Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

A dificuldade para dormir é uma questão que abala sério a saúde do indivíduo, a qualidade de vida e até o bem estar. Enfim! O sono é uma condição fisiológica complicada e bem importante para o corpo.

Por sorte, podemos contar com muitas fontes para melhorar sua característica.

Imaginando nisso, você entende para que a Melatonina 3 mg serve?

É um hormônio feito por meio do próprio corpo e é a base para regular o sono. Além disso, hoje, ela poderá ser vista em maneira de suplemento, e você pode tomar triptofano (que alimenta a produção natural de melatonina do corpo) ou Melatonina 3 mg pura.

Então caso, você tenha interesse em saber mais a respeito da Melatonina 3 mg e tirara todas as suas dúvidas, continue a leitura até o fim para ficar por dentro de todas as informações!

Sobre melatonina

A melatonina é um hormônio que o corpo produz a partir da glândula pineal, uma estrutura muito pequena, da medida de uma semente de laranja, encontrada no cérebro. Assim, entre demais funções, a melatonina modera nosso sono. Isso pois! É autor por conduzir o ciclo circadiano.

Além disso, você tem ideia do que é? É o nosso ciclo biológico com duração de 24 horas sendo afetado principalmente por meio de mudanças de luz e temperatura. Em outras palavras, é através dele que nosso corpo sabe quando é noite e quando é dia e poderá trabalhar de acordo com os horários. Voltando à melatonina, ela é essencial para que este relógio biológico trabalhe de forma correta.

No entanto, ao anoitecer, por volta das 20h, com pouca luz, a glândula pineal começa a produzir esse hormônio para induzir o sono. É por isso que a luz dificulta o adormecer. Os incentivos aromáticos e sonoros podem também apressar o metabolismo e diminuir a produção de melatonina. Curiosamente, o envelhecimento também reduz a síntese deste hormônio, razão por meio da qual os distúrbios do sono são mais graves em adultos e idosos.

Os benefícios de um ótimo sono: quais são?

Varias pessoas imaginam que as horas são as mais relevantes, mas não é bem assim. A qualidade é o principal fator que determina uma boa noite de sono.

Caso você ainda se sinta cansado mesmo depois de 7 ou 8 horas de sono. Caso acorde muitas vezes durante uma noite agitada ou caso acorde e demore muito para voltar a dormir. Estes são sinais de que a virtude do seu sono não está ótima.

O resultado? Cansaço, ganho de peso e até tendências de depressão. Em seguida, veja os benefícios de uma boa noite de sono.

Melhora do ânimo

Não é à toa que acordamos nos sentindo melhores e revigorados após uma boa noite de sono. Enfim, o processo de controle dessas condições também depende de um sono de alta qualidade. No entanto, se não dormirmos bem, é muito notado, como o nosso humor fica para baixo e o desânimo nos toma.

Diminuição do estresse

É durante o sono que o corpo diminui a produção de hormônios causadores de estresse: adrenalina e cortisol. Estas essências são vitais para nossa supervivência.

No entanto, à medida que a quantidade aumenta, pode fazer com que o corpo fique em estado de alerta constante, que pode levar ao estresse, e também a falta de sono de qualidade poderá ser um fator para isso.

Domínio do apetite

É durante o sono que uma variedade de hormônios e demais processos entram em atividade, incluindo aqueles que regulam o apetite.

Então, se tivermos uma boa noite de descanso, o corpo lida com tudo da melhor forma possível e, como resultado, até a fome fica sob controle.

Por outro lado, a insônia pode elevar o estresse e a vontade de comer alimentos ricos em gorduras, açúcar e carboidratos simples.

Renovação da pele

Nossos corpos usam o tempo de sono para a renovação celular. No entanto, esse processo fica comprometido quando a pessoa não dorme bem. Por isso se fala tanto em “sono de beleza”, porque dormir bem rejuvenesce a pele e te deixa mais linda.

Ativação da memória

Você costuma esquecer as coisas? Portanto, saiba que ter uma boa noite de sono é a chave para melhorar sua memória. Isso ocorre, pois, o cérebro armazena e processa experiência, conhecimento e aprendizado durante o sono. Dessa forma, o sono facilita o arquivamento bem-sucedido de novas informações.

Melhora da imunidade

As células de defesa do nosso corpo se multiplicam com mais eficiência enquanto dormimos. Então, ter tempo suficiente para um sono de qualidade é uma forma de impulsionar seu sistema imunológico. Dito isto, dormir mal poderá enfraquecer sua imunidade e deixá-lo doente com mais frequência.

Incentivo do raciocínio

Você sabia que dormir mal poderá fazer você tomar decisões ruins? Sim, por exemplo, pessoas com sono ruim têm mais dificuldade em resolver problemas de lógica ou matemática. Eles tendem a cometer erros mais de distração, como deixar as chaves em lugares incomuns.

A melatonina serve para quê?

O motivo principal para procurar complementos de melatonina é a melhorar na qualidade do sono: ajuda a combater a insônia, além de fazer com que as pessoas durmam melhor e por mais tempo. No entanto, também fornece demais benefícios. A melatonina também é usada para aliviar a depressão sazonal devido aos seus efeitos moduladores no ciclo circadiano.

Este transtorno é comum no inverno, especialmente em áreas com estações mais longas, e pode causar tristeza, excesso de sono e outros problemas. A melatonina tem também efeitos antioxidantes no corpo, o que está relacionado ao acréscimo da imunidade.

Isso ajuda a prevenir muitas doenças e ajuda a tratar muitas outras como fibromialgia, enxaquecas, isquemia, glaucoma. Já há estudos mostrando que este hormônio pode ser usado em pacientes com câncer para auxiliar no tratamento e reduzir os efeitos colaterais mais desconfortáveis.

Por último, ajuda também a diminuir a produção de ácido estomacal e os níveis de óxido nítrico (substância que dá o relaxamento do esfíncter do esôfago). Pois, com isso, a melatonina pode também ser usada no caso de refluxo gastroesofágico.

A melatonina como tomar?

Alguns alimentos podem aumentar a produção natural de hormônios. Por exemplo, nozes, bananas, arroz integral, laranjas, etc., aliás, reduzir a exposição à luzes à noite também pode auxiliar. Os suplementos alimentares podem ser adquiridos para aqueles que necessitam de doses artificiais, que voltaram a ser emitidos em dezembro de 2021 por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além disso, a dose máxima de melatonina nestes suplementos é de 0,21 mg, que pode ser adquirida sem receita médica, sendo esta quantidade semelhante à quantidade produzida naturalmente por meio do organismo. Antes dessa mudança nas regras da Anvisa, as cápsulas contendo hormônios sintéticos só podiam ser manipuladas ou importadas mediante receita médica.

Possibilidade que permanece para quem precisa de doses maiores (de 1mg a 10mg). A administração concomitante das cápsulas por aproximadamente 15 dias é necessária para regular o ciclo circadiano. Suplementos de melatonina geralmente não causam efeitos colaterais sendo seguros.

No entanto, com o uso pesado não padronizado, além da falta de concentração e agravamento da depressão, podem ocorrer sintomas como pesadelos ou sonhos bem vívidos, sonolência diurna excessiva ou fadiga. Por isso, cápsulas de origem duvidosa e sem supervisão médica não são recomendadas.


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