriza consumo de alimentos que sejam ricos em fibras como é o caso das frutas com casca, além de cereais integrais, vegetais frescos e outros alimentos que podem ser ingeridos de forma moderada, tendo em vista que mesmo que sejam considerados saudáveis, posso em alguns carboidratos capazes de aumentar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, também é interessante optar pela ingestão das gorduras saudáveis, como os peixes-brancos, as carnes magras, o azeite e o frango. A seguir, iremos falar um pouco mais sobre as melhores dietas para diabéticos e os alimentos que devem ser consumidos, assim como os que devem ser evitados. Portanto, se você sofre desse problema e quer saber as melhores opções para ajudá-lo a ter um controle maior sobre ele, continue lendo o texto abaixo e tire todas as suas dúvidas acerca do tema, bem como fique por dentro de tudo que reunimos.

Sobre a alimentação para quem sofre de diabetes

As pessoas que sofrem com a diabetes devem priorizar o consumo de alimentos que são ricos em fibras, como é o caso dos cereais integrais, das frutas com casca e dos vegetais frescos. Todos eles devem ser ingeridos da forma correta, evitando acesso, pois, como já foi dito anteriormente, ainda que muitos desses alimentos sejam considerados saudáveis, eles podem favorecer o aumento do açúcar no sangue dos pacientes. Além do mais, também é bastante indicada a ingestão das chamadas gorduras saudáveis, que incluem o peixe, as carnes magras e o azeite de oliva.

Quantas refeições que devem ser feitas ao longo do dia, os especialistas afirmam que é necessário manter uma dieta que inclua de quatro até às seis refeições todos os dias, com intervalo que pode variar de duas até 4h00, de modo a evitar a hipoglicemia. Isso porque aí polissemia é um dos principais problemas enfrentados por quem tem diabetes, tendo em vista que os níveis de açúcar no seu sangue estão bastante baixos, o que irá causar convulsões, desmaios e tonturas.

Além disso, os intervalos entre as refeições feitas ao longo do dia é indicado a prática de exercícios físicos, sejam eles em academia ou ao ar livre logo após fazer uma refeição. Se você é adepto da prática de exercícios físicos, lembre-se de fazer uma refeição pelo menos 2h00 antes da prática das atividades físicas, evitando assim que você sofra com a hipoglicemia.


Veja também:

Dietas para emagrecer e também mantém você saudável
Conteúdos (clique para ver) * Então vamos a lista de dietas para emagrecer * Dieta Cetogênica * Dieta Dukan * Dieta Low Carb * Dieta Anti-Inflamatória * Dieta sem Glúten (Gluten Free) Muitas são as promessas de várias dietas para emagrecer rápido espalhadas pelainternet, …
FODMAP - Dieta e Guia de Alimentos Fermentáveis | Nutricionando
Conteúdos (clique para ver) 1. O que é o FODMAP e por que você deve se importar 2. Os FODMAPs comuns incluem: 3. O que acontece quando ingerimos esses alimentos? 4. Benefícios de uma dieta baixa em FODMAP 5. Alimentos ricos em FODMAP’s 6. Alimentos que você pode comer 7. Como fazer u…
Alimentos para a sua Dieta sem Glúten | Nutricionando
Conteúdos (clique para ver) * Lista de Alimentos sem Glúten * No grupo de grãos integrais * Grãos integrais sem glúten * Grãos que você deve evitar * No grupo de frutas e vegetais * Quais frutas e vegetais comer * Quais alimentos você deve verificar antes d…

Principais alimentos que devem ser consumidos por quem tem diabetes

A diabetes, assim como outras doenças crônicas, requerem que o paciente tome bastante cuidado com os alimentos que devem ser consumidos durante o seu dia a dia. Logo, é de grande importância a criação de uma dieta para diabéticos que esteja de acordo com as suas necessidades, evitando alimentos que possam contribuir para uma piora e tanto prioridade aqueles considerados saudáveis. A seguir, criamos uma pequena lista com os melhores alimentos para quem sofre de diabetes e que devem ser consumidos todos os dias para ajudar na amenização da doença crônica:

