Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

O padrão de beleza imposto pela sociedade leva muitas pessoas a fazerem dietas sem fundamentos. Algumas pessoas ficam sem se alimentar direito por um longo período de tempo. Mas, saiba que é possível fazer uma dieta e comer de tudo, para isso é necessário procurar um profissional e seguir todo o protocolo que ele receitar.

Uma das dietas mais populares hoje é a dieta vegana, onde as pessoas decidem fazer apenas por questões éticas, ambientais e de saúde. Contudo, essa dieta proporciona o emagrecimento e diminui o açúcar no sangue.

Porém, essas dietas baseadas apenas em alimentos de origem vegetal podem ocasionar diversos problemas, o mais comum é a deficiência de nutrientes essenciais em nosso corpo.

O que é o veganismo?

As pessoas que optam por esse estilo de vida devem excluir todas as formas de uso de alimentos de origem animal, além dos cosméticos, medicamentos, vestuários, entre outros.

Contudo, podemos dizer que o veganismo é um estilo de vida onde o usuário elimina de sua vida qualquer produto que tenha origem animal. Portanto, a dieta é baseada apenas em produtos de origem vegetal, como cereais, nozes, leguminosas, sementes oleaginosas, frutas e verduras.

Portanto, a dieta pode trazer benefícios à saúde, seguir essa dieta é muito fácil de fazer, veja a seguir:

É muito importante cuidar da saúde para evitar a deficiência nutricional, é essencial cuidar do que estamos colocando no prato. Por isso, é necessário a complementação do perfil de aminoácidos. Portanto, as pessoas podem consumir proteína no almoço e no jantar complementar essa proteína ou em qualquer outra refeição no decorrer do dia para melhorar a qualidade dos aminoácidos que são essenciais em nosso corpo.

É importante complementar grãos com legumes e sementes, dessa forma é possível obter uma combinação perfeita para fazer a proteína completa. É fácil conseguir a proteína que nosso corpo precisa sem ser necessário recorrer a tabelas, para isso, é preciso que a pessoa coma uma grande variedade de alimentos integrais durante o dia, sem esquecer nenhum grupo. Além dos aminoácidos essenciais, fica mais fácil suprir as vitaminas e minerais que nosso corpo precisa.

Na dieta vegana, quanto mais variedade, maior a chance de obter todos os nutrientes essenciais. Veja alguns alimentos que podem ser inseridos no cardápio:

No café da manhã a pessoa pode tomar um copo de suco de maracujá batido com banana, couve, semente de girassol e linhaça, comer duas fatias de pão integral com manteiga de amendoim e dois damascos secos.

No lanche da manhã, a pessoa pode comer qualquer fruta ou sementes oleaginosas.

O almoço deve ser mais reforçado, por isso deve montar o prato com feijão, arroz integral ou se preferir pode colocar quinoa, brócolis refogado e purê de batata doce ou abóbora.

Já no lanche da tarde a pessoa pode incluir a granola com leite de amêndoas ou pasta de grão de bico com torrada integral.

Para o jantar a pedida é salada de folhas verdes com tomate, brotos de alfafa, lentilhas e arroz. Na ceia pode comer uma fruta ou sementes oleaginosas.

Qual a importância da proteína para o nosso organismo?

De acordo com o RDA,a quantidade mínima que nosso organismo necessita é de 0,8 gramas de proteína por quilo de peso para produzir as enzimas e hormônios, reparar os danos celulares e manter a massa muscular. Nas mulheres grávidas e lactantes e convalescentes essa demanda aumenta, mas também depende do nível de atividade física.

Um estudo feito pelo American College of Sports Medicine e a American Dietetic Association indicarão que os atletas precisam de uma quantidade maior de proteínas, a quantidade pode chegar a 1,5 gramas por quilo para os praticantes de atividades físicas.

A deficiência crônica de proteína pode causar diversos problemas, como cansaço, perda de massa muscular e articulares, dificuldade de recuperação após atividade física, dificuldade de recuperação de doenças, imunidade baixa, inchaço do corpo, queda de cabelos,unhas frágeis, pele ressecada, náuseas e dor de cabeça frequente.

Benefícios da dieta vegana

As pessoas que se renderam a essa dieta pode ter excelentes benefícios, primeiramente a dieta previne e combate a obesidade;

Previne e controla as doenças crônicas não transmissíveis, como as doenças cardíacas, o câncer, diabetes e hipertensão;

Age na normalização da microbiota intestinal, visto que grande parte da saúde do trato gastrointestinal tem ligação com as doenças, como obesidade, diabetes, câncer e outros problemas;

Promove a melhora dos índices de vasodilatação no sistema cardiovascular, reduzindo o risco de infartos e derrames.

Segundo os nutricionistas, a estratégia oferece alta ingestão de fibras e carboidratos complexos, que ajudam no equilíbrio da glicose sanguínea levando a uma diminuição na produção de agentes carcinogênicos, como o ácido biliar secundário. Além do mais, os adeptos da dieta vegana costumam ingerir grandes quantidades de ácidos graxos ômega 6, ácido fólico, magnésio, carotenóides, potássio, entre outros.

Dieta vegana para perder peso

Uma forma de manter o seu sistema digestivo saudável é consumindo pelo menos 25 gramas de  fibras por dia para as mulheres, já para os homens, a quantidade é de 38 gramas por dia. As fibras são excelentes aliados na dieta vegana para eliminar peso, pois elas retiram todas as toxinas do corpo e geram  a sensação de saciedade. Por essa razão, é importante manter o consumo de verduras, grãos, frutas, entre outros.

O açúcar é um vilão na dieta vegana, por isso, é bom eliminar ou diminuir a quantidade. É importante tomar cuidado com os sucos industrializados, eles possuem uma alta quantidade de açúcar.

Procure ingerir gorduras saudáveis, elas são fundamentais para perder peso, por isso, é importante consumir alimentos como nozes, castanhas, abacate, azeitonas, azeite de oliva, sementes de girassol, entre outras.

Contudo, é indicado incluir algas na sua dieta, elas quase não possuem gordura e são excelentes fontes de vitaminas, fibras e proteínas.

É importante fazer combos de carboidratos e proteínas, consuma arroz, feijão, grão-de-bico, lentilha, quinoa, entre outros. É possível fazer diversas combinações deliciosas com esses ingredientes. Eles serão responsáveis pelo fornecimento de energia para o seu corpo. Porém, não é necessário exagerar, foque mais no consumo de proteínas.

A dieta vegana para atletas

Alguns atletas são adeptos da dieta vegana, as tenistas Venus e Serena Williams, levantadora da seleção Brasileira de vôlei e o piloto de fórmula 1 se renderam a esse tipo de dieta.

O objetivo não é apenas para o emagrecimento e ganho de velocidade. Mas sabemos que os indivíduos veganos e vegetarianos tendem a ter seu organismo mais saudáveis do que as pessoas que são onívoros, visto que isso favorece o perfil anti-inflamatório no organismo.

Os atletas precisam de mais proteínas para desenvolver suas atividades físicas, e essas atividades exigem muito do sistema imunológico do atleta.

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