Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

O chá é uma bebida amada por pessoas de todo o mundo. O chá verde e o chá preto são feitos das folhas da planta da árvore do chá e diferem na maneira como são extraídos. Na produção do chá preto, as folhas do chá passam por um processo de fermentação, seguido de aquecimento e desidratação. No caso do chá verde, as folhas não passam pelo processo de fermentação.

Ambos oferecem benefícios semelhantes para a saúde, ajudando a hidratar a pele, controlar o colesterol, fortalecer os ossos, prevenir a cárie dentária e estimular a função cerebral normal. Os chás verde e preto contêm polifenóis com fortes propriedades antioxidantes, que podem reduzir o risco de doenças cardíacas. Além disso, ambos contêm cafeína, que aumenta o estado de alerta e foco, e L-teanina, que libera o estresse e acalma o corpo.

Chá preto

É feito a partir de folhas mais velhas e sofre um maior processo de oxidação, resultando em menor capacidade antioxidante, mas maior concentração de cafeína.

O chá verde por outro lado pode ser mais eficaz no combate aos radicais livres devido à sua maior concentração de antioxidantes, o chá preto pode ser melhor para estimular a atividade cerebral e ajudar no foco devido ao seu maior teor de cafeína..

Chá verde

O chá verde é uma bebida feita a partir das folhas frescas da planta da árvore do chá. O chá verde oferece uma variedade de benefícios à saúde, como ajudar a prevenir vários tipos de câncer, doenças cardíacas e diabetes, além de promover a perda de peso e melhorar a saúde física e mental.

Os benefícios do chá verde se devem ao fato desta planta ser rica em compostos fenólicos, catequinas e flavonoides, além da cafeína, que atua como antioxidante e age como hipoglicemiante, antiobesidade, anti-inflamatório, antibacteriano, antiviral.

Ambos pode proteger seu coração

Tanto o chá verde quanto o preto são ricos em um grupo de antioxidantes protetores chamados polifenóis.

Mais especificamente, ambos contêm flavonóides, um subgrupo de polifenóis.

No entanto, eles diferem no tipo e quantidade de flavonóides. Por exemplo, o chá verde é muito mais rico em epigalocatequina-3-galato (EGCG), enquanto o chá preto é rico em teaflavinas (2).

Pesquisas mostram que os flavonóides do chá verde e preto podem proteger seu coração (3).

Um estudo em animais mostrou que tanto o chá verde quanto o preto eram igualmente eficazes na prevenção da formação de placas nos vasos sanguíneos, com 26% na dose mais baixa e até 68% na mais alta (4).

O mesmo estudo também descobriu que ambos os chás ajudaram a diminuir o colesterol LDL e os triglicerídeos.

Duas revisões analisando mais de 20 estudos de qualidade descobriram que beber chá verde e preto também pode reduzir a pressão arterial (5, 6).

Em outra revisão de estudos de chá verde, os pesquisadores descobriram que aqueles que bebiam de 1 a 3 xícaras por dia tinham um risco 19% e 36% menor de doenças cardíacas e derrames em comparação com aqueles que bebiam menos de uma xícara. Beba chá verde todos os dias. (7).

Do mesmo modo que o outro estudo mostrou que beber pelo menos três xícaras de chá preto reduziu o risco de doença cardíaca em 11% (2).

Não são preparados da mesma forma

Como explica a nutricionista Keri Gans, os chás verde e preto podem ser consumidos de várias maneiras, além de serem processados ​​de forma diferente. Muitas pessoas, especialmente no exterior, costumam preparar chá preto com um pouco de leite ou mel. No entanto, o chá verde no geral é feito sem aditivos, apenas uma gota de mel ou uma fatia de limão.

Além disso, algumas bebidas comumente usadas em cafeterias, como matcha e chai latte, são feitas de chá verde e preto misturados com leite e especiarias.

Ambos têm níveis diferentes de cafeína

O conteúdo de cafeína é importante para muitos amantes de chá. Como resultado, o chá preto geralmente contém mais do que o chá verde: Especificamente, o chá preto contém cerca de 47 mg de cafeína por xícara, enquanto o chá verde contém cerca de 28 mg por xícara.

Beber chá te mantém hidratada

Beba água enquanto toma chá. Por isso, o chá também é ótimo para hidratação. Caso você esteja precisando de mais maneiras de aumentar sua ingestão de água ao longo do dia, considere adicionar chá preto ou verde à sua lista de bebidas.

Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.