Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

O foco em manter uma vida saudável, ocupada e as pressões do trabalho têm levado cada vez mais pessoas a buscarem incorporar hábitos saudáveis ​​no seu dia a dia. Aliás, cuidar da mente e do corpo tem um papel importante para quem quer uma melhor qualidade de vida.

Você está interessado em viver mais e melhor? Então, você deve rever alguns costumes no seu dia a dia. Como reorganizar sua mentalidade e tentar ser mais otimista e positivo? Parar de fumar? Parar de comer alimentos não saudáveis ​​e fast food todos os dias? Ou começar a praticar um novo esporte? Afinal, é possível mudar alguns pequenos hábitos e ter grandes efeitos na sua saúde.

Abordaremos algumas dicas de como desenvolver hábitos mais saudáveis ​​e como essa prática irá melhorar sua qualidade de vida. continue lendo!

1 - Tenha uma alimentação saudável

O hábito de ter uma alimentação balanceada também contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida. "Você é o que você consome" é muito verdadeiro. Afinal, tudo o que comemos é processado pelo organismo e pode ou não contribuir para uma saúde melhor.

2 - Durma bem

Procure sempre ter uma boa noite de sono. Embora seja recomendado dormir 8 horas por dia, o corpo de todos precisa de diferentes quantidades de descanso, alguns mais, outros menos. Assim, só você pode saber quantas horas precisa descansar para se sentir realmente bem. Também é importante notar que o sono e o estresse são dois fatores correlacionados. Isso porque, quando não dormimos bem, os hormônios responsáveis ​​pelo humor e bem-estar mudam, o que afeta diretamente o nosso humor.

3 - Pratique exercicio fisicos

Seja por preguiça ou falta de tempo, a verdade é que é fácil criar motivos para não se exercitar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 47% da população brasileira é gravemente inativa fisicamente. Dessa forma, quase metade dos brasileiros não se exercita!

4 - Priorize a sua saúde mental

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar do seu corpo. O estado mental afeta diretamente a qualidade de vida de uma pessoa, portanto, tenha uma atitude positiva. Então, cuide de seus pensamentos e evite colocar muita ênfase nas emoções negativas. Tente vivê-lo dia após dia.

5 - Tome banhos gelados

Embora o Brasil seja um país tropical e bastante quente, os banhos frios geralmente não são consistentes entre os brasileiros. Muitas pessoas são boas em banhos quentes. No entanto, o uso de água fria pode proporcionar mais benefícios ao seu corpo. Além disso, é muito mais fácil cuidar da sua saúde no verão.

O ideal é que a temperatura da água esteja em torno de 20°C. De qualquer forma, é recomendável ajustar esse número até atingir uma temperatura moderada que não seja desconfortável.

6 - Tenha momentos para relaxar

Sejamos honestos, as pessoas muitas vezes acham sua vida cotidiana estressante, seja no trabalho, no transporte público ou simplesmente porque precisam resolver problemas cotidianos. É por isso que é tão importante separar partes de sua rotina diária para relaxar. Idealmente, use esse tempo para se concentrar em algo que você goste, seja assistir a uma série, ler um livro, ouvir música, fazer exercícios físicos ou jogar um jogo. Outra opção é dedicar-se ao lazer total, que acaba por funcionar como uma espécie de meditação, ajudando a acalmar a mente.

7 - Dê adeus ao cigarro e evite bebidas alcoólicas

Fumar é muito prejudicial ao nosso corpo, isso não é novidade e deve ser evitado a todo custo se nosso objetivo é nos mantermos saudáveis. Além de aumentar as chances de desenvolver câncer de pulmão ou boca, fumar também pode deixar nosso corpo fraco e cansado. As bebidas alcoólicas podem ser consumidas mesmo com moderação, mas também podem causar sérios problemas para o organismo. Por isso, o ideal é evitar usá-los e usá-los apenas em ocasiões especiais.

8 - Evite fazer dietas loucas

Aqui, também vale a pena aconselhá-lo a evitar uma dieta muito rigorosa. Uma solução que promete que você perderá 5 quilos em uma semana não funcionará.

Eles podem até ter um efeito rebote - você corre o risco de ganhar peso depois de começar a comer novamente. Por isso, o ideal é procurar a ajuda de um nutricionista e endocrinologista para o acompanhamento necessário sem comprometer a saúde.

9 - Não pule refeições

Evite descansar muito entre as refeições. Esse hábito pode prejudicar sua saúde. Se você não comer por muito tempo, é provável que esteja com muita fome. Dessa forma, você vai comer demais na próxima vez que comer.

