Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

A abóbora é um alimento saudável que pode ser usado em uma variedade de pratos, como é o caso de sopas, tortas e até mesmo doces. Isso porque é rico em vitaminas e baixo em calorias. No entanto, costumamos retirar a parte mais abundante da nossa alimentação: as sementes! As sementes de abóbora são uma fonte de muitos nutrientes que podem ser adicionados à dieta de diferentes maneiras.

As sementes de abóbora contêm em sua composição uma elevada quantidade de propriedades bioativas. Tais substâncias podem trazer diversos tipos benefícios à saúde das pessoas que as consomem regularmente, prevenindo o aparecimento de certas doenças ou simplesmente melhorando de forma significativa o funcionamento do nosso organismo. Sendo assim, são inúmeros os benefícios da semente de abóbora.

Portanto, adicionar sementes de abóbora às suas refeições diárias pode fornecer vários benefícios, como melhorar seu corpo, cérebro e coração e prevenir muitas doenças a longo prazo. Isso porque as sementes de abóbora são consideradas por especialistas como sendo uma grande fonte de propriedades capazes de melhorar a saúde das pessoas que fazem o seu consumo.

No texto abaixo, falaremos mais sobre todos os benefícios que as sementes de abóbora podem apresentar e oferecer aos seus consumidores. Portanto, se você quer ficar por dentro de tais informações, recomendamos que continue conosco na leitura do texto abaixo e tire todas as dúvidas que possuir sobre o tema.

Regulação do peso

Consumir sementes de abóbora podem promover uma regulação do peso corporal das pessoas. Isso porque elas são ricas em fibras, o que faz com que a pessoa tenha uma sensação maior de saciedade, diminuindo a quantidade de alimentos que ela consome no seu dia-a-dia. Assim, consequentemente ela irá ingerir menos calorias e fazer uma regulação do seu peso, reduzindo o seu tamanho corporal e melhorando a sua qualidade de vida.

Aumento na massa muscular

Além de ajudar na redução do peso corporal, as sementes de abóbora também podem oferecer excelentes quantidades de proteínas. Logo, são excelentes opções para as pessoas que estão em busca de crescimento muscular e aumentar a sua massa magra. Sendo assim, você pode incluir as sementes de abóbora em sua dieta para ganhar músculos. Uma boa dica é incluir as sementes no seus lanches, cereais, iogurte, vitamina ou mesmo na sua salada.

Promoção do bem-estar e do relaxamento

Devido às propriedades do magnésio e do triptofano que as sementes de abóbora possuem, elas podem atuar no sistema cerebral das pessoas, trazendo um combate ao estresse, estimulando a sua memória e ao mesmo tempo reduzindo o cansaço. Sendo assim, podemos dizer que os compostos que podem ser encontrados nas sementes de abóbora são tão fortes que são capazes de atuar até um nível cerebral, promovendo relaxamento, melhorando o humor, reduzindo estresse o cansaço, além de estimular a memória das pessoas que fazem o seu consumo regularmente.

Ajuda na proteção das células do organismo

As sementes também possuem um grande teor de propriedades anti oxidantes, como é o caso da vitamina E e dos carotenóides. Sendo assim, elas serão de grande ajuda na hora de trazer uma proteção a mais para todas as células do seu organismo contra os feitos dos chamados radicais livres. Logo, consumir semente de abóbora com frequência pode diminuir inflamações, bem como reduzir as chances de desenvolver algum tipo de câncer, como câncer de mama, cólon, próstata e até mesmo câncer de estômago.

Traz uma melhora na saúde da tireoide e da próstata

O zinco é mais uma das substâncias que podem ser encontradas nas sementes de abóbora. Este mineral desempenha grande importância no que diz respeito ao fortalecimento do sistema imune das pessoas, bem como no regulamento de funcionamento da glândula tireoide. Além do mais, o consumo regular das sementes de abóbora podem ajudar a reduzir os sintomas relacionados ao câncer de próstata, melhorando a qualidade de vida de todas as pessoas que fazem o consumo dessa substância de forma regular.

Redução nas inflamações

Devido as sementes possuírem uma grande fonte de Ômega -3, que realiza a função de ser uma substância anti inflamatório relacionadas a doenças e ao estresse, elas podem proteger a saúde do indivíduo e o seu organismo contra diversos tipos de doenças cerebrais e cardiovasculares, ajudando na sua memória e na disposição. Sendo assim, podemos dizer que as sementes de abóbora desempenham uma função de grande importância no que diz respeito à prevenção de doenças do coração e do cérebro.

Combate a anemia

Outra substância que pode ser encontrada em abundância nas sementes de abóbora é o ferro. O ferro é responsável por ajudar as pessoas que sofrem de anemia, bem como aquelas que preferem se alimentar apenas de produtos de origem vegetal como forma de aumentar os níveis de ferro em seu organismo. Cumpre destacar que é importante fazer o consumo das sementes de abóbora junto com outros tipos de alimentos que possuam vitamina C em sua composição. Isso porque a vitamina C é responsável por melhorar a absorção intestinal do ferro encontrado na semente de abóbora. Alguns alimentos que você pode encontrar vitamina C em abundância são o kiwi, morango, mamão, tangerina e a laranja.

Combate aos parasitas do intestino

A semente de abóbora é muito usada como um remédio caseiro para realizar o combate de diversos tipos de parasitas do intestino. Isso porque elas possuem uma ação chamada anti parasitário. Logo, tanto crianças quanto adultos podem fazer o consumo das sementes de abóbora e evitar diversos tipos de parasitas no seu intestino.

Cuidados com o coração

As sementes também possuem diversos tipos de substâncias, como o Ômega -3, ácidos graxos, zinco, magnésio e fitoesterois. Tais substâncias são responsáveis por manter a saúde do coração em dia, tendo em vista que desempenham um papel conhecido como cardioprotetor. Assim, por meio das substâncias, a pessoa consegue ter um controle maior da sua pressão arterial, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, diminuindo o colesterol e fazendo controle dos níveis de açúcar presente no seu sangue.

Alívio às dores de barriga

Se você sofre com dores de barriga e cólicas menstruais frequentes, saiba que as sementes de abóbora possuem magnésio em sua composição, um mineral bastante utilizado para reduzir as contrações musculares. Sendo assim, ele pode ajudar a tratar a dor de barriga e as cólicas que a mulher sofre ao longo do seu período menstrual.

Logo, as pessoas que costumam sofrer com as dores de barriga e cólicas menstruais fortes podem contar com o novo aliado totalmente natural no tratamento e na redução dos sintomas experimentados por essas duas situações recorrentes.

Regulação da diabetes e dos níveis de insulina

Como já foi dito anteriormente, as sementes de abóbora possuem uma grande quantidade de magnésio e de fibras. Tais substâncias podem ajudar na regulação dos níveis de açúcar presente no sangue da pessoa, sendo uma das melhores opções para aquelas que sofrem com a diabetes ou mesmo com a obesidade.

Nesse caso, você pode fazer uso dessas sementes para ter um controle maior sobre os seus níveis de diabetes e os níveis de açúcar presente no sangue, evitando assim ter que recorrer a remédios e a insulina. Sendo assim, se torna uma grande aliada das pessoas que sofrem de diabetes.

Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.