Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

O mundo de hoje está cada vez mais globalizado, e, por isso, muitas culturas e costumes acabam ultrapassando fronteira e até mesmo cruzando oceanos. Portanto, neste sentido, podemos citar como um bom exemplo, a tendência de perda de peso e de medir a gordura corporal. No entanto, para medir a sua gordura corporal, existem vários métodos e fórmulas, e se você já pesquisou sobre, certamente deve ter percebido isso. No entanto, uma das mais eficientes e a que vamos discutir hoje, é a Jackson-Pollock 3.

Existem inúmeras maneiras de calcular a gordura corporal no setor de saúde e fitness. Como você pode ver ao pesquisar sobre, cada método tem suas vantagens e desvantagens. Para muitas pessoas, alguns dos métodos disponíveis parecem funcionar melhor do que outras opções. Se o que você procura é medir seu percentual de gordura corporal sem a necessidade de outra pessoa para te ajudar. Provavelmente, uma das melhores formas é o teste de gordura corporal de 3 pontos de Jackson-Pollock ou o Jackson-Pollock 3 como também é conhecido.

O que é a fórmula de gordura corporal Jackson-Pollock 3?

O Jackson-Pollock 3 se trata de um cálculo ou teste de gordura corporal que o Dr. Andrew Jackson e ML Pollock, pesquisadores e estudiosos do movimento humano criaram. No entanto, este método oferece muita comodidade e facilidade para realização. Ou seja, você pode fazer o teste de forma rápida e fácil, e nem precisa de equipamentos e nem se especializar para isso. Contudo, o que você vai precisar, é de apenas um compasso básico de dobras cutâneas, uma balança de banheiro e a fórmula para fazer o teste de gordura corporal Jackson-Pollock 3.

Um ponto que merece destaque, é o fato de que o teste de gordura corporal Jackson-Pollock 3 ser considerado um dos mais precisos em grande parte das pessoas. Contudo, o teste tende a não dar muita importância a quantidade de gordura em pessoas mais magras, como, por exemplo, fisiculturistas e atletas de desempenho. Então, se você possui um corpo considerado de forma médio, pode ser uma boa opção testar o Jackson-Pollock 3.

Por meio do teste de gordura corporal Jackson-Pollock 3, você pode obter uma estimativa da porcentagem de gordura corporal presente em seu corpo. Além da masa corporal magra de acordo com a idade, peso, sexo e espessura de três medidas de dobras cutâneas. As medidas das dobras cutâneas devem ser feitas em locais diferentes em homens e mulheres. Para funcionar, a fórmula do teste Jackson-Pollock 3, precisa dos resultados de medidas das dobras cutâneas de tórax, abdômen e coxa para o teste em homens. No entanto, para fazer o teste em mulheres, é necessário medir  as dobras cutâneas tricipital, coxa e suprailíaca.

Locais de dobras cutâneas de Jackson-Pollock 3 para homens e mulheres

Assim como já adiantamos, para que o teste Jackson-Pollock 3 seja preciso, você deve seguir todas as exigências iniciais, e uma das principais é onde medir as dobras. No entanto, neste caso, as localizações são diferentes para os testes em homens e mulheres. Mas, fique tranquilo se não souber onde deve medir! Pois, a seguir, vamos mostrar os locais para medir as dobras cutâneas de Jackson-Pollock 3 para homens e mulheres!

Onde estão as dobras cutâneas Jackson-Pollock 3 para homens?

  • Peitoral: para medições de dobras cutâneas torácicas, obtenha uma dobra cutânea diagonal a meio caminho entre o mamilo e a parte superior do músculo peitoral da axila;
  • Abdominal: no entanto, para medições abdominais, faça uma dobra de pele vertical uma polegada à direita do umbigo;
  • Coxa: para medições da coxa, uma dobra cutânea vertical deve ser feita entre a rótula ou a patela e a virilha (onde a parte superior da coxa se une às nádegas)

Onde estão as dobras cutâneas Jackson-Pollock 3 para mulheres?

  • Tríceps: a medida do tríceps é a dobra cutânea vertical na parte superior do ombro e a meio caminho entre o cotovelo;
  • Suprailíaca: no entanto, para medições suprailíaca, faça uma medição diagonal da dobra cutânea acima da crista ilíaca ântero-superior ou da área acima da protrusão superior e anterior do osso do quadril;
  • Coxa: por fim, para medições da coxa, uma dobra cutânea vertical deve ser feita entre a rótula ou a patela e a virilha (onde a parte superior da coxa se une às nádegas).

Fórmula de gordura corporal de Jackson-Pollock 3 para homens

Assim como existem diferenças nos locais de medição para homens e mulheres, as fórmulas para descobrir a porcentagem de gordura corporal também muda. Portanto, para os homens a fórmula de gordura corporal de Jackson-Pollock 3 está disposta a seguir!

Meça as seguintes dobras cutâneas (em milímetros) com paquímetros de gordura corporal: Peitoral, Abdominal e Coxa.


Densidade Corporal = 1,10938 – (0,0008267 x soma das dobras cutâneas) + (0,0000016 x quadrado da soma das dobras cutâneas) – (0,0002574 x idade).


Porcentagem de Gordura Corporal (%) = (495 / Densidade Corporal) – 450.

Fórmula de gordura corporal de Jackson-Pollock 3 para mulheres

Seguindo a mesma linha descrita acima, que a fórmula muda de acordo com o sexo do indivíduo a ser testado, vamos apresentara a seguir a fórmula de gordura corporal de Jackson-Pollock 3 para mulheres!

Meça as seguintes dobras cutâneas (em milímetros) com paquímetros de gordura corporal: Tríceps, Suprailíaca e Coxa.


Densidade Corporal = 1,0994921 – (0,0009929 x soma das dobras cutâneas) + (0,0000023 x quadrado da soma das dobras cutâneas) – (0,0001392 x idade)


Porcentagem de Gordura Corporal (%) = (495 / Densidade Corporal) – 450

Considerações finais

Portanto, como podemos conferir ao longo de todo o conteúdo apresentado acima, as fórmulas para medir a porcentagem de gordura corporal existem aos montes. Além disso, embora a fórmula de Jackson-Pollock 3, destrinchada acima, seja considerada uma das mais precisas, não é 100% garantida. Pois, para isso, é necessário medir no local certo, o que não é tão difícil seguindo as orientações que listamos acima.

Além disso, por ser teste de realização simples e rápida, ganha muitos pontos no momento da escolha, ainda mais porque é possível fazer todo o procedimento sozinho. Ou com a ajuda de uma calculadora, caso tenha dificuldade em realizar cálculos de cabeça.

O teste possui apenas um ponto a se destacar como uma que pode ser relevante, que é o fato do teste não se tão preciso em relação a pessoas mais magras. Assim, para pessoas deste porte físico, este teste pode não ser a melhor opção.

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