Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

A dieta DASH é um plano alimentar projetado com o intuito de ajudar a baixar a pressão arterial. No entanto, também é usado para perder peso e ajudar a controlar o diabetes. A sigla DASH vem do inglês Dietary Approach to Stop High Blood Pressure, quer dizer que a maneira de combater a pressão alta.

Esta dieta incentiva o consumo de vegetais, frutas e grãos integrais. Para que funcione também para a perda de peso, é possível manter a dieta, mas é recomendável comer menos do que o habitual para reduzir as calorias da dieta.

Então, caso você tenha interesse, veja mais ao decorrer da leitura. Neste artigo trouxemos tudo o que você precisa saber sobre a dieta dash.

Como fazer esse dieta

A dieta DASH não se concentra apenas na redução do sal para controlar a pressão alta, mas também se concentra principalmente na melhoria da qualidade dos alimentos consumidos no seu dia a dia o que também pode ajudar a controlar outros problemas, como obesidade, diabetes e colesterol alto. Além disso, não há necessidade de comprar alimentos especiais.

É fácil seguir a dieta Dash

Não é necessário seguir exatamente a dieta DASH para obter alguns de seus benefícios. A grande novidade dessa dieta no cenário científico é a constatação de que a redução da quantidade de sódio (sal) na dieta não deve ser o principal “ataque” no combate à hipertensão e outras doenças cardiovasculares. Apenas o ato de aumentar a ingestão de frutas e vegetais em sua dieta diária pode reduzir a pressão arterial de forma significativa.

O que faz da Dash uma dieta tão especial?

A dieta DASH se caracteriza por uma dieta rica em frutas e vegetais, rica em cálcio (leite e laticínios) e reduzida em gordura saturada. Portanto, com essas características, essa dieta é muito eficaz na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, que é a principal causa de morte no país e no mundo.

Quais são as vantagens

Abaixe e controle a pressão arterial. Isso é verdade mesmo para pessoas que já tomam medicação para pressão alta. Em alguns casos, pode até reduzir a dose. Sendo assim, para pacientes com pré-hipertensão, a adesão ao DASH pode retardar o desenvolvimento da doença e a intervenção medicamentosa;

Reduzir o risco de eventos cardiovasculares, como acidente vascular cerebral e ataque cardíaco;

diminuir o colesterol LDL, chamado de ruim;

Reduzir a inflamação celular e metabólica;

perder peso;

Melhorar a qualidade de vida e o bem-estar. Os indivíduos podem notar melhora do humor, melhor qualidade do sono e maior tendência a se envolver em atividades diárias, incluindo atividade física.

dicas para uma pressão saudável

DASH pode ajudar a controlar a pressão arterial. Mas aderir a essa abordagem não é a única coisa que as pessoas com pressão alta podem fazer ou serem suscetíveis. Os indivíduos devem consultar um médico quando já apresentam essas altas taxas ou têm casos em sua família.

O tratamento começa com mudanças na dieta, que incluem as recomendações fornecidas no DASH. No entanto, os pacientes precisam passar por uma avaliação para prescrições e orientações personalizadas. Além de envolver outros comportamentos, como atividade física e parar de fumar, dependendo da condição, a medicação pode ser necessária. Em pacientes obesos, a intervenção cirúrgica para ajudar na perda de peso também é possível.

Não há dúvida de que o tratamento da hipertensão ou pré-hipertensão começa com a dieta. Mas você precisa dar tempo para essa abordagem. Muitas vezes orientamos mudanças de estilo de vida por três a seis meses. Se essa abordagem for ineficaz, consideramos medicamentos, que na maioria dos casos devem ser usados ​​pelo resto da vida do paciente. No entanto, os indivíduos precisam manter sua dieta mesmo sob medicação. Se ele não mudar seus hábitos alimentares, ele precisará aumentar a dosagem.

Como fazer a dieta DASH para perder peso

A dieta DASH também pode ajudá-lo a perder peso, reduzindo a ingestão de alimentos para que você tenha menos calorias em um dia do que seu corpo precisa para manter seu peso.

Além disso, outras estratégias como aumentar a atividade física, beber chá termogênico e reduzir o consumo de carboidratos também auxiliam na perda de peso e podem ser incluídas na dieta DASH para potencializar seu efeito no controle de peso.

Quanto tempo seguir com a dieta DASH

A dieta DASH é considerada um padrão alimentar que faz parte de um estilo de vida saudável. A ideia é que alguns princípios, como aumentar a fibra, o consumo de vegetais, aumentar o consumo de cálcio e reduzir a gordura saturada, permaneçam os mesmos pelo resto da vida. Sendo assim, pode ser adotado por toda a vida.

Restrições e cuidados com o plano alimentar

Como em qualquer dieta, você deve procurar a ajuda de um nutricionista para os conselhos necessários. Além disso, por ser uma dieta destinada a baixar a pressão arterial, deve haver uma recomendaçaõ feita por um médico.

Vale deixar claro que essa dieta pode prejudicar crianças, gestantes e idosos, pois pertencem ao que chamamos de “grupos de risco”, pois é preciso de mais nutrientes e possuem metabolismos diferentes dos adultos. O crescimento e o desenvolvimento podem ser prejudicados se esta dieta for deixada sem vigilância.

Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.