Se você está apenas começando ou tem uma prática de nutrição estabelecida, é sempre importante considerar como você irá adquirir novos pacientes. Para ter um consultório de sucesso, além de muito trabalho e dedicação, é preciso manter uma estratégia de divulgação dos seus serviços como nutricionista para atrair o público e fidelizar seus primeiros ou novos pacientes.
Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas de como divulgar seus serviços de forma eficaz e destacar seu escritório!
Primeiro, verifique seu código de ética
Certifique-se de revisar o código de ética do comitê que regulamenta sua profissão antes de iniciar a divulgação. É importante compreender as normas e comportamentos recomendados pelas instituições, em relação aos seus colegas de profissão e pacientes. Com uma boa compreensão do código de ética, você pode evitar publicidade inadequada e, assim, evitar punições do conselho.
Participe on-line
Se você ainda não o fez, agora é a hora de iniciar seus esforços de comunicação on-line, pois os pacientes estão cada vez mais procurando conselhos na internet. Atualmente, estar presente no ambiente digital é fundamental para ser detectado pelos pacientes.
Portanto, tenha um site sólido, de fácil navegação e com todos os seus contatos e informações. Curiosamente, o site é responsivo e pode ser acessado de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Como apenas ter um bom site não é suficiente nos dias de hoje, uma técnica de marketing que você pode usar para melhorar a classificação do seu site nos buscadores é o SEO – Search Engine Optimization, ou seja, Search Engine Optimization.
O SEO é fundamental para que seu consultório ou clínica apareça de forma consistente no primeiro resultado de busca orgânica, ou seja, sem investimento financeiro.
Os mecanismos de busca avaliam diversos fatores de ranqueamento na busca orgânica, entre eles: uso de palavras-chave no conteúdo (sem exageros); frequência de atualizações do blog ou site; tamanho da fonte; links para sites conhecidos. No entanto, lembre-se: blogar com conteúdo relevante e interessante ainda é a maneira mais eficaz de aumentar seus rankings.
Escolha pelo menos uma rede social
Estar nas redes sociais é obrigatório hoje! Esta é uma maneira simples e eficaz de se aproximar do paciente. Não importa qual rede você escolher, crie uma página institucional para sua clínica ou clínica de nutrição e forneça conteúdo interessante.
O ideal é que essas mídias sejam atualizadas frequentemente com temas relevantes para os interesses do seu público e sua profissão, como dicas, receitas e motivação para viver uma vida saudável. Aparecer nessas mídias aproximará o consultório de seus pacientes.
Mas ter uma rede social, site e blog de nada adianta se você não tiver conteúdo atualizado e envolvente para atender seus pacientes. Com esse conteúdo, poucas palavras-chave e pouca entrada, as pessoas vão começar a prestar mais atenção em você e lembrar de você. Se necessário, você também pode buscar apoio profissional, como uma agência ou especialista em marketing digital.
Construir uma marca forte
Ter uma marca confiável e forte que vale a pena lembrar e reconhecer é a maior aspiração de qualquer empresa em qualquer setor.
Como seu serviço envolve a percepção do paciente e a confiança em sua prática de nutrição e em sua marca, é importante se esforçar para superar suas expectativas, investindo em um bom serviço em todos os funcionários em todos os momentos e práticas de contato. Por isso, procure sempre manter um bom relacionamento e uma boa comunicação com os pacientes. Além disso, é preciso proteger e divulgar sua marca, aplicando-a em papelaria, cartões de visita, receitas, fachadas de escritórios, sites, redes sociais, etc.
Se você ainda não tem logo e identidade visual, uma boa opção é procurar um designer ou agência de comunicação visual que possa fazer isso por você.
Invista em bons serviços e relacionamentos
Ter um bom relacionamento com seus pacientes manterá você e seus cuidados em mente quando eles precisarem ou encaminharem alguém a um nutricionista.
Lembretes de mensagens pré-consulta ou contato pós-consulta para ver se um paciente tem alguma dúvida ou está seguindo as recomendações podem superar e fortalecer as expectativas e a confiança em seu consultório de nutrição.
Outra maneira simples de manter um relacionamento é se inscrever para receber e-mails de pacientes e enviar boletins informativos, cartões de aniversário, lembretes e muito mais. Ao construir um relacionamento diferenciado com seu paciente, ele terá uma experiência melhor e o encaminhará para mais pessoas.
Estratégias de marketing para nutricionistas
Faça uma pesquisa de mercado
Sei que em breve vamos querer colocar em prática o que aprendemos ou vimos, como criar uma conta no Instagram para nutricionistas. Mas antes de fazer a escrituração, lembre-se do que dissemos acima: como você se diferencia? Pois bem, para isso, faça uma pesquisa sobre o mercado e sua realidade. O que falta no mercado, o que posso oferecer como atrativo, quais são meus pontos fortes e como me comunico com meu público?
Pesquise seu cliente ideal
É preciso não pensar que o cliente ideal é apenas aquele que paga.
Se você está falando para multidões de pessoas, você está dando esforço e dinheiro. Nem sempre, há pessoas nesse grupo que realmente querem ouvir de você. Ou seja, perda de tempo!
Adotar uma estratégia de marketing digital é tão importante para nutricionistas quanto qualquer outra profissão – até mesmo a própria agência de marketing.
No entanto, percebe-se que os nutricionistas já estão utilizando as redes sociais para o crescimento, principalmente em seu próprio marketing. Mas postar nas mídias sociais é suficiente para que os nutricionistas comercializem digitalmente de forma eficaz e gerem resultados que reflitam sua agenda?
Realidade do mercado
Como mencionado acima, quase todo nutricionista cria uma conta no Instagram para dar dicas e interagir com o público. Alguns até vendem cursos, tutoriais, palestras, etc.
Não há nada de errado com isso. No entanto, é justamente por isso que é necessário distinguir dos demais. Afinal, existem centenas de nutricionistas na sua cidade fazendo a mesma coisa. Então, a pergunta que fica é: como diferenciar?
Construir sua persona de comprador ou cliente ideal é fundamental para você trabalhar duro e investir em pessoas que lhe darão recompensas reais.