É ideal para tomar café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e jantar. Tenha cuidado para comer quantidades moderadas de alimentos ao longo do dia. O estado ideal é fornecer energia ao corpo. Dessa forma, você terá o caráter necessário para realizar todas as atividades que precisa realizar e não se sentirá fraco.

10 - Meditar

Praticar meditação ou usar técnicas de mindfulness é um dos hábitos saudáveis ​​que vão ajudar a acalmar a mente, melhorar o foco e o relaxamento; fomentar a criatividade, a imaginação e a resiliência; aprender a respirar em situações estressantes; melhorar a autoestima e treinar a autodisciplina; reduzir a ansiedade ; durma melhor e melhore seu sistema imunológico. Portanto, comece praticando cinco minutos de silêncio uma vez por dia, e você já poderá ver seus efeitos em sua vida diária.

11 - Alongar-se durante o dia

Trabalhar na mesma função o dia todo, principalmente para quem precisa usar um computador diariamente, pode levar a sérios problemas físicos. Ficar sentado por horas a fio pode levar à obesidade, problemas de coluna e circulação, dores musculares e fadiga. Então, tudo isso pode se acumular ao longo do tempo e criar uma sensação de desconforto que prejudica o desempenho no trabalho.

Portanto, mover os dedos, subir e descer escadas, levantar a cada 30 minutos por 5 minutos, mexer a cintura, braços e pernas são todos os alongamentos que você pode fazer todos os dias em um ambiente de trabalho para uma boa qualidade de vida.

12 - Suba escadas em vez de usar o elevador

Aderi a este novo hábito há alguns anos. É muito interessante notar as nuances que as coisas simples trazem para nossas vidas. Esse hábito fortalecerá suas pernas, melhorará o retorno do sangue ao coração, ajudará a combater as varizes e aumentará sua aptidão cardiorrespiratória – ou seja, você terá mais respirações. Se você está acostumado a subir escadas, intensifique seu treinamento: dois níveis de cada vez! Só evite se usar salto alto ou carregar muitas coisas.

13 - Saiba perdoar

Se o fracasso do seu ente querido não foi suficiente para cortar você para sempre, deixe a mágoa no passado e siga em frente.

14 - Ajude seus entes queridos

Quando as pessoas ao seu redor precisam de ajuda e apoio, você está lá sem julgá-las. Construa uma rede de confiança e apoio entre vocês.

15 - Compartilhe momentos de limpeza com seu parceiro/parceiro

Além de compartilhar a lição de casa, tente fazê-lo com seu parceiro. Dessa forma evita que um de vocês fique ressentido e permite que a obrigação seja cumprida mais rapidamente.

16 - Retire os eletrônicos do quarto

Qualquer coisa que mantenha seu cérebro excitado impedirá que você caia em sono profundo. Você pode até "adormecer", mas não está entrando na fase mais importante da recuperação do seu corpo. É quando você acorda se sentindo mais cansado do que quando dorme. Qualquer tipo de aparelho que emita ondas de frequência - eletromagnética (luz) ou mecânica (som) - pode interferir nos estágios inicial e profundo do sono, portanto, deixe o celular na sala e afaste a TV do quarto (mesmo com luzes de espera), Feche as cortinas e persianas. Crie uma hora de dormir regular sem eletrônicos e sinta uma enorme diferença na qualidade de vida nos primeiros dias.

17 - Lembre-se de agradecer

Seja um "obrigado", um pequeno sinal ou outro gesto, não deixe de agradecer a essas pessoas pelas coisas boas que fizeram por você.

18 - Crie Expectativas Positivas

Esperar eventos positivos pode aumentar seu bem-estar. Então, continue planejando viagens, festas, encontrar amigos ou qualquer outra coisa que você realmente queira fazer.

19 - Aprenda algo novo

Aprender coisas novas estimula o cérebro e nos dá uma sensação de realização. Nesse sentido, vale a pena fazer cursos de idiomas, cerveja, pintura ou qualquer outro assunto que lhe interesse.

20 - Dance

Dançar aumenta os níveis hormonais relacionados ao humor e bem-estar. Em uma festa ou escola profissional, dançar pode construir músculos, melhorar a coordenação e concentração, ajudar a perder alguns quilos, aumentar a autoconfiança e, o mais importante, vamos expandir nossa rede de amigos!

21 - Esqueça o açúcar e o refrigerante

O adulto médio come 135 quilos de açúcar por ano. A maioria das pessoas não consegue metabolizar o açúcar que consome porque rapidamente se transforma em gordura.

Quando você come açúcar, seu sistema imunológico fica "congelado" por até duas horas, durante as quais vírus e outros organismos estranhos atacam seu corpo.

Então, quando você está desejando algo doce, tente guardar algumas frutas congeladas para mais tarde.

Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.