Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

Os alimentos são de suma importância para produzir energia no corpo humano.

Nesse sentido, é necessário que tenhamos uma alimentação equilibrada, tanto para manter o funcionamento do nosso corpo correto, como também em alguns casos para conseguir uma boa forma.

Então, para garantirmos a alimentação adequada é necessário fazer a ingestão de micronutrientes e macronutrientes bons, que trazem benefícios ao corpo.

Dessa forma, muitas pessoas partem para pedir trabalho aos nutricionistas e nutrólogos para que eles passem uma dieta de acordo com a necessidade de cada corpo, para que obtenha os nutrientes corretos que farão bem para o corpo humano.

Micronutrientes são vitaminas e minerais.

Nesse sentido, sabemos que a ingestão de nutrientes é de suma importância para manter o sistema imunológico bom, para auxiliar no crescimento dos cabelos e unhas, para gerar energia em nosso corpo, entre outras coisas.

Dessa forma, neste artigo vamos falar sobre os micronutrientes, qual a importância, como ele pode colaborar, etc.

Continue a ler este artigo e saiba mais sobre os micronutrientes.

O que são os micronutrientes?

Os macronutrientes são aqueles alimentos em que devem ser consumidos em grandes porções, já os micronutrientes são aqueles alimentos que podem ser adequados em menores porções.

Entretanto, vale informar que independente do tamanho e quantidade, ambos são importantes para o desenvolvimento dos seres humanos e para nos manter mais saudáveis.

Dessa forma, apesar de ser alimentos que estão presentes em quantidades menores que os macronutrientes, eles são igualmente indispensáveis e apresenta importantes funções para o funcionamento correto do corpo do ser humano.

Nesse sentido, os micronutrientes podem ser definidos e divididos em dois grupos: os minerais e as vitaminas.

Em alguns casos, muitas pessoas priorizam as vitaminas e as definem como as mais importantes, entretanto, tanto as vitaminas como também os minerais são importantes. Então, ambos apresentam o mesmo grau de importância.

Dessa forma, as vitaminas são as substâncias mais complexas e tem sua definição divididas em vitaminas solúveis em água, por exemplo, vitaminas do complexo B e vitamina do complexo C), além dessas, existem as vitaminas que não são solúveis em água, por exemplo, a vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K.

Nessa perspectiva, as vitaminas possuem funções variadas, podendo trabalhar como defesa antioxidante, sendo que as responsáveis são as vitaminas C e E.

Além disso, as vitaminas podem desempenhar outras funções específicas no metabolismo.

Em resumo, todas as vitaminas apresentam alguma função e são de suma importância para o corpo humano.

Então, independente da função que as vitaminas desempenhem, é necessário garantir os níveis adequados de todas elas.

Veja também:

Guia de Vitaminas

Guia de Minerais

Guia de Aminoácidos

Guia de Dietas

Dessa forma, as vitaminas podem ser obtidas através de diversas fontes de alimentação.

Por exemplo, a vitamina B12 é uma vitamina obtida por fonte animal, então, muitos vegetarianos restritos não fazem a consumação dessa vitamina, podendo causar alguns problemas no futuro.

Entretanto, existem outras formas de suprir a necessidade da vitamina B12.

Já em relação aos minerais, eles também são conhecidos como sais minerais e também apresentam diversas funções no nosso organismo.

Nesse sentido, alguns apresentam funções de defesa, outros de saúde e função do sangue, além disso, outros apresentam como função a obtenção de energia ou também o produzir o trabalho muscular.

Dessa forma, diversos minerais apresentam muitos nutrientes que são ótimos é necessário para o funcionamento perfeito do nosso organismo.

Nesse sentido, para obter os nutrientes dos sais minerais pode ser por diversas fontes alimentares. Então, os sais minerais podem ser encontrados em diversos alimentos com origem animal e vegetal.

Entretanto, a maior abundância e biodisponibilidade pode ser diferente em cada alimento consumido, podendo variar de alimento para alimento.

