Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

O coco é um alimento que oferece muitos nutrientes aos consumidores, nesse sentido, o coco pode ser matéria prima para diversas coisas, por exemplo, óleo de coco, leite de coco, cocada, entre outros.

Nessa perspectiva, o leite de coco é bastante saudável, prático e pode ser utilizado de diversas formas, além disso, tem ganhado muito espaço nas receitas e pratos brasileiros.

Atualmente, o leite de coco se destaca em diversos pratos brasileiros, sendo incrementado em grande variedade de comida, seja eles pratos doces ou salgados. Além disso, também utiliza-se o leite de coco para promover sabor as bebidas, por exemplo, shakes, vitaminas e até alguns drinks alcoólicos, o leite de coco pode estar presente em tudo que você pode imaginar!

Além disso, o leite de coco também está ganhando espaço para substituir alguns alimentos, por exemplo, o leite de vaca, sendo consumido o leite de coco in natura.

Nesse sentido, a utilização do leite de coco como substituto do leite de vaca, está sendo mais consumido por pessoas veganas, ou seja, aquelas que não se alimentam é nem consomem produtos com origem animal.

Além disso, pessoas com intolerância e alergia a lactose, e também pessoas que estão em busca de mais saúde na alimentação.

Então, em resumo, o leite de coco apresenta grandes motivos para ser consumido, pois, é um líquido bastante saboroso, saudável, oferece muitos nutrientes aos consumidores, é prático de se utilizar e é bastante versátil, podendo ser utilizado em diversas receitas.

Se você quer saber mais sobre o leite de coco, continue a ler este artigo e saiba mais!

Origem do leite de coco

A origem do leite de coco se deu apenas combinando a polpa do coco maduro junto à água.

Segundo estudos, essa receita foi desenvolvida pelos africanos.

Nesse sentido, vale informar que o primeiro registro de utilização do leite de coco, veio das observações realizadas pelo português Frei João dos Santos, na África, segundo o historiador potiguar Câmara Cascudo.

Do miolo do coco fresco se tira leite com que cozem arroz, ralado com um ralo bem lavado em duas ou três águas, e espremido entre as mãos, de modo que lhe façam lançar toda umidade que tem. E d’esta maneira fica com o coco tão seco e miúdo, como farelo de pau, e pelo contrário a água em que foi lavado fica tão grossa, que se parece leite de vacas muito alvo, ou de amêndoas, e com essa água se faz o arroz de leite tão bom que fica mais saboroso que pudera ficar, se fora cozido em qualquer outro leite. (Etiópia Oriental, editado em Évora em 1609).”

Essa foi uma descrição realizada do leite de coco pelos africanos.

O leite de coco foi trazido no século XVI e 1XVII pelos portugueses e os africanos que o difundiram.

Então, o leite de coco se espalhou por todo o Brasil, iniciando principalmente na Bahia, onde se concentrava as maiores plantações de coqueiros - conhecidas por ter uma água de coco bastante saborosa e gostosa.

Nesse sentido, o leite de coco foi ganhando cada vez mais espaço na culinária brasileira, chegando até a modificar algumas receitas de pratos típicos que aqui já eram realizados.

Por exemplo, o cuscuz e a baba de moça. Quando eles cozinhavam o cuscuz era originalmente feito de carros e outros temperos ao invés de utilizarem o leite de coco. Em relação ao doce “ovos moles de Aveiro” era uma receita portuguesa e só era feito a partir das gemas de ovos misturados com a calda de açúcar.

Então, aqui no Brasil passaram a acrescentar o leite de coco à essas receitas, criando então o doce “baba de moça” em que é muito conhecido em diversos cantos do Brasil.

Dessa forma, após as primeiras incrementações de leite de coco nas receitas, eles passaram a incrementar mais e mais, fazendo os testes para ver se a comida ficava boa.

Assim, foi levando o leite de coco para utilização e realização de várias receitas, por exemplo, o famoso bobó de camarão, os pudins, bolos, canjicas, moqueca de peixe, cuscuz com leite de coco, vatapá, cremes, arroz com leite de coco, entre outros que são bastantes conhecidos em todo o país.

Como fazer o Leite de Coco em casa

Se você é uma pessoa em que curte a utilização do leite de coco em receitas ou para outros fins, neste tópico vamos te ensinar a fazer o seu próprio leite de coco em casa, já que muitas pessoas não gostam de utilizar produtos industrializados e preferem os caseiros.

  1. Produzir a partir do creme de coco

Primeiramente, você deverá realizar a compra de 1 lata ou de um vidro de creme, ou leite de coco industrializado.

Em seguida, você deverá adicionar aproximadamente 500 ml de água e depois deverá misturar bem ou se preferir bater no liquidificador, até que fique homogêneo.

Então, o resultado será o leite de coco pronto para a utilização.

Na hora de escolher o leite de coco industrializado, é indicado que você escolha um que não possua tanto açúcar e possua menos aditivos químicos, como saborizantes, espessantes e outros conservantes artificiais que são geralmente utilizados.

  1. Produzir a partir do coco seco

Para produzir através do coco seco, você deverá ter 1 coco seco e 700 ml de água quente.

Então, você deverá retirar a água e colocar o coco seco em um forno alto por cerca de 20 minutos, isso ajudará com que a polpa desgrude com mais facilidade da casca.

Após isso, você deverá retirar o coco do forno e deverá enrolar em algum pano de prato ou uma toalha.

Depois disso, você deverá bater o coco contra a parede ou o chão para que a polpa consiga desgrudar da casca.

Em seguida, você deverá cortar a polpa em pedaços e deverá bater com os 700 ml de água quente em um liquidificador ou em um processador por cerca de 3 minutos.

Depois disso, você deverá passar em uma peneira fina e seu leite de coco estará pronto, é recomendado que armazene em uma jarra.

Você pode armazenar o leite de coco na geladeira por até 3 dias.

A polpa do coco poderá produzir biscoitos, farinhas, coco ralado, entre outros.

Vale informar que se você quiser um leite de coco mais resistente, você deve diminuir a quantidade de água.

Benefícios do leite de coco

O leite de coco é um alimento que possui grande quantidade de “gordura boa”, pois é fácil de ser digerido pelo organismo e transformado em energia para o nosso corpo.

Além disso, o leite de coco é rico em vitaminas C, B1, B3, B5 e B6, ótimos para promover a saúde do nosso corpo.

Também possui muitos sais minerais, por exemplo, cálcio, potássio, ferro, selênio, zinco, magnésio, fósforo, além de proteína, arginina e ácido láurico.

Entre os benefícios do leite de coco vale destacar os seguintes:

  • Ótimo fornecedor de energia;
  • Controla os índices de colesterol
  • Promove mais sensação de saciedade
  • É ótimo para nutrir a pele e o cabelo
  • Ajuda na prevenção de processos inflamatórios
  • Auxilia na prevenção de anemia
  • Ajuda no combate a infecções no organismo
  • Previne câimbras
  • Pode ajudar a emagrecer
  • Não contém lactose, ideal para quem tem intolerância à lactose.
Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.