Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

O método Yuhasz é outra fórmula de gordura corporal baseada em dobras cutâneas. Assim como Jackson-Pollock 7, Durnin-Womersley e métodos semelhantes, o método Yuhasz requer várias medidas do medidor de gordura corporal tiradas de pontos específicos no corpo do sujeito de teste e processadas por meio de algumas fórmulas complexas para estimar o percentual de gordura corporal.

Existem algumas diferenças claras entre Yuhasz e outras fórmulas de gordura corporal, principalmente onde as pinças são medidas. Além disso, o método Yuhasz é projetado para atletas e indivíduos em boa forma.

O que é a fórmula de gordura corporal Yuhasz?

A suposta "equação de Faulkner" para estimar a gordura corporal relativa (G%) tem sido utilizada em diferentes amostras, incluindo sexo e para diferentes finalidades. Portanto, este estudo visa trazer algumas considerações históricas para resgatar sua introdução e disseminação no Brasil, e analisar sua origem e aplicabilidade.

Há evidências de que essa equação foi introduzida no Brasil pelo LABOFISE pela UFRJ e LAPEX pela UFRGS. Suas origens estão na combinação de coeficientes de regressão e erros-padrão de estimativas de interceptação e/ou ecoeficiência propostas por Yuhasz, e equações que ele desenvolveu para homens jovens e adultos.

De agora em diante, essa "equação de Faulkner" deve ser chamada de equação de Yuhasz (np: não publicada). Há evidências de que Faulkner não desenvolveu nenhuma equação para nadadores. A equação de Yuhasz (np) é uma boa opção para estimar G% em homens jovens fisicamente ativos.

Locais de dobras cutâneas de Yuhasz para homens e mulheres

  • Tríceps: A medida do tríceps é a dobra cutânea vertical na parte superior do ombro e a meio caminho entre os cotovelos
  • Subescapular: O subescapular está localizado na extremidade inferior da escápula. Meça a dobra cutânea em um ângulo de 45 graus, aproximadamente 2 cm abaixo da extremidade inferior da escápula. Essa direção deve ser quase paralela ao ângulo interno da própria escápula.
  • Llíaca superior: Para medições superiores, localize a porção anterior (frontal) da axila (axila). Em seguida, siga uma linha vertical em direção ao quadril até atingir o osso do quadril. A dobra cutânea nesse local deve estar em um ângulo de 45 graus, elevando-se e afastando-se do corpo, aproximadamente 2 cm acima da crista ilíaca, também conhecida como área acima do supraespinal. Especificamente, a dobra cutânea está localizada entre a parte superior do osso do quadril em um lado do corpo e a porção óssea do mesmo osso do quadril ao longo do lado inferior direito do corpo.
  • Abdômen: Para medições abdominais, faça uma dobra cutânea horizontal ou vertical de uma polegada à direita do umbigo. Para algumas pessoas, pode ser mais fácil obter uma dobra cutânea horizontal, mas as dobras cutâneas verticais tendem a ser mais usadas. Com isso em mente, a orientação mais confortável para um indivíduo deve ser aquela usada.
  • Coxas: As medidas da coxa (quadríceps) estão na porção anterior (frente) do quadríceps, a meio caminho entre a parte superior do joelho e a dobra na parte superior da coxa. Uma dobra cutânea vertical para esta medida é o ideal, porém, esta parte do corpo tende a ter pele e gordura mais firmes, por isso um beliscão firme pode ser necessário. Com isso em mente, essa posição pode superestimar o teor de gordura corporal. Felizmente, o teste de gordura corporal de 7 pontos de Jackson-Pollock requer medições adicionais de dobras cutâneas e a precisão geral deve ser bastante confiável.
  • Panturrilha: A dobra cutânea da panturrilha consiste em uma dobra vertical na maior parte da panturrilha localizada na parte interna da perna.

Fórmula de gordura corporal de Yuhasz para homens

Se você deseja calcular a gordura corporal usando o método Yuhasz e o sujeito do teste é um homem, use a seguinte fórmula. Use clipes de gordura corporal para medir as seguintes dobras (em milímetros): tríceps, subescapular, suprailíaco, abdômen, coxas e panturrilhas.

Percentual de gordura corporal (%) = (0,1051 x soma das dobras cutâneas) + 2,585

Fórmula de gordura corporal de Yuhasz para mulheres

Se você deseja calcular a gordura corporal usando o método Yuhasz e o sujeito do teste é uma mulher, use a fórmula abaixo.

Use clipes de gordura corporal para medir as seguintes dobras (em milímetros): tríceps, subescapular, superior, abdômen, coxas e panturrilhas.

Percentual de gordura corporal (%) = (0,1548 x soma das dobras cutâneas) + 3,580

Considerações finais

A suposta "equação de Faulkner" para estimar a gordura corporal relativa (G%) tem sido utilizada em diferentes amostras, por gênero e para diferentes finalidades. Portanto, este estudo visa trazer algumas considerações históricas para resgatar sua introdução e disseminação no Brasil, e analisar sua origem e aplicabilidade. Há evidências de que essa equação foi introduzida no Brasil pelo LABOFISE pela UFRJ e LAPEX pela UFRGS.

Suas origens estão na combinação de coeficientes de regressão e interceptos e/ou erros padrão estimados e coeficientes de determinação de Yuhasz, e equações que ele desenvolveu para homens jovens e adultos. De agora em diante, essa "equação de Faulkner" deve ser chamada de equação de Yuhasz (np: não publicada).

Há evidências de que Faulkner não desenvolveu nenhuma equação para nadadores. A equação de Yuhasz (np) é uma boa opção para estimar G% em homens jovens fisicamente ativos.

Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.