Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

Comer um café da manhã saudável garante que você comece o dia com energia e energia para enfrentar o que quer que apareça no seu caminho. No entanto, a pergunta permanece: qual é a melhor comida para a primeira refeição do dia? Quais devem ser evitados?

Sem falar no desafio de preparar uma xícara de café saudável em uma fração do tempo antes do trabalho. Neste artigo, você aprenderá por que tomar café da manhã é tão importante e saberá quais são os melhores e os piores alimentos, mesmo nos dias mais movimentados. Verificar a seguir!

Por que o café da manhã é importante?

Primeiro, tomar o café da manhã é importante para regular os níveis de açúcar no sangue, que geralmente estão baixos após algumas horas de sono. A suplementação de glicose é necessária para que seu cérebro e músculos possam funcionar de maneira ideal.

Além disso, pular o café da manhã pode fazer com que você coma demais no almoço e outros alimentos, o que pode levar ao ganho de peso.

O café da manhã (saudável) continua sendo a primeira chance de fornecer ao corpo uma dose de vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para se manter saudável.

Para quem tem um dia-a-dia muito agitado, pular o café da manhã pode ser tentador. Isso é especialmente verdadeiro naqueles dias em que você acorda tarde e precisa estar pronto para sair de casa em poucos minutos.

Porém, pelos benefícios que essa refeição traz (quando composta por alimentos saudáveis), vale a pena cada segundo gasto em seu preparo e consumo!

Para maior clareza, vamos resumir as principais razões para pular o café da manhã:

Você pode se sentir fraco e com falta de energia.

É bom para ganho de peso porque as pessoas tendem a compensar comendo mais calorias na próxima refeição.

Você perde a primeira oportunidade do dia de dar ao seu corpo os nutrientes necessários para funcionar corretamente.

Melhor comida para o café da manhã

Ovo

Os ovos são ricos em proteínas e proporcionam saciedade duradoura. Portanto, comê-los no café da manhã reduz a chance de "mordiscar" algo bom antes do almoço.

Este alimento também é uma boa fonte de luteína e zeaxantina, antioxidantes que têm efeitos protetores na saúde dos olhos. Também contém colina, um nutriente importante para o bom funcionamento do cérebro e do fígado.

Iogurte natural

O iogurte natural é uma fonte de cálcio, que ajuda a equilibrar a flora intestinal e traz vários benefícios à saúde, incluindo a prevenção da constipação e o aumento da imunidade.

Mas é importante saber escolher o iogurte natural “de verdade”, feito apenas com leite e fermento lácteo, sem adição de açúcares, sabores e corantes. Existem versões integrais e sem gordura com menos calorias.

Fruta

Em geral, as frutas são uma excelente fonte de vitaminas e minerais, além de serem muito saborosas e convenientes para comer.

Nossas principais opções para o café da manhã incluem: frutas vermelhas, abacaxi, abacate, limão, maçã, mamão, banana, melancia, goiaba, laranja, caju e acerola.

Pão integral e torradas

Pães e torradas feitos com 100% de farinha de trigo integral ajudam a abastecer seu corpo de forma lenta e gradual porque são uma fonte de carboidratos complexos que demoram mais para se converter em açúcar no sangue.

Aqui, você também deve ler atentamente os rótulos dos alimentos, pois alguns produtos vendidos como "trigo integral" contêm farinha de trigo branca como ingrediente.

Café

O café é uma ótima bebida para começar o dia porque ajuda a melhorar o humor, o desempenho cognitivo e tem outros benefícios, como reduzir o risco de diabetes e doenças cardíacas.

Ao adoçar, prefira adoçantes naturais (como estévia), mel ou açúcar mascavo em vez de adoçantes brancos ou sintéticos. Ou acostume-se a beber café sem açúcar!

Alimentos a evitar

Achocolatado

O açúcar é frequentemente o principal ingrediente das bebidas de chocolate, tornando-as uma má escolha para o café da manhã, embora devam ser enriquecidas com "vitaminas X e minerais".

Sucos de frutas industriais

Néctares e bebidas à base de frutas geralmente contêm baixos níveis de sucos de frutas naturais e açúcares adicionados em seus ingredientes. O melhor a fazer é sempre escolher frutas frescas inteiras.

Pão branco, bolos e biscoitos

O principal problema com o pão branco e outros alimentos refinados à base de farinha de trigo é que eles metabolizam rapidamente, deixando você com fome muito rapidamente.

Sem contar que bolos e biscoitos doces costumam conter doses muito altas de açúcar e o pior tipo de gordura: a gordura trans. Bombardear seu corpo com esse combo para começar o dia seria terrível!

Como comer um café da manhã saudável e rápido

Muitas pessoas até querem tomar um café da manhã nutritivo todos os dias, mas não conseguem por falta de tempo.

A boa notícia é que existem soluções para simplificar as coisas e garantir suas doses de energia e nutrientes todas as manhãs.

A primeira dica é planejar o café da manhã na noite anterior, pois tudo fica mais fácil, mesmo que por pouco tempo, quando você já sabe o que comer e tem os ingredientes à mão.

Agora você pode cozinhar ovos e lavar frutas na noite seguinte, como comprar iogurte natural e pão integral para uma semana.

E se você não tiver tempo? Uma saída é trazer algo saudável de casa, ou comprá-lo em movimento, e tomar café no trabalho. Em seguida, recarregue com café gourmet da máquina e está tudo bem!

Como vimos, o café da manhã é uma refeição muito importante e, quando composto pelos alimentos certos, pode trazer benefícios a curto e longo prazo.


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