Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

Ayurveda é uma forma de medicina holística que se concentra em promover o equilíbrio entre mente e corpo. De acordo com o Ayurveda, cinco elementos compõem o universo - vayu (ar), jala (água), teja (fogo) akash (espaço), e prithvi (terra).

Esses elementos são pensados ​​para formar três energias diferentes, que são definidas como os tipos de energias que circulam em seu corpo. Portanto, cada dosha é responsável por uma função fisiológica específica.

Por exemplo, pitta dosha controla a fome, a sede e a temperatura corporal. Enquanto isso, o vata dosha mantém o equilíbrio e o movimento eletrolítico, enquanto o kapha dosha promove a função articular.

A dieta ayurvédica é parte integrante da Ayurveda e tem sido praticada há milhares de anos. Baseia-se na determinação da sua dose principal e no consumo de alimentos específicos para promover um equilíbrio entre as três doses.

características de cada dosha:

Vata

Em sânscrito, vata significa "algo que se move". É energia cinética e tudo o que se move no corpo é devido a vata. Podemos citar o pensamento, a atividade neuronal e muscular, a circulação sanguínea, a respiração, a digestão, a criatividade. Dessa forma a função de Vata é fazer movimentar a energia.

Os principais elementos do VATA são o ar e o éter.

Pitta

Em sânscrito, pitta significa "algo que digere coisas". É basicamente responsável pela transformação do corpo. Ele funciona principalmente através do sistema digestivo e nossos hormônios. Sua função é gerar energia. Também é responsável pela clareza mental, percepção visual e termorregulação.

Os principais elementos do PITTA são fogo e água.

Kapha

Em sânscrito, kapha é "aquilo que mantém as coisas unidas". Sua função é regular a energia. É principalmente responsável por apoiar e nutrir o sistema nervoso e lubrificar o trato digestivo, articulações e vias aéreas.

Os principais elementos do KAPHA são a água e a terra.

Alimentos permitidos e proibidos

Os alimentos permitidos e proibidos na dieta ayurvédica variam de acordo com a dosagem, mas em geral são:

comida permitida

Um dos pontos principais é dar preferência ao natural, fresco e livre de conservantes e agrotóxicos. Portanto, alimentos como frutas, verduras e legumes orgânicos, leite e laticínios, e frango orgânico, nozes, castanhas e outros frutos secos, peixe, grãos integrais, molhos e aromatizantes naturais também são exemplos de alimentos saudáveis. Confira os principais alimentos anti-inflamatórios.

Proibida

Bebidas estimulantes, café, açúcar refinado e sal, frituras, carne vermelha, farinha branca, gorduras animais, refrigerantes, doces, álcool e produtos com aditivos químicos são proibidos. Fumar e comer demais também são proibidos, pois também podem trazer desequilíbrios no organismo.

Tem outras regras para a dieta ayurvédica?

Bem, a dieta ayurvédica não se resume a comer para o seu dosha – existem alguns princípios básicos a serem lembrados que se aplicam a todos.

A dieta enfatiza que existem seis gostos – doce, azedo, salgado, picante, adstringente e amargo. Dessa forma, cada um pode afetar sua fisiologia ou a capacidade do seu corpo de funcionar corretamente, diz Cording. Estes são os outros princípios da dieta ayurvédica que todo dosha deve seguir:

Coma com atenção, concentrando-se no gosto e na comida que você ingere.

Preste atenção às suas dicas de fome, parando quando estiver cheio.

Tome seu tempo para apreciar sua comida, comendo devagar para facilitar a digestão.

Espere para comer novamente até que sua última refeição seja digerida.

Quais os benefícios da alimentação Ayurveda?

De acordo com a Ayurveda, a alimentação, quando equilibrada e em harmonia com o metabolismo específico de cada pessoa, tem efeitos preventivos e terapêuticos, garantindo a saúde e a sobriedade física e mental.

Além disso, esse hábito alimentar parece ajudar a aumentar a consciência alimentar. Em outras palavras, as pessoas começaram a questionar ativamente seus hábitos de consumo e como seus corpos respondiam aos diferentes alimentos e preparações que ingeriam. Especialistas dizem que a dieta ayurvédica é boa para o autoconhecimento.

Outro ponto importante defendido pela dieta ayurvédica é que cada alimento contém uma energia diferente e é fonte de prana (energia vital). À luz dessa droga, devemos começar a questionar o quanto dessa energia vital nos nutrimos diariamente.

Equilíbrio além da alimentação

A dieta ayurvédica segue o conceito da cultura indiana e visa equilibrar a mente e o corpo.

E esses fundamentos não se limitam à alimentação, pois afirmam que o corpo deve estar em sintonia com uma mente saudável.

Dessa forma, é importante incluir exercícios físicos, meditação, massagem e diversas manifestações benéficas ao corpo no seu dia a dia.

Então, se sua vida diária é estressante e estressante, adquira o hábito de meditar e reciclar seus pensamentos. A filosofia central da alimentação não é apenas manter seu corpo saudável, mas também sua mente.

Recomendações para implementar a dieta ayurvédica

Por fim, é importante consultar um especialista antes de iniciar uma dieta ayurvédica. Ele deve determinar o dosha de cada pessoa e identificar possíveis problemas ou desequilíbrios que precisam de tratamento por meio da alimentação.

É preciso ter uma boa organização que siga as diretrizes, pois elas são essenciais. As pessoas que seguem essa dieta devem investir um tempo razoável para se acostumar com os novos hábitos e alguns alimentos aos quais não estão acostumadas.

Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.