Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

Algum dia você parou para pensar que existe um lugar no qual as pessoas possuem bastante expectativa de vida e baixo índice de doenças crônicas? Então saiba que ela realmente existe. Portanto, essa região se encontra banhada pelo mar mediterrâneo, no qual consegue englobar o sul da França, sul da Espanha, a Itália e também a Grécia. Nesse sentido, alguns cientistas observaram que nesses lugares existiam muitas pessoas saudáveis. Então, os mesmos, ao perceberem que existia algo diferente com aquela região, conseguiram "descobrir" a dieta mediterrânea

O que é a dieta mediterrânea?

Você então deve estar se perguntando o que é a dieta mediterrânea. Portanto, é certo dizer que a  dieta mediterrânea se baseia em criar os mesmos hábitos alimentares das pessoas que moram na costa do Mediterrâneo. Entretanto, é errado considerar que ela é uma dieta prescrita. Portanto, o correto a se explicar é que ela faz parte de um padrão alimentar que pode se considerar como um estilo de vida. Assim, esse estilo de vida consegue combinar uma maneira saborosa de comer, beber e também de viver.

Ademais, esse padrão de alimentação pode sofrer variações de acordo com o país e a sua região, é justamente por esse fato que possui diversas definições. Entretanto, de maneira geral, o cardápio da dieta mediterrânea  engloba vegetais, frutas, legumes, nozes, feijão, cereais, grãos, peixe e gorduras insaturadas, como o azeite, e geralmente possui  uma baixa ingestão de carne e também de laticínios.

Como funciona?

Se você gostaria de saber como funciona essa dieta, saiba que ela considera-se por muitos nutricionistas como a dieta mais saudável que já existiu no mundo. Ademais, a base desse estilo de vida cheia são alimentos que são considerados como anti-inflamatórios, junto de outros que são  base de plantas e gorduras super saudáveis.

Assim, quando uma pessoa consegue seguir a dieta mediterrânea, ela vai alimentar-se de frutas, grãos integrais, vegetais, legumes, ervas e nozes. Ademais, todos esses alimentos compõe a pirâmide imposta pela dieta e cada refeição é centrada em torno dessas categorias de alimentos

A dieta mediterrânea emagrece?

Se você está pensando em investir na dieta mediterrânea para emagrecer saiba que geralmente ela não é prescrita como uma dieta para ter emagrecimento, mas sim como um estilo de vida bastante saudável que pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares assim como o diabetes tipo 2. Porém ,pode- se dizer que diversas pesquisas já comprovam que manter uma dieta mediterrânea pode emagrecer, sim.

Como fazer a dieta mediterrânea?

Por considerar-se como uma dieta flexível, isso torna-se um  motivo de haver uma forma correta de fazê-la.

Entretanto, mesmo assim ainda há algumas regras que devem ser cumpridas. Assim, logo abaixo você pode conferir quais são elas:

Assim, para conseguir fazer uma dieta mediterrânea você tem que Consumir livremente:

  • Legumes;
  • Frutas;
  • Nozes;
  • Sementes, legumes;
  • Batatas;
  • Cereais integrais, pães;
  • Ervas;
  • Especiarias;
  • Peixe;
  • Marisco ;
  • Azeite extra-virgem

Fazer um consumo com moderação:

Aves;

ovos;

queijo;

iogurte

Consuma raramente apenas:

  • carne vermelha;

Não consuma:

  • Grãos refinados;
  • Bebidas que forem açucaradas;
  • Açúcares no qual sejam adicionados;
  • Carne  processada;
  • Óleos refinados e outros alimentos altamente processados.

Princípios gerais quando adquirir um estilo de vida com uma dieta mediterrânea

O azeite  torna-se a sua principal fonte de gordura;

A pessoa deve comer vegetais a cada refeição no qual pode ser 100 g para verduras, 100 g de tomates e 200 g de outros vegetais, por exemplo;

A pessoa deve realizar  pelo menos duas refeições que sejam base de leguminosas por semana;

Consuma ao menos duas porções de peixe em cada semana;

Deverá fazer o consumo de pequenas quantidades de carne não mais do que uma ou duas vezes na  semana;

Dar preferência para as frutas frescas, frutas que sejam secas ou até aderir nozes como um lanche ou uma sobremesa;

Se optar pelo iogurte, você pode consumi-lo todos os dias da semana, mas o queijo deve ter um limitado a cerca de 30-40 g por dia;

Outra regra é comer pães e cereais integrais com as refeições;

A pessoa também pode fazer o consumo de vinho tinto  com as refeições, mas não deve beber para ficar bêbado e limitar a quantidade de dias que essa mesma bebe. Ademais deve adicionar  alguns dias sem álcool durante a sua semana;

Por fim, pode desfrutar de doces ou bebidas doces sem sementes em ocasiões especiais.

Alimentos que devem ser a base da sua dieta

Logo abaixo você pode conferir quais grupos alimentares você pode adotar a sua dieta mediterrânea , com diversas opções para você escolher.

Frutas e vegetais nutritivos

É importante ressaltar que tanto as frutas como os vegetais formam a base da pirâmide na dieta mediterrânea.  Assim, é recomendado ter o consumo de até sete a dez porções ao dia. Dessa forma você acaba proporcionando ao seu organismo nutrientes como vitamina C, vitamina A e também o magnésio. Esses nutrientes são super necessários para a sua saúde em geral. Além disso, esses alimentos costumam não possuir  tantas calorias.

Grãos integrais

Grande parte da dieta mediterrânea comporta os grãos integrais. Dessa forma, é importante ressaltar que  eles podem auxiliar na redução  do risco de diabetes tipo 2 assim como também na prevenção de doenças cardíacas. Portanto, além de possuir bastante fibras, é um nutriente que ajuda no combate à prisão de ventre e auxilia que você se sinta saciado após as refeições.

Feijões e leguminosas

É possível considerar que eles formam uma parte importante na dieta mediterrânea. Ademais, é "obrigatório" compor o seu cardápio. Isso se dá pelo motivo de que os feijões e leguminosas são tidos como a maior fonte de fibra, assim como são  ricos em proteínas. Tudo que o seu corpo precisa  para manter os músculos fortes, fortalecer  o sistema imunológico e promover mais crescimento de novas células

Nozes e sementes

A princípio, tanto  nozes quanto básicas costumam possuir muitas calorias. Entretanto essas calorias não são vazias, pelo contrário. Dessa forma, este alimento é cheio de fibras, proteínas e também  gorduras saudáveis que são importantes para o bom funcionamento do corpo.

Bebidas

É importante ressaltar que a principal bebida para admirar a dieta mediterrânea deverá ser somente a água. Entretanto,  na dieta você pode incluir pequenas  quantidades de vinho tinto. Assim, é importante considerar cerca de 1 cálice por dia se a pessoa for mulher, e dois cálices quem for homem.

Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.