Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

O Kombucha se trata de uma bebida fermentada que tem sua produção de chás. Como, por exemplo, chá preto ou verde, e contém uma cultura de levedura e bacteriana chamada SCOBY. Que, no entanto, tem ação no equilíbrio da flora intestinal, ajuda a impulsionar o sistema imunológico e melhora a função intestinal. Além disso, as funções que acabamos de conferir, também fazem parte dos benefícios do chá de kombucha.

Além disso, o kombucha contém grandes quantidades de polifenóis e vitamina C, com propriedades desintoxicantes em sua estrutura. Que, entretanto, melhoram a função hepática e promovem a eliminação de toxinas do corpo através da urina e das fezes.

Contudo, o açúcar e o chá preto, se tratam dos ingredientes mais comuns para produzir o kombucha. No entanto, também existe a possibilidade de usar outras ervas e ingredientes, que incluem: mel, chá verde, agave, oolong, chá mate, chá de hibisco, gengibre e suco de frutas. Fucou interessado na bebida, e nos benefícios do chá de kombucha?

Kombucha: o que é e para que serve?

O Kombucha é produzido fermentando o chá-da-índia (Camellia sinensis) com um placa gelatinosa conhecida como Scoby. No entanto, esta bebida se trata de uma simbiose de leveduras e bactérias benéficas à saúde, transforma líquidos em uma bebida refrescante, levemente gasificada, com um aroma frugal. Que, no entanto, tem poder para oferecer ao corpo uma variedade de ácidos e nutrientes. Além disso, a "colônia de kombucha" consiste principalmente de bactérias lenhosas e culturas de leveduras.

A teoria mais aceita, é que o kombucha tenha se originado no nordeste da China (Manchúria) em meio a Dinastia Tsin (Ling Chi) por volta de 220 aC e era popular por suas propriedades desintoxicantes e revitalizantes. “A bebida chegou ao Japão durante 414 dC quando o médico Kombu usou a bebida para curar a doenças do Imperador Inkyo. Acredita-se que o nome Kombuchá originou-se do nome do médico. Kombuchá é um termo japonês para chá ligeiramente fermentado”, explicou a nutricionista Giovanna Oliveira.

No entanto, mesmo diante da existência dos relatos dos seus benefícios e de sua história, do ponto de vista cientifico, nada é comprovado. “Não há nenhum estudo conclusivo na literatura que fale dos benefícios para seres humanos do kombucha. No entanto, estudos feitos em ratos e outros animais como cachorros, patos, coelhos e galinhas relatam uma série de propriedades anti-inflamatórias e antimicrobiana, melhorando as funções gastrointestinais. Como esses estudos começaram em animais, não tem nada conclusivo para seres humanos especificamente do chá de kombucha, mas quando a gente vê todas essas funções acontecendo em animais, é muito provável que isso se repita para seres humanos”, explicou a notricionista Lícia D’ Ávila.

Como fazer kombucha em casa e obter os benefícios do chá de kombucha?

Vamos te ensinar a seguir, como preparar a base do kombucha, que também é conhecida como primeira fermentação. Então, para isso, você deve seguir os passos abaixo:

Separe os ingredientes

  • 1 panela de aço inoxidável, vidro ou cerâmica;
  • 5 sachês de chá preto;
  • 1 xícara de açúcar refinado;
  • 3 l de água mineral;
  • 1 recipiente de vidro escaldado com água quente;
  • 1 cogumelo de kombucha, também chamado SCOBY;
  • 300 ml de kombucha pronto (opcional).

Modo de preparo

Em primeiro lugar, você deve lavar bem as mãos assim como os utensílios com água quente e vinagre para ajudar a eliminar qualquer contaminação microbiana. Em seguida, aqueça a água mineral em uma panela. Portanto, no momento em que a água ferver, adicione o açúcar e mexa bem. Em seguida, desligue o fogo, adicione os saquinhos de chá e deixe a mistura descansar por um período de 10 a 15 minutos.

Coloque o chá em um recipiente de vidro e espere esfriar até a temperatura ambiente. Em seguida, adicione o cogumelo kombucha e as 300ml de kombucha pronto e cubra o recipiente de vidro com um pano e elástico para permitir que o ar circule sem expor a mistura.

Por fim, você deve armazenar o recipiente em local ventilado e pouco iluminado por cerca de 6 a 10 dias, período em que a bebida final está pronta, com um leve aroma de vinagre e sem doçura. Então, guarde as bebidas na geladeira por até 5 dias. Ao final do processo, uma nova colônia de kombucha se formará em cima da primeira, que poderá ser guardada na geladeira ou entregue a outra pessoa.

Quais os benefícios do chá de kombucha?

Esta bebida gaseificada, obtida por meio da fermentação do chá preto ou verde, está cada vez mais conhecida por causa de sua suposta ação como um poderoso probiótico natural. Pois, possui uma grande quantidade de Lactobacillus vivos (bactérias benéficas que tem ação no auxílio na regeneração e fortalecimento a flora intestinal).

O Kombucha conquistou os chineses há milhares de anos e está lentamente se integrando ao nosso cotidiano. Então, conheça alguns de seus benefícios para o nosso corpo e saiba por que é chamado de "elixir da saúde" para esses asiáticos.

Possui ação como estimulante energético

Se você precisa de algo para aumentar sua energia diária, o kombucha pode ser uma das melhores alternativas para se apostar. Pois, graças ao ferro liberado durante a fermentação (responsável por aprimorar o transporte de oxigênio no sangue) e a presença de cafeína em baixa quantidade, esta bebida atua como um estimulante produtor de energia em nosso corpo.

Pode estimular o sistema imunológico

Como esta é uma bebida probiótica antioxidante (com muitas vitaminas C, K e do complexo B), é o complemento perfeito para pessoas que investem em uma dieta detox. Além disso, ajuda na imunidade do corpo, deixando o corpo menos vulnerável a doenças. Finalmente, tomá-lo melhora a absorção de nutrientes e combate os efeitos dos radicais livres no combate ao envelhecimento prematuro.

Pode ter ação de antibiótico natural

Você já ouviu a história de bactérias boas lutando contra bactérias ruins? Então, isso é mais ou menos o que acontece com o kombucha. Pois, uma vez que contém muitas bactérias que são boas para a saúde, beber este chá pode destruir bactérias ruins que podem levar a infecções e intoxicações alimentares.

É um amigo das suas articulações

O colágeno se trata de uma das proteínas de mais importância em nosso corpo e é responsável pela formação da pele, tendões, cartilagens, ligamentos e vasos sanguíneos. Além disso, uma boa notícia é o fato dos nutrientes que você pode encontrar no kombucha. Como, por exemplo, a glucosamina, que pode aumentar a produção de ácido hialurônico, previnem dores nas articulações e tem a capacidade de manter a produção de colágeno.

Te proporciona melhorias no sistema digestivo

O kombucha é um grande aliado para quem sofre com problemas intestinais. Pois, os microrganismos presentes durante a fermentação auxiliam na saúde intestinal e previnem desconfortos como constipação e diarreia. No entanto, esta bebida também é ótima para beber após as refeições, pois suas enzimas combatem o desconforto digestivo.

Regula o PH gástrico

Muitas pessoas acreditam que o kombucha pode equilibrar o pH do sangue. Mas, de acordo com especialistas, isso não é verdade. "Não existe isso de baixar o pH do sangue. Temos um sistema 'tampão' em nosso corpo que equilibra o pH", disse Lícia. No entanto, de acordo com a própria profissional, a bebida pode ajudar a regular o pH do estômago durante a digestão, aumentando assim o poder de digestão dos alimentos.

Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.