Dieta Anti-Inflamatória: Guia para Iniciantes

Você já ouviu falar em dieta anti-inflamatória? A inflamação é a resposta natural do corpo para se proteger de infecções ou danos nos tecidos. Por exemplo, quando ocorre em certas partes visíveis do corpo, na pele ou na garganta, conhecemos os sintomas: vermelhidão e calor na área afetada.

No entanto, ocorre uma inflamação “invisível” no organismo, causada, entre outros fatores, pela ingestão constante de alimentos ricos em toxinas e substâncias pró-inflamatórias.

Portanto, podemos dizer que são alimentos ricos em aditivos ou proteínas que não podemos digerir. Ou seja, substâncias que não são reconhecidas pelo organismo como alimento. Em resposta a um corpo estranho, ele aciona um alarme nos glóbulos brancos (glóbulos brancos) para protegê-lo dessas toxinas.

Como resultado, o corpo aumenta a produção de substâncias que ajudam a combater a infecção, causando essa resposta inflamatória. No entanto, tudo isso é fisicamente exigente e os resultados possíveis são fadiga, dores de cabeça e dores musculares. E vai um passo além: se não for tratada, a inflamação pode se tornar crônica.

A longo prazo, além dos sintomas acima, também pode levar a várias doenças como diabetes, alterações de colesterol e triglicerídeos, obesidade, artrite, etc.

O que é a inflamação

A inflamação é a maneira do seu corpo se proteger de infecções, doenças ou lesões.

Como parte de uma resposta inflamatória, seu corpo aumenta a produção de glóbulos brancos, células do sistema imunológico e substâncias chamadas citocinas que ajudam a combater infecções. Os sintomas típicos de inflamação aguda (de curto prazo) incluem vermelhidão, dor, calor e inchaço.

A inflamação crônica (de longo prazo), por outro lado, geralmente é silenciosa e ocorre no corpo sem nenhum sintoma perceptível. Esse tipo de inflamação pode levar a doenças como diabetes, doenças cardíacas, doenças hepáticas e câncer. A inflamação crônica também ocorre quando as pessoas são obesas ou sob estresse.

Então, quando você vai a um médico ou nutricionista procurando por inflamação, eles geralmente pedem para verificar alguns marcadores sanguíneos, incluindo proteína C reativa (PCR), homocisteína, TNF alfa e IL-6.

Como a dieta anti-inflamatória funciona?

Uma dieta anti-inflamatória é uma dieta baseada em alimentos ricos em compostos que previnem a inflamação. Enquanto isso, o cardápio evita compostos conhecidos como pró-inflamatórios.

O principal objetivo desta dieta é combater a inflamação crônica e manter a saúde, prevenindo doenças cardiovasculares, câncer e outras doenças.

Hábitos Que Pioram A Inflamação

Certos fatores promovem a inflamação, especialmente quando ocorrem regularmente; como um estilo de vida pouco saudável.

Comer grandes quantidades de açúcar e xarope de milho rico em frutose é especialmente prejudicial. Causa resistência à insulina, diabetes e obesidade.

Coma carboidratos refinados, como pão branco; também pode contribuir para inflamação, resistência à insulina e obesidade Comer alimentos processados ​​e embalados também promove inflamação e danifica as células endoteliais arteriais.

Além disso, os óleos vegetais usados ​​em muitos tipos de alimentos processados ​​são outro culpado. Comê-los regularmente pode levar a um desequilíbrio de ácidos graxos ômega-6 com ômega-3, o que pode levar à inflamação.

O consumo excessivo de álcool e carnes processadas também pode ter efeitos inflamatórios no corpo. Finalmente, um estilo de vida sedentário é um fator não dietético que também promove inflamação.

Portanto, se você decidir escolher uma dieta anti-inflamatória, também precisa decidir mudar seus hábitos e combater aqueles que não são saudáveis ​​​​e podem piorar sua saúde.

Como reduzir a inflamação pela dieta

Então, se você quiser reduzir a inflamação, coma menos alimentos pró-inflamatórios e mais alimentos anti-inflamatórios. Use alimentos ricos em nutrientes que contenham antioxidantes e evite produtos ultraprocessados.

Os antioxidantes funcionam reduzindo o nível de radicais livres. Essas moléculas reativas são uma parte natural do metabolismo, mas se não forem controladas, podem levar à inflamação.

Sua dieta anti-inflamatória deve fornecer um equilíbrio saudável de proteínas, carboidratos e gorduras em cada refeição. Certifique-se de que também atende às necessidades de vitaminas, minerais, fibras e água do seu corpo.

Uma dieta considerada anti-inflamatória é a dieta mediterrânea, que demonstrou reduzir marcadores inflamatórios, como PCR e IL-6 (29, 30, 31).

Dessa forma, as pessoas obesas ou com síndrome metabólica, uma dieta baixa em carboidratos também pode reduzir a inflamação (32, 33, 34). Uma dieta vegetariana também tem sido associada à redução da inflamação (35).

O que não comer

É preciso evitar alguns alimentos na dieta porque promovem processos inflamatórios e aumentam o risco de doenças como obesidade, câncer ou diabetes. Esses alimentos incluem: por exemplo:

alimentos gordurosos, como bacon, frituras em geral, queijo amarelo, manteiga, leite integral, coalhada, pizza, margarina, nuggets de frango, lasanha congelada, molhos tipo ketchup e maionese;

Salsichas como linguiça, carnes tenras, presunto, salame, pastrami, xícaras e mortadela.

Alimentos ricos em açúcar, como biscoitos, sorvetes, refrigerantes, sucos em pó em caixa, engarrafados ou instantâneos, bolos, etc.;

Carnes vermelhas, como carne bovina, cordeiro e porco.

Todos esses alimentos podem ser consumidos com moderação na dieta diária, mas quem tenta seguir uma dieta anti-inflamatória precisa evitá-los completamente.