Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

Realizar exercícios físicos e ter uma dieta balanceada é de suma importância para manter a saúde do nosso corpo em dias, além de criar uma boa estética para aquelas pessoas que buscam por algum tipo de corpo.

Nesse sentido, quando estamos à procura de algum objetivo relacionado ao corpo, é necessário procurar especialistas, por exemplo, educador físico e algum nutricionista, com objetivo de que eles passem atividades físicas e dietas adequadas de acordo com a necessidade de cada corpo e com o objetivo de cada pessoa.

Então, ao procurarmos esses especialistas, algumas coisas deverão ser feitas para que eles programem as próximas atividades e consigam realizar a dieta de acordo com o objetivo.

Por exemplo, quando um paciente procura um nutricionista e um educador físico, eles vão tirar as medidas do paciente, avaliar a gordura corporal, a massa magra, massa gorda que deve ser perdida, as dobras, entre outros.

Nesse sentido, esses profissionais possuem diversas opções de métodos para conseguir realizar as medidas da gordura corporal de cada paciente.

Então, uma que está bastante conhecida e está sendo muito utilizada é a medição de gordura corporal Durnin-Womersley.

Nesse sentido, esse método conhecido por Durnin-Womersley, é uma das técnicas mais simples para realizar o cálculo de gordura corporal, pois apresenta equações bastantes simples, que não são difíceis de fazer, além de oferecer bem mais praticidade para os profissionais e promover facilidade para os pacientes entenderem.

Nesse sentido, a técnica Durnin-Womersley, foi criada em 1974 pelo JVGA Durnin e J. Womersley, essa técnica utiliza 4 (quatro) medidas de dobras cutâneas, sendo uma porção da pele, com gordura corporal por baixo, formada quando entra em união com duas camadas de uma região do corpo, então utiliza essas medidas iguais para homens e mulheres, para depois estimar os percentuais de gordura corporal.

Se você quer saber mais sobre a fórmula Durnin-Womersley continue a ler este artigo e saiba mais sobre ele!

Percentual de gordura e a importância de medir

O percentual de gordura, é a quantidade de gordura que as pessoas têm no corpo, em relação a tudo, ossos, órgãos, água, músculos, sangue, entre outros que podem influenciar no peso.

Quando as pessoas estão em busca de algum objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa, muitos se iludem em olhar o peso na balança, entretanto, essa ação está errada.

Pois, na balança só mostra toda a conjuntura de nosso corpo e não quer dizer que você já teve mudança no físico do seu corpo.

Então, calcular o percentual de gordura é muito importante, pois você saberá qual o percentual de gordura, a massa gorda que temos que eliminar e a massa magra que faz com que tenhamos um corpo esteticamente melhor e oferece menos riscos à nossa saúde.

Entretanto, o percentual de gordura pode ser um pouco complicado de acompanhar, dessa forma, geralmente é necessário procurarmos pessoas especialistas nisso, por exemplo, nutricionistas e educadores físicos.

Então, cada pessoa busca o percentual de gordura de acordo com a sua necessidade.

Por exemplo, pessoas que participam daquelas competições de levantar pesos, como pneus, não possuem corpos malhados, barriga seca, etc. porque eles mantêm a gordura corporal alta para possuírem mais força, já que o objetivo deles é a força, não a estética do corpo.

Já aquelas pessoas que participam de competição de fisiculturismo, possuem músculos desenvolvidos, barrigas chapadas, etc., então, o objetivo deles principais é não possuir uma grande quantidade de gordura cobrindo os músculos, geralmente,  o percentual dessas pessoas são extremamente baixo, chegando a ser 3% a 4%.

Nesse sentido, vale informar que quanto menor o percentual de gordura, mais os músculos poderão ser visíveis.

Então, cada pessoa ao se consultar com especialista, deve identificar qual o seu objetivo.

Entretanto, vale informar que os especialistas sabem qual o percentual ideal de acordo com a idade do paciente, o sexo, as funções, entre outros.