Então, muitas pessoas quando estão em processo de emagrecimento ou hipertrofia, passam a ter uma necessidade em calcular as necessidades diárias de proteínas que vão ingerir, carboidratos, proteínas, lipídeos, entre outros.

Porém, o que muitas vezes é deixado para trás é a importância que os micronutrientes têm, dessa forma, muitas vezes os micronutrientes são esquecidos de ser calculados.

Então, as vitaminas e sais minerais, têm grande importância na definição da dieta e poderão influenciar no resultado final da dieta.

Nesse sentido, os micronutrientes possuem essa nomenclatura por serem as moléculas que apresentam peso menor, entretanto, como citado antes, eles são de suma importante para que os seres humanos tenham uma dieta balanceada e obtenham todos os nutrientes que o corpo precisa para um bom funcionamento.

Dessa forma, a vitamina A tem função antioxidante, ou seja, têm a função de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo, além disso, é muito importante para combater algumas doenças cardiovasculares e cânceres.

Já a vitamina C e a vitamina E São de suma importante também para antioxidantes, ou seja, são os responsáveis por neutralizar o excesso de radicais livres que são produzidos durante a prática dos exercícios físicos.

Já a vitamina D apresenta função importante para a melhoria da absorção de cálcio, que agirá diretamente nos ossos, trabalhando para a melhoria da saúde dos ossos, ou seja, fazendo com que eles fiquem mais resistentes a possíveis lesões que possam ocorrer.

Já as vitaminas do complexo B elas trabalham na área da saúde mental e emocional das pessoas, além disso, elas também atuam nas coenzimas.

Em relação aos minerais, o zinco e o selênio também tem função oxidante, e é geralmente conhecido por “minerais da beleza” por agirem contra os radicais livres e também combaterem o envelhecimento precoce das pessoas, além disso, melhoram a saúde do corpo humano. Esses minerais podem ser encontrados nas amêndoas, legumes, gema de ovos, entre outros.

Como citado antes, esses micronutrientes podem ser obtidos através da alimentação, entretanto, existem pessoas que não conseguem ingerir a quantidade necessária.

Pois, cada pessoa tem uma quantidade recomendada pelas DRI’s (Dietary reference intakes).

Nesse sentido, algumas pessoas não conseguem bater a ingestão necessária desses alimentos e partem para a consumação de suplementos.

Entretanto, vale informar que é muito melhor que as pessoas obtenham esses micronutrientes através da ingestão de verduras, legumes, frutas, entre outros, do que pela utilização de suplementos.

Quais os micronutrientes e suas funções:

A seguir vamos detalhar quais são os micronutrientes importantes e suas funções.

Defesa do corpo:

Vitamina A, que pode ser encontrada em abóbora, leite, queijos, iogurtes, cenoura, espinafre, entre outros.

Vitamina C, que pode ser encontrada em frutas cítricas, legumes, frutas vermelhas, entre outros.

Vitamina D, que pode ser encontrada em alimentos fortificados, óleo de fígado de peixes, ovos, entre outros.

Vitamina E, que pode ser encontrada em óleos vegetais, castanhas, cereais integrais, entre outros.

Selênio, que pode ser encontrado em queijos, castanhas, cereais integrais, leites, iogurtes, entre outros.

Zinco, que pode ser encontrado em carnes, queijo, iogurte, castanha, leite, entre outros.

Geração de energia:

Vitaminas do complexo B que podem ser encontradas em queijos, iogurte, carnes vermelhas, ovos, frangos, peixes, cereais integrais, leite, entre outros.

Ferro, que pode ser encontrado nas carnes vermelhas.

Crescimento e desenvolvimento:

Vitamina K, que pode ser encontrada em verduras escuras, óleo de canola, entre outros.

Cálcio que pode ser encontrado na consumação de queijos, leites, iogurtes, entre outros.

Fósforo que pode ser encontrado em peixes, leite, queijos, iogurtes, carne vermelha, frango, entre outros.

Magnésio que pode ser encontrado em farelo de trigo, verduras escuras, grãos integrais, entre outros.

Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.