Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

Com certeza você já passou por uma aula de química e viu que o selênio é um mineral que trás inúmeros benefícios para nós e para o nosso corpo. Entretanto, se você não se lembra de ter visto alguma aula que fala sobre o selênio, nós vamos te explicar um pouco. Portanto, o selênio é um mineral que possui um grande poder antioxidante. Nesse sentido, ele consegue nos ajudar na prevenção de várias doenças como por exemplo, o câncer. Ademais, ele trás fortalecimento ao nosso  sistema imunológico, e protege o nosso coração contra doenças cardíacas como a aterosclerose. Além disso, podemos encontrar  esse mineral em solo, água ou até em alimentos como a farinha de trigo, ovo pão e castanha-do-pará.

É bom ressaltar que a sua suplementação só pode realizar-se por um profissional, seja ele médico ou nutricionista. Isso se dá pelo fato de que o selênio em excesso pode nos causar bastantes malefícios para nossa saúde. Nesse sentido, se em excesso faz mal, a falta dele também pode causar sérios problemas para nós. Por isso, preparamos esse conteúdo para falar acerca da deficiência de selênio no nosso organismo, seu diagnóstico bem como funções do selênio no nosso corpo e quais alimentos contém selênio. Tudo isso e muito mais você pode conferir logo abaixo.

Deficiência de selênio

Mesmo a deficiência de selênio sendo rara, é muito importante se manter alerta. Entretanto, a doença atinge mais o países da Nova Zelândia e Finlândia. No qual o consumo de selênio é menor quando comparado com os Estados Unidos e também o Canadá. Ademais, ainda é possível dizer que em alguns lugares da china também existe uma menor ingestão de selênio. Assim, é possível falar que as pessoas que possuem deficiência em selênio possuem mais chances de serem vítimas da doença Kesha. No qual considera-se como um tipo de infecção viral no qual consegue afetar principalmente crianças e mulheres jovens.

A doença de Keshan pode causar sérios  danos para com as paredes do nosso coração, no qual dá origem ao desenvolvimento  da miocardiopatia. Nesse sentido, as crianças que se encontram em fase de crescimento e que apresentam a deficiência de selênio possuem a chance de ter uma doença incapacitante e que possui progressão lenta nas articulações de seus ossos, ela é chamada de doença  de Kashin-Beck. Portanto, essa enfermidade se torna bastante comum na Sibéria e também está presente na China. Por fim, é importante ressaltar que a deficiência de selênio pode agir junto com a deficiência de outro mineral, o iodo e assim causar bócio e tireoide hipoativa (hipotireoidismo) em pessoas que possuem essas duas deficiências.

Como a deficiência de selênio é diagnosticada?

A princípio, o médico vai suspeitar da presença de deficiência de selênio tendo  como base algumas informações  acerca dos sintomas que a  pessoa está sentindo. Dessa forma, exames que comprovem essa doença, ainda são bastante escassos. Assim, a doença pode ser tratada com suplementos de selênio no qual vai conduzir a uma recuperação completa dessa pessoa que possui a deficiência. Entretanto, é possível ressaltar que os suplementos podem ajudar a tratar e prevenir a deficiência desse mineral, mas não trazer cura a cardiomiopatia devida à doença de Keshan.

Quais são as funções do selênio em nosso corpo?

A princípio, é correto afirmar que o selênio é tido como um tipo mineral no qual participa de grande parte das  formações  de enzimas para a ação antioxidante em nosso corpo. Ademais, também traz melhora a vitamina E. No qual é bastante importante na neutralização dos nossos radicais livres. Por fim, também possui a função de retardar o processo de envelhecimento e prevenir doenças cardiovasculares. Nesse sentido, abaixo você poderá conferir algumas outras funções do selênio para com a nossa saúde.

Selênio e a nossa imunidade

As pessoas que possuem  deficiência de selênio observam uma maior produção de substâncias pró-inflamatórias por todo o seu corpo. Assim, o sistema imunológico fica desse indevido pode ficar mais sobrecarregado e mais fraco. Portanto o mineral selênio possui um papel no nosso bom funcionamento do sistema imunológico. No qual com ele é possível evitar gripes, infecções e viroses.

Selênio e a tireoide

A princípio, é certo dizer que consumir adequadamente tanto o selênio quanto o zinco e o iodo tem relação com o ótimo funcionamento da nossa tireoide. Ademais, estudos comprovam que a deficiência de selênio pode acarretar na redução da conversão dos hormônios da tireoide, de T4 em T3.  No qual  tem-se como a forma mais ativa desse hormônio.

Selênio e câncer

Algumas pesquisas mostram que a deficiência de selênio causa um grande aumento para com o risco do desenvolvimento de câncer tanto em nosso pulmão, quanto próstata e ovários. Entretanto, o seu consumo adequado está relacionado a um baixo risco de câncer dos órgãos como: intestino, próstata, ovário e também a leucemia. Dessa forma, é possível ressaltar que o consumo de selênio se torna ainda mais importante para os casos de pessoas que possuem histórico familiar de câncer, pois o selênio auxilia na prevenção.

Quais alimentos possuem alto teor de selênio?

Que o selênio é muito importante para o bom funcionamento do nosso corpo, todo mundo já sabe. Mas, onde nós podemos encontrar esse mineral que é tão precioso para o nosso organismo? Nesse tópico você pode conseguir os maiores produtores de selênio. Confira logo abaixo.

  • O arroz que comemos no nosso dia a dia pode trazer altos níveis de selênio para o nosso corpo

O arroz faz parte do dia a dia de todos os brasileiros também guarda altos níveis significativos de selênio e, é justamente por isso que se é essencial para com a prevenção do câncer e demais doenças cardiovasculares. Assim, é possível dizer que uma quantidade aproximada de 8 colheres (sopa) de arroz possui cerca de 10 mcg de selênio. Então, aproveite para comer muito arroz!

  • OVO: GEMA E CLARA SÃO FONTES DE SELÊNIO

Ovo: Tanto na clara quanto na gema há grandes fontes de selênio

O tão famoso ovo possui alto índice nos níveis de selênio. Assim, tanto a gema quanto a clara possui o mineral e devem ser consumidos todo dia por nós. Nesse sentido, é certo dizer que esse mineral é um ótimo  antioxidante no qual  combate os nossos radicais livres, e ajuda a retardar o envelhecimento das pessoas. Portanto, Abasteça o seu organismo de selênio apenas comendo ovos!

Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.