Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

“É um erro, só engorda”, você ouve em uma das bancadas. Por outro lado, eles respondem: “a manteiga de amendoim é a melhor coisa que já me aconteceu na vida.” Caso houvesse um estádio de torcedores do Mundo Saudável, a manteiga de amendoim seria um enorme abismo entre eles.

Para isso, vamos esclarecer uma das grandes questões do momento. Enfim! Essa Manteiga de amendoim engorda? A manteiga de amendoim está ganhando cada vez mais adeptos por muitos motivos. No entanto, é deliciosa, versátil e nutritiva. Possivelmente, seja mais usada e falada do que a manteiga de demais frutos secos, pois é mais em conta.

No entanto, não há como negar que seja um alimento calórico. Com mais de 580 calorias por 100 gramas. Todavia, esteja avisado: isso se deve principalmente ao alto teor de gordura insaturada. Sim, estamos falando das gorduras excelentes que nosso corpo necessita. Aliás, este amendoim é rico em:

  • Fibra;
  • Antioxidantes;
  • Proteína;
  • Vitaminas do complexo B;
  • Vitamina E;
  • Potássio;
  • Fósforo;
  • Ferro;
  • Zinco;
  • Magnésio;
  • Cobre.

Como se vê, esse alimento é uma bomba saudável para a saúde. Possui propriedades anti inflamatórias, previne a saciedade, previne o aparecimento de doenças cardiovasculares, favorece o ganho de massa muscular, deixa a pele mais bonita, regula o trânsito intestinal e combate a anemia.

Então aqui está a resposta que você estava esperando para ouvir (ou, nesse caso, ler): A manteiga de amendoim possui os mesmos benefícios para a saúde que a fruta que lhe dá origem e é geralmente adaptada para a grande parte das pessoas saudáveis. Em outras palavras, poderá ser parte de uma dieta saudável.

No entanto, continue a leitura para saber tudo a respeito do assunto principal deste artigo, no caso se “Manteiga de amendoim engorda”. Então, saiba mais!

Possui bastante calorias?

Sim! A manteiga de amendoim é rica em calorias, aproximadamente 580 calorias por 100 gramas, por isso deve ser tomada com sabedoria com base no biótipo e estilo de vida da pessoa.

Mas não podemos dizer se um alimento é saudável pelo número de calorias que contém. No entanto, a manteiga de amendoim é uma oleaginosa rica em gordura! Todavia, essas gorduras (polinsaturadas e monoinsaturadas) são bem saudáveis, podem diminuir o colesterol ruim (LDL) e prevenir o risco de doenças cardiovasculares.

Porém, não paramos por aí, a manteiga de amendoim é repleta de vitaminas, E+B3, antioxidantes e proteínas.

Então é 100% Saudável?

Não! A manteiga de amendoim não é totalmente saudável, e é essencial saber como escolhê-la. Se olharmos para os rótulos das manteigas que costumam ser vendidas nas grandes lojas. Podemos ver que a maior parte da lista de ingredientes contém uma gama de ingredientes além do amendoim.

Por isso eles têm uma vida útil mais longa e, claro, os tornam mais doces ao nosso gosto. Exemplos de ingredientes extras: gorduras trans (ruins); açúcar; sal e óleos.

Portanto, para tornar a manteiga de amendoim uma escolha muito boa e saudável, devemos considerar não a tabela nutricional, mas os ingredientes nela. Assim, quanto mais natural, mais saudável.

Quando engorda?

A manteiga de amendoim é rica em calorias, aproximadamente 180 calorias em duas colheres de sopa. Então comer demais pode levar ao ganho de peso. Todavia, não se preocupe muito. Você pode reverter esse efeito controlando o tamanho da porção.

Esteja ciente que algumas variedades de manteiga de amendoim contêm mais gordura saturada, podendo obstrui as artérias. Portanto, é bem necessário ver o rótulo.

Quando ajuda a emagrecer?

Se você seguir o tamanho da porção recomendada, comer manteiga de amendoim pode elevar certos hormônios que promovem a saciedade. A maioria dos tipos de gordura na manteiga de amendoim é insaturada, o que é ótimo para o coração.

Como selecionar a melhor Manteiga de Amendoim?

É mais fácil do que parece. Quando adicionado açúcar, sal ou gorduras trans, a manteiga de amendoim não é saudável. Por isso, se certifique de comprar 100% de manteiga de amendoim.

No entanto, para fazer isso, basta ver o rótulo. Ou, se desejar, pode sempre fazer a sua própria versão em casa. Basicamente, apenas tritura os amendoins até adquirir a manteiga. É rápido e você pode ter a certeza do que está consumindo.

Não ultrapasse esta quantidade

Para a grande parte das pessoas, uma colher de sopa (5 a 6 gramas) a uma colher de sopa (15 gramas) é suficiente. Com essa quantidade, você pode adquirir todos os benefícios de seu uso sem elevar bastante de sua ingestão calórica.

Mas, claro, a quantidade sempre dependerá de características objetivas e pessoais. Então, posso comer manteiga de amendoim caso queira perder peso? A resposta é sim, pois pode ajudar a lhe manter satisfeito e evitar ataques surpresa à geladeira. Nesse caso, uma colher de chá por dia é suficiente e pode ser inserida no iogurte ou na panquecas, ou poderá ser utilizada para barrar fruta.

Como podemos usar?

Ideal para adicionar a snacks como:

  • Barrando em frutas, tostas de arroz ou tostas integrais.
  • Adicionada a batidos, bolos, papas de aveia e até iogurtes.

Que quantidade devemos comer?

Uma colher de sobremesa é suficiente para que a grande parte das pessoas aproveitar dos benefícios de mesma, sem sobrecarregar a ingestão de calorias. Mas, para quem deseja ganhar peso de maneira saudável, adicionar muita manteiga de amendoim à dieta é certamente uma ótima opção.

Podemos realizar Manteiga de Amendoim em casa?

Sim, sem dúvida! Você também pode criar sua própria manteiga de amendoim (ou até mesmo demais frutos secos) em casa.

Aliás, é tão fácil quanto processar os frutos secos até ficarem num gênero de pasta. Assim, temos manteiga de amendoim 100% natural (se usarmos nozes naturais claro, sem adição de frituras ou sal).

No entanto, para quem desejar experimentar, só tenho uma dica, leve ao forno ou frigideira (sem acrescentar nada extra) antes de triturar/processar as nozes para deixá-las mais crocantes e saborosas!

Qual a melhor altura para comer Manteiga de Amendoim?

A manteiga de amendoim poderá ser usada a qualquer hora do dia, mas comê-la em uma refeição pré-treino pode ser o momento ideal para nos dar mais energia.

Também pode ser usado como última refeição antes de dormir e, em combinação com uma fonte proteica atrasará a digestão e nos manter muito nutridos durante o sono.

Excelentes motivos para usar Manteiga de Amendoim:

  • Ajuda a saciar a fome: a manteiga de amendoim nos faz sentir saciados e também ajuda a reduzir o desejo por doces e alimentos menos saudáveis.
  • Deixa nossa pele mais linda: comer manteiga de amendoim ajuda a aumentar a formação de colágeno, ajudando nossa pele a permanecer firme e jovem por mais tempo.
  • Bom para quem treina: a manteiga de amendoim contém nutrientes fundamentais para garantir um melhor desempenho energético durante o treino.
  • Bom para o coração. Rico em gorduras de alta qualidade que ajudam a prevenir doenças cardíacas e a regular o colesterol.
Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.