Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

Atualmente, existem diversas opções de dietas que são utilizadas pelas pessoas para buscar algum objetivo. Se você tem interesse em ficar mais forte ou mesmo perder peso, basta dar uma pequena vasculhada na internet que você irá encontrar milhares de dietas. No entanto, um tipo de dieta que tem se tornado bastante popular nos últimos tempos em todo mundo é a chamada dieta plant based. O principal foco desse tipo de dieta é justamente escolher apenas produtos naturais, que são capazes de fortalecer o seu organismo e são ricos em nutrientes. Logo, são dispensados quaisquer tipos de alimentos processados ou que tenham passado por um processo de industrialização.

O que é uma dieta plant based?
Photo by Anna Pelzer / Unsplash

No entanto, muitas pessoas ainda pensam que este tipo de dieta é feita apenas através do consumo de folhas e frutas. No entanto, trata-se, na verdade de uma dieta bastante equilibrada e variada, que utiliza ingredientes naturais, reduzindo o consumo de alimentos que tenham origem animal, bem como aqueles que passaram por um processo de industrialização.

Isso faz com que seja possível garantir o bem-estar e a saúde do seu corpo e da sua mente. Logo, é uma das melhores opções para quem está buscando saúde e bem-estar. Pensando nisso, criamos o texto abaixo como forma de trazer um guia para as pessoas que pretendem iniciar esse tipo de dieta.

Logo, se você quer ficar por dentro de todas as informações que reunimos sobre a dieta plant based, continue lendo o texto abaixo para saber mais e tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.

O que é uma dieta plant based?

Esse tipo de dieta tem como base o consumo de alimentos de forma pura, onde é possível encontrar nutrientes que provêm diretamente da natureza. Em uma tradução simples, podemos dizer que significa que a dieta é a base dos vegetais e alimentos integrais. Os adeptos dessa modalidade de regime optam por fazer as refeições utilizando apenas ingredientes frescos, bem como de origem vegetal. Os alimentos processados industrializados não são excluídos, no entanto, o seu consumo é reduzido ao máximo.

Além disso, também é recomendado evitar o consumo de qualquer tipo de alimento que tenha origem animal, como é o caso dos laticínios, ovos e das carnes. Esse tipo de dieta surgiu a partir de um movimento em que pessoas se preocupam com a sua saúde, com o meio ambiente, com a sustentabilidade do planeta e a origem desses alimentos.

Logo, o principal objetivo por trás da criação da dieta plant based  é fazer com que as pessoas passem a consumir produtos naturais e frescos, de modo a melhorar a qualidade da sua vida e da sua saúde.

Sendo assim, se você se preocupa com o seu corpo e com os alimentos que consome, é interessante adotar esse tipo de dieta, pois, ela irá proporcionar mais saúde e uma melhor qualidade de vida, evitando doenças causadas por uma alimentação desregrada.


Veja também:

Dieta Vegetariana: Um Guia Completo | Nutricionando
Este artigo fornece um guia para iniciantes sobre a dieta vegetariana, incluindo um cardápio sugerido para a semana.
7 benefícios das folhas de eucalipto | Nutricionando
O eucalipto é uma árvore perene popular que é amplamente utilizada por suas propriedades medicinais. Este artigo analisa 7 benefícios impressionantes das folhas de eucalipto.
Tudo o que você precisa saber sobre a serotonina | Nutricionando
A serotonina afeta todas as partes do seu corpo, das suas emoções às suas habilidades motoras. Conheça tudo sobre esse homônio nesse artigo.

Quais as diferenças entre uma dieta plant based e o vegetarianismo?

Em um estilo de vida baseado em plantas, as plantas são a base da dieta. Isso significa que não se limita apenas a tags. Embora o vegetarianismo e o veganismo sejam dietas baseadas em vegetais, na maioria das vezes, eles são definidos pelo que você elimina de sua dieta.

