Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

Uma das grandes novidades criadas pelos cientistas e pesquisadores foi o Jackson-Pollock 7. Esse método de realização de uma medição na quantidade de gordura corporal espalhada pelo corpo é mais simples do que parece e foi desenvolvido para suceder o método três e o método do quatro. Ela é muito mais simples e oferece um resultado mais preciso, de modo que a pessoa saiba exatamente quanto de gordura posso em seu corpo. A seguir, falaremos um pouco mais sobre ela e suas principais características. Portanto, continue lendo o texto abaixo e tire todas as suas dúvidas acerca do método.

O que é a fórmula de gordura corporal Jackson-Pollock 7?

Trata-se de um método que foi desenvolvido no ano de 1978 pelo Dr. Andrew Jackson e Dr. ML Pollock. Dois estudiosos e pesquisadores do corpo humano. Esse método tem como objetivo testar a gordura pessoal do corpo de uma pessoa através de sete pontos, incorporando outros métodos que já eram utilizados pela dupla. O método sete, tema do nosso texto, é muito mais abrangente e responde aos métodos 3 e 4, graças aos diversos cálculos que são utilizados, bem como os sites extras. Sendo assim, podemos dizer que se trata de uma opção mais atualizada e com melhor aperfeiçoamento do que as técnicas anteriores.

Da mesma forma que acontece com todos os métodos criados pelos pesquisadores, eles buscaram criar um sistema de medição mais simples para detectar a gordura corporal de uma pessoa. Devido a sua experiência longa no condicionamento físico na saúde, os pesquisadores incorporaram todo o seu conhecimento para desenvolver uma equação matemática mais simples, levando em consideração todas as medidas das dobras cutâneas. O objetivo por trás dessa equação era construir uma forma universal de medir com exatidão o percentual de gordura do corpo de uma pessoa, tendo como base a espessura de sua pele, o sexo e a idade.

A fórmula utilizada na sétima versão criada pelos dois pesquisadores é muito mais simples do que os testes de gordura que poderiam ser encontrados nas formas 3 e 4.  Os dois métodos citados anteriormente são um pouco mais fáceis de terem a sua execução feita, tendo em vista que os cálculos acabaram incorporando apenas três, das quatro dobras cutâneas existentes. Entretanto, Pollock e Jackson fizeram observações relacionadas à simplicidade da forma de medição da gordura corporal que utiliza 3 e 4 pontos. Isso porque essa simplicidade poderia causar uma maior probabilidade de acontecer um erro humano na hora de fazer a medição do percentual de gordura, coisa que é bastante comum de ocorrer em qualquer tipo de pesquisa.

Com isso, podemos dizer que os métodos citados anteriormente não são tão precisos quanto o metro do set que foi atualizado pelos dois pesquisadores estudiosos do tema. Logo, ao fazer a medição da gordura corporal, mais indicado é escolher o método sete, pois além de possuir uma equação mais simples, ela é mais precisa e possui uma menor probabilidade de ocorrer algum tipo de erro ao aferir os dados.

Locais de dobras cutâneas de Jackson-Pollock 7 para homens e mulheres

Como já foi dito anteriormente, existem sete locais de dobras cutâneas que são comuns tanto para homens quanto para mulheres. A seguir, iremos falar um pouco mais sobre cada um deles e como encontrá-los.

Coxa

A medição da coxa fica localizada perto do centro do seu quádriceps, próximo à dobra do joelho na parte inferior da coxa.

Peito

Para realizar a medida do peito, basta localizar a região entre a sua axila e o mamilo.

Tríceps

Para realizar essa medida, você deve realizar uma dobra cutânea na parte central entre o seu ombro e a região do cotovelo.

Axilar médio

Aqui, também temos uma dobra cutânea que pode ser realizada tanto na vertical quanto na horizontal ao lado da sua quinta costela.

Abdominal

Para fazer uma medição da região abdominal, você deve realizar uma dobra cutânea de forma horizontal ou mesmo de forma vertical que esteve localizada a cerca de uma polegada na parte direita do seu umbigo.

Subescapular

Para localizar essa medição, fique sabendo que ela está localizada próxima à região inferior da sua escapou. Você deve adquirir a medida da dobra no meio de um ângulo de 45°. Ele também deve estar próximo 2 cm da ponta da escápula. Você deve também levar com orientação que ela pode estar localizada de forma paralela à um ângulo interno da omoplata.

Suprailíaca

Para medições suprailíaca, localize a parte anterior da axila. Em seguida, siga uma linha vertical para baixo em direção aos quadris até chegar aos ossos do quadril. A dobra cutânea neste local deve estar em um ângulo de 45 graus, movendo-se para cima e para longe do corpo, aproximadamente 2 polegadas acima da crista ilíaca, também conhecida como área acima da crista anterior superior do osso do quadril. Especificamente, a dobra cutânea está localizada entre o osso do quadril superior em um lado do corpo e a porção óssea do mesmo osso do quadril ao longo da porção inferior direita do corpo.

As localizações desses locais de teste são as mesmas para homens e mulheres. Em teoria, quanto maior o número de pontos de teste de gordura corporal, maior a precisão da determinação. Embora existam mais alguns locais de teste de gordura corporal em comparação com os métodos de 3 e 4 pontos, o método de 7 pontos ainda é muito simples, conveniente e fácil de concluir.

Fórmula de gordura corporal de Jackson-Pollock 7 para homens

Para fazer um cálculo sobre a sua gordura corporal utilizando o método em comento, você deve utilizar a seguinte forma: começa todas as dobras cutâneas em milímetros, em seguida some o número das dobras cutâneas vezes a sua idade, vezes a sua densidade corporal vezes a soma ao quadrado de todos os locais da dobra.

Fórmula de gordura corporal de Jackson-Pollock 7 para mulheres

Se você é mulher e deseja calcular a sua gordura corporal, fique sabendo que o cálculo utilizado é um pouco diferente do que acontece com os homens. Para isso, você deve pegar a sua densidade corporal, que é algo em torno de 1,097 menos a soma de todas as suas dobras cutâneas mais o quadrado da soma das suas dobras vezes a sua idade. Com isso, você obterá o seu percentual de gordura ao final do cálculo.

Considerações finais

Ao longo de tudo que foi visto, podemos dizer que a fórmula criada pelos cientistas é bastante interessante, tendo em vista que ela oferece uma solução para quem deseja medir a quantidade de gordura corporal presente em diversas regiões do seu corpo. Além de ser mais precisa, a forma utilizada no cálculo é muito mais simples do que os métodos criados anteriormente, facilitando a vida de quem não tem muito conhecimento em matemática e daquelas pessoas que preferem a simplicidade de algo mais objetivo.

Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.