Legumes: É interessante priorizar os alimentos frescos, como é o caso da cebola, lavagem, da abóbora, da rúcula, do tomate, do alface e da acelga;

Leguminosas: leguminosas como ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja e o feijão opções para ajudar na redução dos níveis de colesterol da pessoa que sofre com diabetes;

Leite e seus derivados: O leite também pode ser consumido na dieta de quem tem diabetes. No entanto, é interessante priorizar as opções desnatadas e sem açúcar, como é o caso do queijo cottage e de Minas, o queijo ricota, iogurte natural desnatado, leite desnatado e outros derivados;

Oleaginosas: aqui, é indicado o consumo de amêndoas, nozes, avelã, amendoim e castanhas. Elas possuem excelentes propriedades capazes de trazer um controle para as taxas de diabetes do paciente;

Gorduras boas: as gorduras boas como manteiga, óleo de abacate, azeite extra virgem, óleos vegetais, coco e abacate também são excelentes dicas;

Frutas: as frutas também devem ser consumidas todos os dias para controlar a diabetes. No entanto, também é interessante dar prioridade às frutas frescas, como a tangerina, o pêssego, um abacaxi, a pera, mamão e laranja;

Carnes magras: as carnes magras como patinho, carne bovina, frango e peixe são excelentes indicações que os especialistas dão para quem está buscando ter maior controle da sua diabetes.

Alimentos que não devem ser consumidos por quem tem diabetes

Existem determinados alimentos que não devem ser consumidos por pessoas diabéticas, tendo em vista que horas são ricos em carboidratos e açúcar. Em primeiro lugar, podemos citar os doces em geral, que possui uma grande quantidade de açúcar em sua composição e são extremamente prejudiciais às pessoas que sofrem de diabetes.

Em segundo lugar, temos pastéis, produtos de confeitaria, marmelada, geleia de frutas e o meu. Eles também não são indicados tendo em vista a grande quantidade de açúcar que possuem em sua composição. Além do mais, as bebidas açucaradas, como é o caso dos achocolatados, sucos industrializados e refrigerantes também são considerados de grande prejuízo à saúde das pessoas com diabetes.

Por fim, podemos citar as bebidas alcoólicas, como os destilados, vinhos e cervejas; assim como as carnes processadas, como o salame, e mortadela, bacon, linguiça, salsicha e peito de peru; os tubérculos, como é o caso da batata-doce, batata inglesa, inhame e macaxeira Ócio uma elevada concentração de carboidratos. Tais carboidratos, ainda que muitos deles sejam saudáveis, são capazes de trazer um prejuízo gigantesco à saúde e as taxas de colesterol dos diabéticos. Logo, é indicado evitar o consumo desses itens e optar pelas ações que citamos anteriormente.

Uma dica para as pessoas que gostam de comer tubérculos é fazer o consumo de uma batata conhecida como yacon. Ainda que ela seja um tubérculo, ela possui uma quantidade muito baixa de calorias, além de ser rica em fibras probióticas. Isso faz com que seja possível controlar e diminuir os níveis de açúcar no sangue. Logo, as pessoas que sofrem de diabetes poderão fazer o seu consumo tranquilamente.

Tome cuidado com as frutas

Ainda que frutas sejam consideradas saudáveis, fique sabendo que elas devem ser consumidas com bastante cautela por parte das pessoas que têm diabetes. Isso porque elas possuem um açúcar natural. Logo, o indicado é consumir apenas uma porção de fruta para cada uma das refeições feitas ao longo do dia. Dessa forma, os especialistas afirmam que o indicado é comer apenas uma maçã, banana, laranja, tangerina ou pira ao longo de cada uma das refeições. ao inserir essa quantidade, os níveis de frutuosa e açúcar podem subir no seu sonho, o que trará alguns prejuízos a sua saúde e irá dificultar o controle dos níveis de glicose.

Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.