Os vegetarianos consomem apenas produtos vegetais, excluindo carne animal, laticínios, ovos, gelatina e todos os alimentos de origem animal, como mel. Os veganos também não usam roupas e itens feitos de produtos de origem animal, bem como cosméticos que contenham ingredientes de origem animal.

Existem várias variações do vegetarianismo. No plant-based, a essência é o que está incluído, não o que não está. Ela é mais flexível. Algumas pessoas seguem uma dieta baseada em vegetais, mas não são vegetarianas. Apesar da “dieta” em seu nome, todos eles são um estilo de vida que melhora a saúde e não tem nada a ver com restrição calórica ou contagem de macronutrientes como proteínas e carboidratos.

Qual a melhor forma de fazer uma dieta plant based?

Para ter uma alimentação baseada em vegetais, é necessário incluir alimentos diretamente da natureza nos pratos. E dê preferência aos alimentos orgânicos o máximo possível para evitar a ingestão excessiva de agrotóxicos, que podem levar à intoxicação do organismo.

Notavelmente, de acordo com a filosofia plant-based, quanto mais completo o alimento, mais saudável ele é. Portanto, é necessário excluir alimentos processados.

Também é importante fazer mudanças em cada refeição e estilo de vida. Portanto, você pode precisar de ajuda profissional para entender como seguir corretamente uma dieta baseada em vegetais. Mas basicamente é escolher alimentos fáceis de encontrar na feira, o que torna a dieta bem variada e completamente natural. É importante começar pequeno e incorporar mais vegetais e alimentos integrais em sua rotina.

Dicas para ajudar a começar uma dieta plant based

Como dito anteriormente, quem deseja iniciar este tipo de dieta deve começar aos poucos e adotando pequenos hábitos. Inicialmente, você deve comer mais vegetais. Opte por fazer um prato bem colorido e cheio de opções. Isso fará com que você se acostume mais rápido a comer plantas, além de trazer excelentes benefícios em um curto prazo.

Além do mais, é interessante que você diminua o consumo de carne aos poucos. Ao invés de cortar de uma vez por todas, diminua o tamanho da porção em cada uma das refeições feitas ao longo do dia. De forma gradativa, remova a carne de suas refeições e opte pela proteína vegetal, como a soja e outros tipos de proteínas vegetais que podem ser encontradas.

Outra boa dica para quem está iniciando neste tipo de dieta é fazer uma refeição somente baseada em vegetais pelo menos uma noite a cada semana. Logo, você deve separar um jantar toda semana e comer apenas produtos de origem vegetal. Com isso, vai se tornar mais fácil que você como esses produtos e passe a consumir os mais vezes ao longo da semana.

Os grãos integrais também são excelentes opções que podem ser consumidas no café da manhã. Uma boa dica é consumir nozes, que nua, aveia e outros tipos de sementes aliadas as frutas. Com isso, em pouco tempo você notará uma diferença no seu organismo e na velocidade do seu metabolismo.

Na hora da sobremesa, evite consumir doces industrializados, como os biscoitos recheados de chocolate. O ideal é fazer o consumo apenas de frutas, podendo fazer uma salada com diversas opções de utilizar os grãos integrais para melhorar ainda mais o gosto. Assim, você pode aliar dois alimentos extremamente potentes para melhorar a saúde, que são as frutas e os grãos integrais.

Ao invés de consumir leite e outros produtos derivados, faça uma troca pelas bebidas que utilizam sonho ter como base. Além disso, você também pode encontrar bebidas à base de amêndoas e mesmo de arroz. Portanto, é ideal substituir o leite por esses produtos.

Por fim, a nossa última dica e uma das mais importantes é fazer a inclusão de todos os grupos alimentares em suas refeições, como é o caso dos grãos, das frutas e dos vegetais. Assim, ao seguir todas essas dicas, se tornará mais simples para que você adote esse tipo de dieta o seu dia-a-dia, bem como você irá notar mudanças positivas nos hábitos alimentares e no seu corpo.

Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.