Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

Os grãos são ótimos para melhoria da sua saúde, possuindo antioxidantes, vitaminas, minerais, entre outros. Além disso, este alimento nos ajudam a ter sensação de saciedade sem precisar comer muito, melhoram nosso ritmo do intestino. Portanto, no artigo de hoje iremos falar mais sobre oito tipos de grãos que não possuem glúten e irão ajudar na sua saúde. Assim, acompanhe a leitura completa deste artigo para ficar por dentro de tudo sobre esta seleção de grãos que irão te ajudar bastante.

Amaranto

O Amaranto é um tipo de grão sem glúten que tem sua origem no México e serviu de alimento nas civilizações Asteca e Maia. Ele é considerado um superalimento e, por isso, possui um alto índice de nutrientes. Além disso, ele é um ótimo alimento para a regulação da pressão arterial.

Ainda mais, este grão é considerado um pseudo cereal e está rico em proteínas diversas. Dessa forma, o Amaranto pode ser consumido em sua forma de grão em saladas ou cozidos. Além disso, pode ser utilizado como substituição do arroz, sendo preparado da mesma forma que o arroz.

Rico em ferro, cálcio, cobre, proteínas, vitamina b6 e fibras, ele ainda pode ser encontrado em pó e pode ser utilizado como farinha. Ainda mais, possui todos os nove aminoácidos essenciais e é considerado o pseudo cereal mais nutritivo existentes.

Dessa forma, é extremamente fácil de inserir este grão na sua alimentação e agregar mais na sua saúde. Portanto, é considerado uma ótima fonte de nutrientes, vitaminas e proteínas. Assim, não perca esta dica e faça o uso deste grão na sua alimentação do dia a dia.

Milho

Também originário da América do Sul, o milho é um alimento muito encontrado no nordeste brasileiro em especial na época de São João. Assim, os nordestinos conseguiram utilizar o milho para elaborarem inúmeros pratos típicos e repletos de nutrientes essenciais para a alimentação. Dessa forma, com o milho podemos fazer: pipocas, canjicas, polentas, farinha, pamonha, entre outros inúmeros pratos diferentes. Além disso, ele pode ser consumido tanto na sua versão doce quanto na sua versão salgada, além de poder ser encontrado em versões picantes.

O milho é encontrado com seus grãos secos e para fazer algumas comidas ele pode ser extremamente trabalhoso de se lidar. Entretanto, como falado anteriormente na cultura nordestina é comum a utilização do milho e o apreço pelo o mesmo. Ainda mais, este é um grão que não possui glúten e é repleto de nutrientes e aminoácidos essenciais. Portanto, é considerado uma ótima fonte de nutrientes, vitaminas e proteínas. Assim, não perca esta dica e faça o uso deste grão na sua alimentação do dia a dia.

Aveia

A aveia é um cereal bastante utilizado por pessoas que estão em dieta ou querem melhorar suas condições de alimentação, procurando por uma alimentação mais saudável. Assim, a parte comestível da aveia vem quando ela é moída e reduzida a flocos. Portanto, nos supermercados você irá encontrar sempre a aveia em flocos para consumo. Além disso, sua casca não é comestível e para o processo de deixar a aveia em flocos é necessário fazer o cozimento da aveia no vapor. É também um grão sem glúten.

É bastante consumido com mingaus, iogurtes e especialmente no café da manhã ou nos lanches entre as refeições principais. Além disso, pode estar presente em inúmeras receitas de comidas que consumimos no dia a dia.

A Aveia possui ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5, proteínas, entre outros. Ainda mais, é uma excelente fonte de fibras solúveis e ajudam no controle das taxas de colesterol e previne doenças cardiovasculares. Portanto, é considerado uma ótima fonte de nutrientes, vitaminas e proteínas. Assim, não perca esta dica e faça o uso deste grão na sua alimentação do dia a dia.

Quinoa

A Quinoa também tem origem na América do Sul e tem sua vantagem por poder ser cultivada tanto no inverno quanto no verão. Além disso, ela pode ser introduzida em diversos tipos de receitas e ser facilmente consumida no seu dia a dia sem muito esforço, podendo estar em: sopas, saladas, legumes, pastéis, entre outros. É também um grão que não possui glúten e pode ser substituta do cuscuz nas receitas.

Ainda mais, ela é rica em magnésio, vitamina B9, proteínas, fibras, ferro, cobre, fósforo, entre outros. Portanto, a Quinoa é uma ótima alternativa de conseguir se alimentar bem e sem glúten,

A Quinoa é uma ótima estimulante da mastigação, aumentando a sensação de saciedade, promovendo melhores hábitos alimentares em quem faz o seu consumo diário. Portanto, é considerado uma ótima fonte de nutrientes, vitaminas e proteínas. Assim, não perca esta dica e faça o uso deste grão na sua alimentação do dia a dia.

Arroz

O tão consumido arroz de todos os dias dos brasileiros é utilizado no mundo inteiro como alimento diário de milhões de pessoas. É também considerado um ótimo cereal que não possui glúten e é fonte de: ferro, potássio, vitamina E, vitamina B, proteínas, entre outros. Além disso, é uma ótima fonte de energia e é de fácil digestão.

Ainda mais, é bastante consumido e fácil de cozinhar, podendo ser incluído rapidamente na sua dieta diária. Portanto, é considerado uma ótima fonte de nutrientes, vitaminas e proteínas. Assim, não perca esta dica e faça o uso deste grão na sua alimentação do dia a dia.

Sorgo

O Sorgo é um cereal de origem africana que é muito comumente transformado em adoçante. Entretanto, é crescente o seu consumo em forma de farinha. Também é da lista dos grãos sem glúten. Uma curiosidade legal é que ele também pode ser consumido como pipoca e tem mais de 4 mil anos que alimenta milhares de pessoas ao redor do mundo e principalmente na África. Portanto, é considerado uma ótima fonte de nutrientes, vitaminas e proteínas. Assim, não perca esta dica e faça o uso deste grão na sua alimentação do dia a dia.

Teff

O Teff é um grão de origem na África Ocidental e é considerado um dos mais pequenos cereais existentes. Assim, muitas pessoas o confundem com farinha, mas é um cereal. Além disso, apresenta inúmeras variedades de tons e não é tão fácil de ser manipulado e inserido na alimentação diária como os outros cereais e grãos citados acima. São muitas vezes utilizados em guisados, para fazer o espessamento da comida e em pães. Portanto, é considerado uma ótima fonte de nutrientes, vitaminas e proteínas. Assim, não perca esta dica e faça o uso deste grão na sua alimentação do dia a dia.

Arroz Selvagem

Esta é uma semente com nome de arroz que é bastante cultivada nos Estados Unidos, principalmente na Califórnia, Minnesota e Wisconsin. Assim, este é um ótimo alimento repleto de fibras, magnésio, fósforos, niacina, vitaminas, entre outros. Portanto, é considerado uma ótima fonte de nutrientes, vitaminas e proteínas. Assim, não perca esta dica e faça o uso deste grão na sua alimentação do dia a dia.

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