Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

Não é nenhum segredo que beber com o estômago vazio pode ser prejudicial e exacerbar os efeitos colaterais de beber no dia seguinte. Portanto, uma alimentação adequada antes de beber é muito importante para a recuperação e alívio dos famosos sintomas da ressaca, como dores de cabeça e de estômago, náuseas e perda de apetite. Então, é de suma importância conhecer os alimentos para comer antes de beber álcool.

Quando uma pessoa fica muito tempo sem comer, as bebidas alcoólicas são absorvidas pelo intestino delgado e entram na corrente sanguínea de forma mais rápida. Mas, com as escolhas alimentares certas, o álcool é absorvido lentamente porque leva mais tempo para o estômago esvaziar. Desta forma, ele passa a ser menos tóxico para o organismo.

O melhor de verdade é, claro, não ingerir bebidas alcoólicas em grandes quantidades e com frequência. No entanto, se você decidir beber álcool, é importante saber quais alimentos para comer antes de beber álcool para prevenir o desconforto e proteger seu corpo dos efeitos nocivos do álcool. Para te ajudar, vamos listar a seguir os 12 melhores alimentos para comer antes de beber álcool!

01 - Ovos

Os ovos se trata de alimentos muito nutritivos e satisfatórios, sendo que para cada ovo de 56 gramas, 7 gramas são de proteína (1).

Ingerir alimentos ricos em proteínas, como é o exemplo de ovos, antes de consumir álcool pode ajudar a retardar o esvaziamento gástrico e desacelerar a absorção de álcool (2 Trusted Source, 3 Trusted Source).

Além disso, a proteína se trata de um macronutriente que mais sacia, o que proporciona a você uma sensação e satisfação por mais tempo, reduzindo o risco de compulsão alimentar noturna induzida pelo álcool (4).

Como o álcool reduz a supressão e demonstrou aumentar o apetite, escolher uma refeição completa antes de beber álcool à noite pode ser uma escolha inteligente para reduzir os desejos mais tarde (5).

Além disso, os ovos são versáteis, portanto, te oferece possibilidades variadas para o consumo. Pois, você pode preparar ovos mexidos, cozidos ou junto com vegetais, que pode ser qualquer um que você goste.

02 - Banana

Entre o copo e outro, o potássio aparace como um dos nutrientes mais eliminados pelo organismo, e, portanto, a falta dele pode levar a alguns problemas em seu sistema nervoso e muscular. No entanto, as bananas possuem muitos agentes de potássio e repõem as reservas do seu organismo. Pois, ajudam a reduzir a perda de uma grande quantidade de água do organismo, que é exatamente o que ocorre ao consumir bebidas alcoólicas. Então, pelo fato de conter muita água, a fruta mantém o corpo hidratado.

03 - Iogurte grego

O Iogurte grego se açúcar, se trata de um produto que possui um equilíbrio excelente entre proteína, gordura e carboidratos. E, por tanto é um dos melhores alimentos para comer antes de beber álcool. no entanto, a proteína possui propriedades especiais para ocasionar um digestão mais lenta. Além disso, tem a capacidade de reduzir os efeitos do álcool em seu organismo.

No entanto, ainda possui ação no combate a fome durante a noite que o álcool proporciona, pois, te matem satisfeito por muito tempo.

04 - Abacate

Escolher frutas antes de algumas bebidas pode ajudar a aumentar os níveis de potássio no corpo e prevenir a desidratação. Além disso, os abacates contêm alguns compostos que protegem contra danos no fígado. Pois, beber muito álcool pode danificar os órgãos. Abacates possuem uma boa fonte de gordura corporal. Portanto, consumir esta fruta antes de beber álcool pode retardar a absorção do álcool na corrente sanguínea. Sirva como vitamina com leite, naturalmente ou preparado com guacamole para servir com torradas.

05 - Pudim de Chia

As sementes de chia se tratam de uma fonte excelente de fibras e proteínas, além de micronutrientes importantes, como magnésio, manganês, fósforo e cálcio (17). No entabto, de forma individual a fibra pode ajudar a retardar o esvaziamento gástrico e reduzir a absorção de álcool no sangue (3 Trusted Source, 18 Trusted Source).

Além disso, as sementes de chia posuem muitas propriedades antioxidantes. Como, por exemplo, o ácido rosmarínico, ácido gálico e ácido cafeico, que podem oferecer prevenção aos danos às células e proteção para o seu fígado (19 Trusted Source, 20 Trusted Source).

O pudim de chia é uma receita bem fácil de preparar. Pois, basta misturar 3 colheres de sopa (42 g) de sementes de chia em  1 xícara (237 ml) de leite ou leite não lácteo e sua escolha de frutas, nozes, especiarias e adoçantes naturais.

06 - Salmão

este se trata de um peixe muito rico em alfa-cetoglutarato, que é uma enzima que supostamente oferece ajuda na redução dos sintomas da ressaca. Por conter ômega-3 e ser uma boa fonte de vitaminas do complexo B, o salmão pode ajudar a reduzir a inflamação cerebral, que é um consequência do consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Além disso, promove um bom fluxo sanguíneo para os tecidos, fornece oxigênio e exclui as toxinas do corpo.

07 - Bagas

Bagas da mesma forma que os morangos, amoras e mirtilos são embalados com nutrientes essenciais, que inclui fibras, manganês e vitaminas C e K (21).

Eles ainda contam com um alto teor de umidade, o que pode ajudá-lo a se manter hidratado, minimizando os efeitos do álcool e prevenindo a desidratação (22).

Além disso, consumir alimentos ricos em antioxidantes, como é o exemplo as frutas verelas, pode agregar proteção as suas células dos danos causados ​​pelo álcool.

Um estudo em animais revelou que os mirtilos foram eficazes no aumento dos níveis de vários antioxidantes no fígado, o que pode ajudar a proteger contra o estresse oxidativo que o álcool costuma causa ( 23 Trusted Source).

08 - Quinoa

Este grão é rico em magnésio e potássio, nutrientes que reduzem os danos causados ​​pelo álcool. Além disso, o quinoa possui agentes antioxidantes que protegem o corpo dos radicais livres produzidos pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Então, aposte neste grão na sua sopa ou salada antes de beber.

09 - Frutas

As frutas são uma maneira de garantir que você esteja hidratado antes de começar a ingerir álcool. Mas, para isso, prefira alimentos ricos em água, como, por exemplo, a melancia, morango e melão.

10 - Água

Mas, claro, a fruta sozinha não pode fazer o trabalho completo! Então, antes de chegar ao bar ou restaurante, tome aquele copo de água para não sobrecarregar seu corpo com álcool.

11 - batata-doce

A batata-doce é uma fonte de carboidratos complexos e potássio, que ajudam no equilíbrio do corpo e na redução dos efeitos do álcool. No entanto, as vitaminas A, B e C deste alimento possuem propriedades antioxidantes que ajudam a combater os danos causados ​​pelos radicais livres causados pelas bebidas alcoólicas. Como uma fonte rápida de energia, ajuda a reduzir a chance de hipoglicemia ao beber bebidas alcoólicas.

12 - Melão

O melão é rico em água e pode ajudá-lo a se manter hidratado quando ingere álcool. Por exemplo, a melancia é composta por cerca de 92% de água, por sua vez, o cantalo upe possui cerca de 90% (31 Trusted Source, 32).

Além disso, essas frutas possuem grande concentração de eletrólitos importantes. Como, por exemplo, o potássio, que pode ser esgotado de forma muito rápida ao beber muito álcool (31 Trusted Source, 32 , 33 Trusted Source).

Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.