Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

A manteiga Ghee tem sido muito usada na culinária e em procedimentos de terapias ayurvédicas indianas. Mas nos dias atuais, com a adoção mais abrangente da dieta cetogênica, essa forma moderna de manteiga começou a ser amplamente comercializada como uma gordura “mais saudável e natural”. Portanto, atualmente, você pode encontrar a Ghee em cremes de café e na pipoca.

O argumento que sustenta o crescimento de mercado, é que é uma fonte de gordura limpa e mais digerível. Além disso, seria capaz de ajudar no alívio de inflamação e acelerar o metabolismo. Parece muito, certo? Mas, antes de abandonar completamente a manteiga tradicional e o azeite, e adotar a manteiga Ghee, pedimos aos especialistas para ver se a comida faz jus à sua reputação saudável.

Manteiga Ghee: O que é?

Em primeiro lugar, vamos abordar o básico. A manteiga tradicional consiste em gordura do leite, sólidos do leite e água. No entanto, a manteiga Ghee, por sua vez, é composta apenas pela gordura do leite (manteiga clarificada) e água. Contudo, os sólidos presentes na manteiga comum, são excluídos através de um tempo fervendo a manteiga em fogo baixo. O que resta desta fervura é uma gordura líquida dourada com sabor de caramelo e um aroma sedutor.

A manteiga Ghee, que surgiu na Índia, provavelmente nasceu por necessidade: a versão tradicional, como sabemos, tem mais facilidade de estragar quando aquecida, enquanto a outra dura mais e é mais estável. Lá, a manteiga é muito usada na culinária, além de dar o sabor final às lentilhas e, também ao arroz.

Pelo fato da Ghee tem um ponto de ebulição muito maior do que a manteiga convencional devido à sua maior densidade de gordura. Portanto, é mais resistente a altas temperaturas, como frituras. Os sólidos do leite presentes na manteiga normal queimam em temperaturas mais baixas.

Você quer aprender como fazer a manteiga Ghee?

Você pode fazer a manteiga Ghee em casa usando manteiga sem sal tradicional como base. Portanto, veja o passo a passo que a nutricionista Camila Afonso Alho ensinou:

  1. Em primeiro lugar, você deve colocar a manteiga sem sal em um recipiente de vidro ou pedra e derreta em banho-maria;
  2. Para este processo, você deve usar o fogo baixo para evitar que queime e, além disso, não é necessário mexer. Ao ferver, use uma colher para remover a espuma suspensa;
  3. Em seguida, você deve repetir este processo até restar apenas um líquido claro e sem impurezas. Feito isso, desligue o fogo, deixe esfriar e coe em um pano fino.
  4. Por fim, você deve colocar em um pote de vidro fechado. Depois, leve à geladeira até endurecer. Feito isso, você pode armazená-lo fora da geladeira por até três meses.

A manteiga Ghee engorda?

Embora sua composição contenha gorduras boas para o nosso corpo, o consumo excessivo da manteiga Ghee pode levar ao ganho de peso devido ao seu alto valor energético. Pois, ela possui cerca de 120 calorias por cada 10 gramas, o que equivale a uma colher de sopa do produto. No entanto, uma quantidade igual de manteiga com sal contém 102 calorias. Portanto, quem está tentando perder peso deve consumir qualquer tipo de manteiga com moderação.

Afinal, qual é melhor, a manteiga Ghee ou a manteiga tradicional?

Este é um assunto bastante complexo e pode dividir opiniões. Portanto, para ter uma base mais sólida para responder a esta dúvida, vamos falar antes das duas opções.

O que oferece a manteiga tradicional?

A menos que você esteja em uma dieta cetogênica, a manteiga provavelmente não é um dos seus alimentos preferidos. E por um bom motivo: uma colher de chá contém 20% de sua ingestão diária de gordura saturada. Então, caso você seja como uma boa parte das pessoas, precisa de bem mais que isso para cobrir uma fatia de pão.

No entanto, confira a situação da manteiga em relação a gordura saturada: já passou o tempo em que os cientistas acreditavam que a fonte completa de gordura em produtos lácteos encurtaria a vida das pessoas se consumida em excesso. Contudo, à medida que esses profissionais continuam suas pesquisas,  procurando uma ligação entre gordura saturada e doenças cardíacas, tendências como o bulletproof coffee (café com óleo de coco e especiarias) mudaram o tom da conversa.

“A gordura saturada já foi o principal inimigo da saúde pública”, relatou David Ludwig, professor de nutrição da Harvard T. H. Chan School of Public Health (EUA). "Mas não é isso que ela é e não é considerada saudável também. Ela era neutra", conclui.

Então, sim, é recomendado comer manteiga, desde que com moderação. Mas, você não precisa ter medo de cada colher de manteiga que você espalha no seu pão. Pois, a seguir estão as propriedades da manteiga (para uma colher de chá):

  • Açúcar: 0 g;
  • Calorias: 36;
  • Carboidratos: 0 g;
  • Fibras: 0 g;
  • Gordura: 4,1 g;
  • Gord. Saturada: 2,5 g;
  • Proteína: 0,04 g;
  • Sódio: 1 mg;
  • Vitamina A: 125 IU.

O que oferece a manteiga Ghee?

A manteiga Ghee é muito comum em uma série de terapias da medicina ayurvédica. Como, por exemplo, massagem e tratamento de alergias e queimaduras. Então, por isso muitos a consideram um superalimento (alimento benéfico para a saúde). Mas, assim como a manteiga tradicional, 100% das calorias da manteiga Ghee vêm da gordura. É feito de 99% a 99,5% de manteiga pura, já que a maioria dos laticínios foi removida.

E não é por este motivo que ela deve ser considerada como vegana. Só para ficar claro: a manteiga Ghee , não é vegana. De acordo com Bonnie Taub-Dix, criadora do site betterthandieting.com (EUA), ela ainda pode possuir vestígios de caseína e lactose, que podem afetar pessoas sensíveis. Ou seja, os intolerantes a laticínios ou lactose. No entanto, se você sofre de alguma alergia grave, a melhor escolha será o óleo de abacate ou óleo de coco.

Nutricionalmente, a Ghee fornece vitaminas A e E (e manteiga, para sua informação). Além disso, ela ainda possui ácido linoleico conjugado, capaz de ajudar a prevenir câncer colorretal e de mama. Contudo, ainda é possível encontrara butirato nela, um ácido graxo que ajuda na digestão.

Mas, assim como a manteiga tradicional, a manteiga Ghee também contém altos níveis de gorduras saturadas. Que é muitas vezes associadas a um aumento de doenças cardíacas coronárias na Índia, como sugere um estudo publicado no International Journal of Research in Ayurveda.

Assim, voltamos ao ponto de partida. Ela não é muito boa para a saúde, mas também não causa muitos problemas. A seguir, você pode conferir as propriedades nutricionais da Ghee (para uma colher de chá):

  • Açúcar: 0 g;
  • Calorias: 45;
  • Carboidratos: 0 g;
  • Fibras: 0 g;
  • Gordura: 5 g;
  • Gord. Saturada: 3 g;
  • Proteína: 0 g;
  • Sódio: 0 mg;
  • Vitamina A: 200 IU.

Então, qual é a melhor?

A  manteiga Ghee parece uma boa tendência, mas não é por isso que ela é mais saudável que a manteiga  tradicional, diz Bonnie. Se você levar isso em conta, realmente não há uma diferença substancial entre calorias e gorduras.

Portanto, a escolha é muito mais por conta de preferências ou restrições, como para os intolerantes a lactose, visto que a maior parte da sólida do leite foi removia na mnteiga Ghee.

Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.