Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

Os óleos de ervas possuem propriedades benéficas e curativas. Eles são usados desde os tempos antigos. Contudo, o consumo de alguns óleos podem trazer benefícios especiais para a nossa saúde, em especial para a pele. O óleo é um hidratante potente e que evita o envelhecimento da pele.

Atualmente no mercado existem diversos tipos de óleos, portanto, vamos falar sobre o óleo de nozes.

O óleo de nozes é muito usado, pois possui propriedades curativas e tônicas. Por isso, na Grécia as nozes e seus produtos eram comparados à mente, era um símbolo de vida. Já na Babilônia, apenas as pessoas com poder aquisitivo alto podiam experimentar o óleo de nozes, os sacerdotes não permitiam que qualquer um experimentasse.

Os médicos Avicenna e Hipócrates deixaram escritas as propriedades curativas que o óleo de Noz possui, além de explicar quais os males ele podia curar, entre eles está a tuberculose, úlceras, feridas e queimaduras. Contudo, os médicos tratavam esses males com o óleo de noz.

Portanto, o óleo é muito usado e não ficou restrito apenas na medicina, graças ao seu refinamento e saboroso sabor, o óleo foi introduzido na culinária Grega, Caucasiana e Francesa.

Quais as características do óleo de nozes?

O óleo de nozes é bem líquido, é semelhante ao óleo de girassol, sua cor varia entre o dourado vivo e o âmbar. Contudo, o óleo pode ficar armazenado durante dois anos sem perder suas propriedades, para isso é necessário guardá-lo de forma correta. É importante lembrar que o óleo grego de nozes também pode ser usado sem precisar diluir para melhorar propriedades específicas de algumas misturas.

O mesmo pode ser adequado como veículo para óleos essenciais.

O óleo de nozes possui um aroma de nozes e pode ser ingerido por via oral, ele possui um leve gosto de nozes.

O óleo tem grande teor de gordura, portanto não deixa marcas visíveis na pele após sua aplicação, seu  efeito suavizante é sentido assim que o óleo é aplicado. Seu poder de hidratação é sentido em peles secas após poucos minutos da aplicação.Contudo, o óleo ainda possui um visível efeito calmante.

Quais os componentes do óleo de nozes

A composição do óleo de nozes é de 75% de ômega-3, que o corpo produz, mas são vitais para seu bom funcionamento, e por isso, devem ser extraídos da alimentação. Os ácidos graxos poliinsaturados têm um índice de 1:4, o que é ideal para o nosso corpo.

No óleo de nozes é encontrado as maiores quantidades de vitaminas F entre todos os óleos. É importante ressaltar que esse é apenas um nome comum para diversos ácidos graxos. Esses ácidos são essenciais para as funções do nosso corpo, em especial para nosso cérebro e coração. Eles servem para proteger as células dos efeitos e danos causados pelas substâncias que são prejudiciais, e ainda protege nosso corpo contra o surgimento de tumores. Além do mais, a vitamina F é responsável por normalizar a pressão sanguínea, diminuindo os riscos de acontecer um ataque cardíaco e derrames cerebrais.

Já as vitaminas D e K são responsáveis pela remoção do colesterol do corpo e a normalização do metabolismo de gordura na pele.

O óleo de nozes também possui em sua composição a vitamina D, ela garante o fortalecimento da imunidade e regula a coagulação do sangue e a função da tireóide.

Portanto, a vitamina K, remove as toxinas que o corpo acumula, regula os níveis de açúcar do sangue e ajuda na absorção de cálcio, além de assegurar a interação do sangue com a vitamina D.

As vitaminas A e E, e os carotenóides presentes na composição do óleo de nozes, agem na proteção do corpo contra as radiações e previne o desenvolvimento das células cancerígenas. O óleo ainda possui componentes importantes como as vitaminas do grupo B e PP.

Graças ao seu alto teor de lisina, o óleo de nozes tem habilidades para acelerar e otimizar a absorção de proteínas essenciais para o bom funcionamento do corpo. Portanto, o óleo de nozes possui muitos minerais  que são benéficos a nossa saúde, entre esses minerais podemos encontrar o iodo, cálcio, ferro, manganês, cobalto, fósforo e coenzimas Q10. Contudo, a coenzima Q10 é um importante componente celular que atua na produção de energia. Esses e outros componentes protegem nosso corpo dos radicais livres, pois eles participam da regeneração celular retardando o envelhecimento precoce da pele.

Quais os benefícios de usar o óleo de nozes

Muitas pessoas usam o óleo de nozes para diversos fins, contudo, ele é muito útil no tratamento de hepatite crônica, diferente de outros óleos base.

Um dos ácidos graxos presente na composição do óleo de nozes é o sitosterol, óleo que atua na prevenção da absorção de colesterol através do intestino, ajuda a purificar os órgãos e cura as úlceras. Além de ter capacidade para diminuir a acidez do estômago, componente alivia a azia.

Ao ingerir regularmente o óleo de nozes, há uma redução significativa dos riscos de desenvolver várias doenças oncológicas, como o câncer de mama, próstata e intestino. o óleo de nozes atua protegendo as células da ação dos radicais livres, dessa forma, contribui para a proteção e restauração do corpo no período em que o paciente está fazendo sessões de radiação. contudo, o uso frequente do óleo de nozes produz um efeito elástico nos vasos sanguíneos diminuindo o risco de aterosclerose e prevenindo o ataque cardíaco.

O uso contínuo do óleo regula o açúcar no sangue afetando de forma positiva os processos do metabolismo e normaliza a atividade da tireóide.

Cuidados e precauções

Assim como qualquer produto, o óleo de nozes pode oferecer efeitos colaterais, causando reações alérgicas graves em pessoas que tenham alergia a nozes. Porém, as pessoas que têm alergia a amendoim podem ter reações alérgicas ao usar o óleo de nozes, por isso, é importante verificar se você não é alérgico ao óleo.

O uso do óleo de nozes causa obesidade?

Esse óleo possui propriedades curativas e é muito saudável, por isso, é rico em calorias. Por isso, é importante usá-lo com moderação ao cozinhar, salpicando em saladas ou misturado em um molho para evitar os quilos indesejáveis, visto que o ganho de peso pode ocasionar doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e outras condições médicas.

Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.