Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

Cada nutriente desempenha um papel no organismo e pode proporcionar muitos benefícios à nossa saúde e qualidade de vida. Enquanto vitaminas e minerais desempenham um papel importante em nossas dietas, aminoácidos como a arginina também merecem nossa atenção.

É um otimo remedio para curar diversos tipos de doenças, principalmente as crónicas.

Tenha uma otima leitura!

Para que serve a arginina?

Cicatrização e regeneração de tecidos danificados;

Estimula a função dos rins de expelir toxinas do corpo;

manter a função imunológica e hormonal;

Relaxamento e dilatação vascular.

Há diversos beneficios que podem ajudar ainda mais a saude de diversas pessoas

Fonte de arginina

Com base nessas funções de longo prazo ou comprovadas em pesquisas, podemos entender melhor o que é a arginina, para que é usada e quais são seus principais benefícios. Por isso, destacaremos alguns deles a seguir.

1. Ajuda a regular a pressão arterial

O efeito da arginina na vasodilatação e dilatação não só ajuda a combater as artérias entupidas, mas também ajuda a regular melhor a pressão e reduzir o risco de doenças e problemas vasculares.

2. Estimula a cicatrização e regeneração dos tecidos

A produção do hormônio do crescimento estimulado pela arginina auxilia no processo de cicatrização do corpo e na regeneração dos tecidos. As feridas cicatrizam mais rapidamente e o metabolismo desencadeia efeitos anti-inflamatórios.

3. Estimular a imunidade

Em geral, a arginina ajuda na produção de glóbulos brancos, as principais células de defesa do organismo. Portanto, desempenha um papel muito importante no fortalecimento do sistema imunológico.

4. Promove o ganho de peso e combate a fadiga

A arginina é uma importante aliada para atletas e praticantes de atividade física. À medida que os vasos sanguíneos se dilatam, promove a função muscular e aumenta a resistência durante o exercício extenuante, eliminando a fadiga.

Ao mesmo tempo, pode estar associado ao ganho muscular, pois o fluxo sanguíneo e os hormônios associados ao crescimento aumentam.

5. Ajuda a prevenir e tratar a disfunção erétil

As propriedades vasodilatadoras da arginina e a promoção do fluxo sanguíneo saudável fazem dela uma importante aliada no tratamento da impotência.

6. Prevenção do câncer

A estimulação da função metabólica pela arginina pode estar ligada à saúde das células, combatendo mutações que podem desencadear o desenvolvimento de certos tipos de câncer.

7. Dê mais energia e caráter

A arginina também tem sido associada a seus efeitos na saúde cardiovascular e pode estar associada a sentir-se energizado e energizado. Isso porque aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos e aumenta a função hormonal, o que melhora nosso desempenho em atividades fisicamente mais exigentes.

Considerando o que é a arginina e seus principais benefícios, é importante verificar se o corpo está produzindo ou recebendo a quantidade ideal desse aminoácido para garantir que o corpo tenha todos esses potenciais.

Principal fonte de consumo de arginina

Como mencionado anteriormente, a arginina pode ser obtida através de uma dieta equilibrada ou suplementos. O acompanhamento médico é recomendado para evitar o uso excessivo, mas em geral seu consumo é geralmente seguro.

Entre as principais fontes de arginina em nossa dieta, vale destacar:

  • Queijo;
  • Iogurte;
  • Pão integral;
  • Caju;
  • Castanha-do-pará;
  • Passa;
  • Noz;
  • Avelã;
  • Cacau;
  • Feijão, lentilha;
  • Grãos de amaranto.

Para o exercício, os suplementos de arginina são geralmente tomados antes do exercício em doses de 3 a 6 gramas.

A suplementação de arginina ajuda a melhorar o desempenho físico?

A ideia de que a arginina pode melhorar a função corporal decorre de seu papel como precursora do óxido nítrico - substância que promove o relaxamento das membranas que revestem os vasos sanguíneos e linfáticos (endotélio), aumentando o fluxo sanguíneo e garantindo mais oxigênio, suprimento de glicose (combustível) e nutrientes para os músculos, o que ajudará a retardar a fadiga durante o exercício. Mas estudos usando suplementos não forneceram um alto nível de evidência a esse respeito.

Alguns estudos até mostraram que o suplemento tem algum efeito no desempenho de atletas de resistência (como maratonistas), mas seu efeito é de curta duração e logo a substância começa a ser utilizada para outras funções do organismo. Portanto, não é tão eficaz quanto outros suplementos com a mesma função como a cafeína. Além do fato de que uma dieta saudável e equilibrada é suficiente para aumentar os níveis de arginina no organismo.

Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.