Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

Powerade e Gatorade se tratam de bebidas esportivas muito conhecidas. No entanto, não importa qual é o seu nível atual de condicionamento físico e atividade, essas bebidas esportivas estão disponíveis no mercado para melhorar o desempenho atlético.

O Powerade é mais adoçado, pois, possui xarope de milho rico em frutose, já o Gatorade possui dextrose. Além disso, a dextrose é quimicamente igual ao açúcar comum (1, 2, 3). Contudo, o Xarope de milho com alto teor de frutose e dextrose em termos nutricionais são  bem parecidos. Ou seja, o Powerade e Gatorade oferecem uma quantidade razoável de carboidratos e nutrientes (4, 5).

Alguns proponentes afirmam que Powerade ou Gatorade são melhores opções. Então você pode estar se perguntando se há uma grande diferença entre os dois. Então, este artigo aborda as diferenças entre Powerade e Gatorade para determinar se é a melhor opção.

São bebidas com ingredientes diferentes

Em suma, o Powerade e Gatorade se tratam de bebidas esportivas como já vimos, que além de oferecer sabores diferentes, possui ingredientes distintos.

Contam com adoçantes diferentes

Possuem adoçantes diferentes. Assim, tanto para o Powerade quanto para o Gatorade, os principais ingredientes usados, são: água, o tipo de açúcar usado, sal e ácido cítrico.

No entanto, no caso do Powerade, o adoçante usado é o xarope de milho, que possui muitas propriedades de frutose. Entretanto, já no caso do Gatorade, o adoçante é a dextrose, que em termos químicos, é igual a açúcar comum.

Novamente, vamos destacar que o xarope de milho com seu alto teor de frutose e a dextrose, em termos nutricionais, possuem muita semelhança. No entanto, isso é o mesmo que dizer que o Powerade e o Gatorade possuem ofertas muito parecidas em nutrientes e carboidratos.

De acordo com uma série de estudos, foi constatado que o xarope de milho rico em frutose junco com o açúcar comum, possuem efeitos prejudiciais aos níveis de insulina, a resposta ao apetite e a para o risco de obesidade.

Possui diferenças nas vitaminas

Além disso, um Powerade possui mais vitaminas em relação a um Gatorade. No entanto, um Powerade de 20 onças (590 ml) de limão-limão e Gatorade contém (1, 2):


Powerade

Gatorade

Calorias

130

140

Carboidratos

35 gramas

36 gramas

Proteína

0 gramas

0 gramas

Gordura

0 gramas

0 gramas

Açúcar

34 gramas

34 gramas

Sódio

10% do Valor Diário (DV)

11% dos DV

Potássio

2% do DV

2% do DV

Magnésio

1% do DV

Niacin

25% do DV

Vitamina B6

25% do DV

Vitamina B12

25% do DV

Os níveis de carbonato e açúcar possuem semelhanças em ambas as bebidas esportivas. Mas, em nenhuma delas está presente  gordura ou proteína. No entanto, o Gatorade tem 10 calorias a mais e um pouco mais de sódio por porção do que o Powerade.

Já o Powerade, por outro lado, contém mais micronutrientes, que inclui: magnésio, niacina e vitaminas B6 e B12, que tem responsabilidade em papéis importantes para o seu corpo.

As bebeidas possuem gostos diferentes

Grande parte das pessoas acreditam que o Powerade e Gatorade possuem um sabor diferente. Mas, o Powerade e Gatorade ainda precisam passar por testes de sabor em larga escala. No entanto, alguns afirmam que o Powerade tem um sabor mais doce, em comparação com o Gatorade.

Essa diferença pode ser porque o Powerade é adoçado com xarope de milho, wue como já falamos é rico em frutose, que tem um sabor mais doce do que a dextrose usada no Gatorade (1, 10).

Além disso, o Powerade também possui maior número de vitaminas adicionadas, o que pode contribuir para diferenças de sabor. Por fim, o sabor das bebidas possui opniões que varia de pessoa para pessoa.

Os efeitos para o desempenho atlético são bem parecidos

Em suma, as bebidas esportivas são projetadas para hidratar seu corpo e restaurar carboidratos, eletrólitos e os demais nutrientes que você pode perder na prática de exercício (11).

No entanto, os benefícios de beber bebidas esportivas como, por exemplo, o Powerade e Gatorade dependem da atividade a ser realizada e também do indivíduo. No entanto, existem poucas evidências de que ingerir bebidas esportivas seja benéfico para exercícios de curto prazo, como musculação, sprints e salto (12, 13, 14).

Portanto, as bebidas que possuem carboidratos como, por exemplo, o Powerade e Gatorade podem aprimorar o desempenho atlético durante 1-4 horas ou mais de exercício contínuo (15).

Uma série de estudos mostram que o Powerade e Gatorade possuem ação de ajuda para o melhoramento do desempenho durante exercícios prolongados. Como, por exemplo, a corrida, ciclismo e triatlo, se comparado com placebo (16, 17, 18).

No entanto, há muito pouca evidência comprove que uma bebida seja melhor que a outra. Além disso, grande parte desses estudos foi feita em atletas, portanto, os resultados podem não ser aplicáveis ​​a pessoas com baixo ou moderado exercício.

Você sabe qual é a bebida esportiva mais saudável?

Contudo, tomando como base uma série de pesquisas, podemos citar as seguintes bebidas esportivas como agentes saudáveis:

  • Água com eletrólito com sabor de propulsão;
  • Bebida esportiva com eletrólito orgânico NOOMA;
  • BODYARMOR Fruit Punch;
  • Gatorade Organic Thirst Quencher;
  • Gatorade Original Thirst Quencher;
  • Roar Organic;
  • Scivatation Xtend.

A empresa que fabrica o Powerade e Gatorade é a mesma?

O Powerade, se trata de uma bebida esportiva que desde sua criação, fabricação até a comercialização, é de responsabilidade da The Coca-Cola Company. No entanto, o Gatorade, considerada sua concorrente mais forte, é um produto da PepsiCo.

Você sabe se é realmente necessário ingerir uma bebida esportiva?

Como regra geral, se você se exercitar vigorosamente por mais de uma hora, pode, então, obter os benefícios que uma bebida esportiva oferece. Que, no entanto, é para ajudar a repor carboidratos e eletrólitos. Mas, a partir da segunda hora, você precisará de uma bebida esportiva de 20 onças para cada hora de exercício.

Qual o efeito do Gatorade para os rins?

O Gatorade também tem a possibilidade de causar efeitos adversos nos rins. Pois, essas bebidas esportivas têm adição de sódio, que deve passar pelos rins antes de ser excretado com outros fluidos. Então, o corpo excreta cálcio quando o corpo tem excesso de sódio que os rins precisam absorver e processar.

Considerações finais

O Powerade e Gatorade podem oferecer benefícios para atletas que participam de treinos contínuos e prolongados. No entanto, existe pouca evidência para apoiar que uma bebida oferece melhor resultado ao desempenho em relação a outra.

Tanto o Powerade quanto o Gatorade se tratam de bebidas esportivas muito conhecidas. No entanto, mesmo que as suas diferenças nutricionais sejam insignificantes, o Powerade possui uma maior quatidade de micronutrientes. Mas, as duas opções de bebidas têm efeitos bem parecido em relação ao desempenho atlético e contêm açúcares adicionados, o que pode afetar negativamente sua saúde.

Portanto, se você optar por ingerir qualquer bebida, escolha uma com base em sua preferência pessoal.

Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.