Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

A grande maioria das pessoas já tiveram a oportunidade de ter o açúcar em sua mesa. Dessa forma, esse produto é um dos produtos mais presentes no dia a dia de todos os brasileiros! Nesse sentido, o açúcar traz e dá mais sabor aos cafés , sucos, bolos, vitaminas e tantas mais receitas do nosso cotidiano. Entretanto, apesar do açúcar "comum" promover mais aditivos por ter passado por um grande processo químico, o  que não é nada saudável para nós. Entretanto, é possível apostar em  outras alternativas mais saudáveis para poder adoçar suas refeições.

Então, hoje te apresentaremos o açúcar mascavo – ele é  mais recomendado que o açúcar  branco e se mantém refinado por conta de seus nutrientes. Por isso, esse conteúdo dispõe de assuntos exclusivos sobre tudo sobre o açúcar mascavo. Dessa forma, se você está disposto a entrar numa vida um pouco mais saudável, acrescentar o açúcar mascavo pode ser uma ótima alternativa para você. Portanto, logo abaixo você pode conferir muitas informações acerca desse produto incrível que vem ganhando o coração de muitos brasileiros.

Qual a diferença entre o açúcar mascavo e o açúcar comum?

A princípio, é importante ressaltar que muitas pessoas ainda não sabem a diferença do açúcar mascavo para o comum, mas  vamos contar. Nesse sentido, o açúcar branco tradicional é consequência de um longo processo químico. Ademais seu refinamento diminui ovalor nutricional, e sua cor só existe por causa  de adição de substâncias químicas a ele. Entretanto, no caso do açúcar mascavo, por outro lado, não existem esses processos de industrialização, é feito com mais "naturalidade".

Ademais, é importante ressaltar que esse açúcar dispõe de um sabor ainda mais forte no qual é tido como similar ao cado de cana. Assim, se torna mais facilmente perceptível ao nosso paladar. Além disso, o açúcar mascavo possui menos calorias que o Refinado e os seus oxidantes presentes no Mascavo podem ajudar no combate dos radicais livres que colaboram para o envelhecimento das células em  nosso organismo  e que são responsáveis por muitas doenças.

Qual açúcar é mais saudável: mascavo ou Açúcar Branco?

Embora muita gente faça uso do açúcar tradicional é importante avisar que no ponto de vista dos nutricionistas, o açúcar mascavo é um dos mais recomendados por ser mais natural e também bem mais saudável.

Dessa forma é possível dizer que no âmbito nutricional o açúcar Branco pode trazer mais consequências para a saúde. Portanto, adquirir ao açúcar mascavo é cuidar bem da sua saúde, justamente por ele ser considerado um produto menos burlado a sua forma original.

Quais são os benefícios apresentados pelo uso do açúcar mascavo?

Como já dito, o açúcar tradicional é passado por alguns processos químicos que em consequência levam seus nutrientes e trazem aditivos. Dessa forma, é certo dizer que para quem busca uma dieta mais balanceada e nutritiva, o ideal é que a pessoa comece a fazer uso do açúcar mascavo. Portanto, se você é uma dessas pessoas que estão em busca de uma vida mais saudável, aqui vai alguns benefícios do produto.

O açúcar mascavo é considerado como uma fonte de Potássio

O açúcar mascavo contém várias  propriedades da sua fonte original, a cana.

Nesse sentido, ele também têm  alguns dos nutrientes que a compõem. Portanto, um desses nutrientes é o potássio,que é  um dos minerais mais essenciais  para o funcionamento do nosso corpo humano, que também é encontrado na cana.

Possui menos aditivos químicos para a sua mesa

O açúcar mascavo não vai por todo o mesmo procedimento para o refinar que o açúcar branco e, dessa forma, não contém  as muitas quantidades de aditivos químicos que o tradicional açúcar de mesa possui

Digestão fácil e prolongada

A digestão do açúcar mascavo é mais fácil. Então, em comparação com o açúcar branco, o mascavo possui diversos carboidratos mais complexos.

O que é que o açúcar mascavo dispõe?

  • É um produto que não recebeu nenhum tipo de aditivo  químicos para deixá-lo mais claro.
  • Pode ser considerado como um produto que é rico em antioxidantes.
  • É mais digerível e assimilável no sangue em relação ao açúcar  refinado.
  • Desvantagem no consumo do açúcar mascavo.

Como tudo nessa vida possui pontos positivos e negativos, trazemos para você as desvantagens do açúcar mascavo. Portanto, é importante ressaltar que esse produto , ou de qualquer outra categoria, pode vir a causar  sérios danos à nossa saúde corporal.  Nesse sentido, é muito  importante consumi-lo de forma moderada, pois só  assim os minerais nele presentes poderão beneficiar nossa saúde. Abaixo está a listagem com os pontos negativos

  • pode causar diabetes nas pessoas;
  • causa danos aos nossos dentes;
  • pode causar varizes pelo corpo;
  • pode causar danos ao sistema digestório de quem o utiliza;
  • impede a absorção de proteínas;
  • afeta a estrutura do DNA.

Entretanto, é importante falar que muitas dessas vezes acontece esse tipo de situação por fatores de uso sem moderação. Porém, esse produto pode ser um grande aliado para quem busca melhorar sua vida saudável.

Receitas clássicas utilizando açúcar mascavo

Se você gostaria de saber mais sobre o açúcar mascavo, saiba que ele  é bastante utilizado principalmente como um ingrediente na confeitaria/pastelaria. Portanto Este mesmo produto aporta um sabor exclusivo  e forte, proveniente do melaço, por isso fica excelente para preparações em bolos úmidos e escuros, como:bolos com especiarias, bolos com café,brownies, bolos ou pães de mel, e até bolos de chocolate. Por fim, ele também pode ser utilizado em preparos com molhos e também  para adoçar bebidas quentes, como por exemplo, café ou chá.

Pessoas que são consideradas como Diabéticos podem  consumir açúcar mascavo?

Diabéticos podem sim fazer o consumo do açúcar mascavo. Entretanto, é bom afirmar que tem que ser em pouca quantidade. Nesse sentido, vale ressaltar que todo o consumo de açúcar deve ser controlado e supervisionado exclusivamente por um médico endocrinologista e/ou nutricionista, recomenda a especialista Marcela.

Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.