Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

Conversamos muito sobre alimentação consciente, sobre a importância de prestar atenção no que você come e ouvir seu corpo para ver se está com fome ou saciado. Mas na prática, o que isso significa?

O conceito de alimentação consciente vem de algo mais amplo chamado mindfulness, que pode ser traduzido como mindfulness em português. É uma técnica de focar no momento, com uma atitude aberta, curiosa e sem julgamentos. Você percebe seu corpo, seus pensamentos, sentimentos, pensamentos, emoções e o ambiente ao seu redor e os aceita como são.

Por que você deve tentar comer com atenção?

A sociedade acelerada de hoje tenta as pessoas com uma abundância de escolhas alimentares.

Além disso, as distrações desviam a atenção do ato real de comer para televisores, computadores e smartphones.

Comer se tornou uma loucura que geralmente é feita rapidamente. Isso pode ser problemático porque leva até 20 minutos para o seu cérebro perceber que você está cheio.

Se você comer muito rápido, o sinal de preenchimento pode não chegar até que você já tenha comido demais. Isso é comum em excessos.

Ao comer conscientemente, você pode restaurar o foco e diminuir o ritmo, tornando a alimentação um ato consciente e não automático.


Veja também:

Dieta Mediterrânea: Guia Completo e Cardápio | Nutricionando
A DIETA MEDITERRÂNEA busca mudar o estilo de vida através da alimentação. Criada a partir de estudos sobre a região do Mediterrâneo.
Alimentação intuitiva: Uma abordagem anti-dieta para perder peso | Nutricionanado
A alimentação intuitiva é uma abordagem à alimentação saudável e sustentável e à aceitação do corpo. Descubra como se tornar um comedor intuitivo aqui.
Dieta Vegetariana: Um Guia Completo | Nutricionando
Este artigo fornece um guia para iniciantes sobre a dieta vegetariana, incluindo um cardápio sugerido para a semana.

Além disso, ao aumentar o reconhecimento da fome física e dos sinais de saciedade, você é capaz de distinguir a fome física e mental da fome verdadeira.

Mesmo que você não esteja necessariamente com fome, você aumentará sua consciência dos gatilhos que o fazem querer comer.

Ao entender seus gatilhos, você pode criar espaço entre eles e suas respostas, dando-lhe tempo e liberdade para escolher como reagir.

Finalmente, a alimentação consciente ajuda a diferenciar entre fome emocional e fome física. Também aumenta sua conscientização sobre os gatilhos relacionados à alimentação e lhe dá a liberdade de escolher como responder a eles.

Desatenção

Em nossa cultura ocupada 24 horas por dia, 7 dias por semana, sempre temos algo em que pensar e trabalhar. Estamos sempre brincando com uma coisa ou outra.

Para maximizar meu tempo, muitas vezes assisto a tutoriais ou ouço podcasts enquanto como. Os especialistas em produtividade não têm nada de errado com isso. Mas há um problema. Quando você está distraído, sem saber, você come mais comida do que quando está realmente focado.

O que é comer atentamente?
Photo by Ruslan Petrov / Unsplash

Já vi várias vezes. Normalmente, estou ao telefone enquanto a comida está sendo servida no meu prato - então não tenho espaço mental para pensar em quanta fome realmente estou.

Enquanto eu estava comendo, percebi que era demais para mim. Mas porque estou assistindo TV ou pensando em outra coisa, ignoro a sensação e como demais.

Você precisa dar tempo ao seu corpo para dizer que está cheio. Além disso, você precisa prestar atenção aos sinais que seu corpo está lhe dando.

Como se alimentar bem

Programe você mesmo

Assim como agendar um treino, reserve um tempo para fazer compras e preparar refeições. Dobre cada receita e guarde o resto, ou passe algumas horas no domingo preparando os ingredientes da semana.

Equipe sua cozinha com os utensílios necessários para tornar o cozimento fácil e confortável. Você não precisa possuir a faca mais cara, apenas uma faca que você gosta de usar fará o truque.

Faça a comida

Deixe seus eletrônicos de lado ou coloque-os no modo avião para não se distrair. “Use seu tempo de cozimento como um botão de pausa para sua ansiedade e planejamento”, aconselha Meredith.

“Esteja ciente de seu corpo no espaço enquanto descasca, moe e corta alimentos”, instrui Meredith. Sinta seus pés no chão, a forma como você segura a faca, a forma como a alface desliza em suas mãos.

Claro, é tentador verificar as mídias sociais quando você está longe de grelhar peixe ou mexer mousse, mas use esse tempo para limpar sua cozinha. “Você vai aproveitar melhor sua comida sabendo que não tem panelas e frigideiras para lavar mais tarde”, diz Meredith.

Repare seu ambiente

Fique longe da sua TV, fique longe do seu telefone, faça qualquer outra coisa para evitar distrações.

Como minha TV fica em frente à mesa de jantar, gosto de manter o controle remoto o mais longe possível e também desconectar a TV da tomada. Se o controle remoto estiver na minha frente, tenho certeza de que vou ligar a TV.

Comer

Algumas respirações completas mudam o sistema nervoso do modo de luta ou fuga para o modo de descanso e digestão, o que significa mais absorção de nutrientes. “Coloque as mãos no encosto da cadeira e respire fundo para que sua barriga se mova para frente e para trás”, aconselha a nutricionista Katie Jeffrey, especialista em alimentação consciente.

Por fim, a cada mordida, sua boca envia um sinal ao seu cérebro de que você não quer mais comer. Comece com dez mastigações por mordida e aumente até chegar a 30 a 40. Isso também irá ajudá-lo a prestar atenção à textura e sabor de sua comida

Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.