Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

Guayusa é uma planta arbórea nativa da região amazônica equatorial. Suas folhas eram conhecidas a muitos anos por oferecer benefícios à saúde, principalmente por possuir propriedades anti-oxidantes e anti-inflamatórias.

Cada dia mais as pessoas estão usando o chá da guayusa, por isso,ele vem se popularizando. As pessoas mais velhas costumam crer nos benefícios que as plantas oferecem, por isso, algumas são adeptas aos chás de ervas com o intuito de curar doenças.

Essa prática é bem antiga, mas até  hoje ela é muito usada, principalmente as mães que têm filhos recém nascidos, elas costumam usar muito chás.

Saiba mais sobre a guayusa

Essa planta pode crescer entre seis e 30 metros de altura, ela produz folhas verdes e perenes. Contudo, a guayusa pode ser encontrada em todas as florestas amazônicas, principalmente na região do Equador.

As pessoas que costumam fazer o chá da folha da guayusa colhem elas secas, portanto, também é possível encontrar as folhas dessa planta em pó e extrato, que podem ser misturadas com bebidas energéticas e chás. Nela é possível encontrar uma grande quantidade de cafeína, além de uma rica fonte de antioxidantes, entre outros compostos vegetais que são benéficos a nossa saúde.

Veja para que serve o uso da guayusa

Mesmo tendo poucas pesquisas sobre essa planta, ela pode oferecer diversos benefícios à nossa saúde. Ela atua melhorando o humor e a concentração, pelo fato dela possuir uma significativa quantidade de cafeína, que é um estimulante conhecido, proporcionando benefícios parecidos com os do café comum. Além de tudo, a planta ainda contém teobromina, um alcalóide que tem a estrutura parecida com a cafeína, que pode ser encontrada em alimentos como chocolate e cacau em pó. A união desses dois ativos aumenta o humor, a concentração e a atenção.

Foi realizado um estudo em 12 adultos saudáveis que descobriu que a mistura da cafeína e teobromina melhora a função cerebral de curto prazo.

A guayusa é rica em antioxidantes

Os estudos realizados revelaram que a guayusa possui diversos antioxidantes, essas substâncias diminuem o estresse oxidativo e combatem os radicais livres. Contudo, eles atuam diminuindo os riscos de diversas doenças crônicas.

Essa planta é  rica em diversos antioxidantes polifenóis conhecidos como catequinas, eles agem protegendo contra as inflamações, câncer, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

O que é guayusa?
Photo by Jaime Inca on Wikipedia Commons

A guayusa pode diminuir o açúcar no sangue

Muitas pessoas possuem um alto nível de açúcar no sangue, visto que o corpo não consegue transportar o açúcar do sangue para as células. Se essa condição não for tratada adequadamente, ela pode desenvolver o diabetes tipo 2. Mesmo que o mecanismo exato seja incerto. Portanto a planta guayusa pode diminuir a quantidade de açúcar no seu sangue.

Foi realizado um estudo durante 28 dias em ratos não diabéticos, os suplementos de guayusa demonstraram uma diminuição significativa dos níveis de açúcar no sangue, inibindo o apetite e reduzindo o peso do corpo.

Veja para que serve o chá da folha da guayusa

Entre os benefícios do chá da guayusa está a capacidade de facilitar a digestão, fortalecer o sistema imunológico e limpar os dentes. Além de auxiliar na perda de peso, aumentando os níveis de energia e diminuindo os riscos de diabetes e doenças cardíacas.

Essa planta é excelente para auxiliar na digestão, pois ela é antioxidante e possui propriedades anti-inflamatórias, ajudando a acalmar o estômago. Dessa forma a digestão é feita de forma fácil e rápida.

Para fortalecer o sistema imunológico as pessoas precisam tomar o chá, ele possui compostos polifenólicos que são capazes de proteger nosso organismos contra as doenças crônicas, e alivia a pressão sobre o sistema imunológico, evitando inflamações desnecessárias em nosso corpo.

O uso do chá da guayusa é excelente para o sistema vascular, visto que ele possui um composto chamado teresina, que também é encontrado nos chocolates e cacau. Esse composto atua na proteção e integridade dos vasos sanguíneos e artérias, dessa forma, sua saúde vascular fica protegida.

O chá também é excelente para limpar os dentes, diferente de muitas bebidas ricas em cafeínas bem populares como café,  o chá de guayusa não deixa os dentes amarelados, pelo contrário, ele ajuda a impulsionar a saúde da sua boca, visto que ela possui muitos antioxidantes.

Por possuir propriedades antioxidantes, o uso contínuo do chá de guayusa combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da nossa pele. Por isso, ela previne o envelhecimento e levanta nossa autoestima.


Veja também:

Benefícios e como usar o chá de rosas | Nutricionando
O chá de rosas é feito a partir das pétalas e botões perfumados do arbusto de rosas. Este artigo diz-lhe tudo que você necessita saber sobre o chá de rosa, incluindo seus benefícios e usos potenciais.
Chá de Bergamota: O que é, benefícios e como usar | Nutricionando
O chá de bergamota, ou Earl Gray, é produzido combinando chá preto e extrato de laranja de bergamota. Este artigo analisa o chá de bergamota, incluindo seus benefícios potenciais e efeitos colaterais, além de como fazer isso.

Como preparar o chá

A preparação do chá em casa não é difícil, os ingredientes são fáceis de serem encontrados, em qualquer loja de produtos exóticos ou importados tem a guayusa.

Inicialmente você deve colocar uma chaleira no fogo com água e esperar ferver;

Em seguida, adicione  aproximadamente 2 colheres de sopa de folhas da planta guayusa secas a um difusor de chá ou bule;

Derrame lentamente a água fervida sobre as folhas;

Deixe a mistura descansar por três minutos antes de servir.

Quais os efeitos colaterais do uso da guayusa

A guayusa é rica em antioxidantes e nutrientes, o chá dessa erva é extremamente saudável, porém, como toda erva, existem alguns efeitos colaterais, quando a pessoa usa em excesso. É o mesmo que acontece se você tomar muito café, ingerir mais de 3 xícaras deste chá diariamente podem surtir efeitos como, desequilíbrio do seu padrão de sono, você pode ficar mais irritado, os níveis de ansiedade também aumentam, pode causar desidratação, dor de cabeça e até aceleramento do coração.

Portanto, se você for sensível a estimulantes, faça a ingestão de pequenas quantidades, ou evite completamente. As mulheres grávidas e lactantes não devem ingerir esse chá.

Quais as outras alternativas

Hoje é possível encontrar diversos tipos de produtos naturais que ajudam no aumento de energia e que são muito parecidos com a guayusa. Contudo, o chá preto, chá verde, chá oolong e o chá branco oferecem um efeito semelhante ao da guayusa.

Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.