Dessa forma, é de suma importância procurar especialistas.

O que é a fórmula de gordura corporal Durnin-Womersley?

A fórmula de gordura corporal Durnin-Womersley foi fundada em 1974, por JVGA Durnin e J. Womersley, é uma técnica que utiliza quatro medidas das dobras cutâneas do paciente para estimar os percentuais de gordura corporal.

Entretanto, esse método é um pouco mais fácil que outras técnicas, com isso, pode dar resultados menos precisos, comparado a outras técnicas utilizadas.

Então, você deverá medir as dobras cutâneas com pinças de gordura corporal do tríceps, bíceps, subescapular e suprailíaca.

Então, deverá realizar a equação que pode ser diferente para homens e mulheres, em próximos tópicos será detalhado mais sobre essas equações.

Essa equação pode ser utilizada para calcular o percentual de homens e mulheres que possuem idade entre 16 a 72 anos.

Locais de dobras cutâneas de Durnin-Womersley

Para utilizar o método Durnin-Womersley, é necessário tirar algumas medidas antes de realizar.

Nesse sentido, é necessário medir as dobras cutâneas com pinças de gordura corporal das seguintes áreas:

Bíceps: a dobra que deve ser tirado do bíceps é a da dobra vertical paralelo ao braço do paciente, que fica localizada sob o bíceps entre o caminho entre o ombro e cotovelo do paciente.

Tríceps: para a medição do tríceps a dobra cutânea que deverá ser tirada é a vertical, que está no meio do caminho entre a parte superior do ombro e o cotovelo do paciente.

Subescapular: já o local subescapular está na ponta inferior da omoplata, o osso de formato triangular na face posterolateral com o úmero e a clavícula, essa medida da dobra cutânea deverá ser tirada a partir de um ângulo de 45° graus, dois centímetros abaixo da ponta inferior da omoplata. Vale informar que essa orientação deve ser quase paralela ao ângulo interno da escápula.

Suprailíaca: para realizar a medição da parte suprailíaca, você deve localização a parte anterior (frontal) da axila. Após isso, você deve seguir em linha vertical em direção ao quadril até atingir o osso do quadril. Então, a dobra cutânea nesse local deve estar em um ângulo de 45° graus, subindo e afastando-se do corpo, cerca de dois centímetros acima da crista ilíaca. A dobra cutânea está localizada entre a parte superior do osso do quadril no lado do corpo e a porção óssea do mesmo osso do quadril ao longo da parte inferior direita do corpo.

Fórmula de gordura corporal de Durnin-Womersley

Para utilizar a técnica Durnin-womersley, você deve realizar as equações que serão detalhadas a seguir.

Primeiramente, deve medir as dobras cutâneas em milímetros do tríceps, bíceps, subescapular e suprailíaca

Idade em anos

Equações para homens

Equações para fêmeas

<17

D = 1,1533 - (0,0643 XL)

D = 1.1369 - (0,0598 XL)

17-19

D = 1,1620 - (0,0630 XL)

D = 1,1549 - (0,0678 XL)

20-29

D = 1,1631 - (0,0632 XL)

D = 1,1599 - (0,0717 XL)

30-39

D = 1,1422 - (0,0544 XL)

D = 1,1423 - (0,0632 XL)

40 -49

D = 1,1620 - (0,0700 XL)

D = 1,1333 - (0,0612 XL)

>50

D = 1,1715 - (0,0779 XL)

D = 1,1339 - (0,0645 XL)

(D = Densidade corporal; L = Log da soma das dobras cutâneas)

Como foi criada a fórmula Durmin-Wormersley?

A fórmula foi criada através de um estudo com 481 pessoas que possuíam idade entre 16 a 72 anos.

Então, por ter grande variedade das pessoas testadas, é considerado um estudo benéfico para qualquer pessoa.

Considerações finais

É muito importante sabermos quais são os percentuais de gorduras do nosso corpo, então, o método Durmin-Wormesley pode ser uma ótima opção.

Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.