Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

Você sabe por que a proteína em miúdos de frango e carne é considerada um superalimento? Não? Então leia este artigo!

Como o nome sugere, "superalimento" diz respeito aos alimentos com excelentes propriedades nutricionais que aumentam a saúde geral e contêm uma grande variedade de vitaminas e antioxidantes que às vezes não encontrados em outros alimentos.

No geral são fontes de origem natural, como algas, folhas, raízes, e de origem animal, como miúdos, principalmente frango e carne bovina.

Para ser considerado um superalimento, a regra principal é estar livre de conservantes, emulsificantes e todos os rótulos de “antes” usuais que vemos nos supermercados.

No entanto, muitas pessoas podem pensar que obter esses superalimentos está além de sua situação física ou financeira.

Mas... e se eu te disser que a maioria desses alimentos podem ser encontrados a preços muito acessíveis no açougue do mercado, no quintal ou na esquina da rua?

Este é exatamente o caso com miúdos de frango e carne. Muitas vezes esquecidos na hora da pesagem, esses pequenos órgãos ricos em proteínas, além de serem suplementos proteicos em nossa dieta. Veja mais neste post!

Miúdos

Eles são os órgãos internos dos animais, chamados vísceras. Possuem alto valor nutricional, como ferro e vitaminas do complexo B.

Os órgãos das aves são chamados de vísceras, e os de outros animais, como vacas, porcos e vitelas, são chamados de vísceras.

Línguas: Línguas de vaca, vitela e porco podem ser comidas. É uma fonte de fósforo, cálcio e ferro, bem como vitaminas do complexo B.

Fígado: Contém vitaminas do complexo B, vitamina A e ferro. Fácil de digerir.

Dobradinha: é o estômago de uma vaca, chamada tripa ou mondongo. Muito perecível, além disso é preciso comer na hora.

Miolo: forma oval, com superfície irregular e pequena quantidade de sangue. Tem uma cor levemente cinza-bege. Além disso é rico em proteínas; gordura; cálcio; ferro e fósforo.

Cauda: é a extensão da espinha de uma vaca, composta por vários ossos cobertos de carne e gordura. Seu tamanho depende da idade do animal.

Rins: Podem ser bovinos, bovinos ou suínos. A vitela é a mais macia, a carne é dura e a carne de porco tem o cheiro mais forte.

Coração: Pode ser bovino, porco, vitela, cordeiro e frango. Por ser músculo, é relativamente duro e leva muito tempo para cozinhar para ficar macio e delicioso. Rico em proteínas e minerais como cálcio, ferro e fósforo.

Diferença nutricional

Se as miudezas são muito parecidas com os cortes mais populares em termos de proteína (menores no estômago e na língua). No entanto, do ponto de vista nutricional, em termos de vitaminas e minerais, há uma grande diferença. As miudezas são muito ricas em vitamina B2 (riboflavina), cinco a dez vezes mais do que a carne magra. O fígado tem mais niacina, B12, ácido fólico, vitaminas A e C do que a carne magra

A vantagem, dizem os especialistas, são os micronutrientes (especialmente as vitaminas do complexo B) e sua disponibilidade. Para Lili Purim, mesmo pequenas quantidades de vísceras e consumo de vísceras atendem ou até superam as recomendações internacionais para determinados nutrientes. Comê-los regularmente é uma atitude muito inteligente, especialmente porque o tipo de alimento pode nos proteger efetivamente dos anti-nutrientes.

De fato, os especialistas apontam que a monotonia alimentar é motivo de preocupação e é preciso superar, pois uma dieta baseada em pouca variedade fornece ao organismo menos diversidade de nutrientes e compostos bioativos. Hoje, apesar de vivermos em um país rico em biodiversidade, vemos essa monotonia em nossas escolhas de frutas, verduras e legumes. Algumas pessoas comem apenas um prato de alface e tomate, e apenas frutas como banana, laranja e maçã, e não se beneficiam das altas quantidades de compostos em outros alimentos.

Valor nutricional dos miúdos

O teor de nutrientes das miudezas varia ligeiramente dependendo da fonte animal e do tipo de órgão. No entanto, boa parte é muito nutritiva, muito mais nutritiva do que a carne muscular. Dessa forma, eles são ricos em vitaminas do complexo B, como vitamina B12 e ácido fólico.

Eles também são ricos em minerais, por exemplo: ferro; magnésio; selênio e zinco; e importantes vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K. Além disso, eles são uma excelente fonte de proteína, fornecendo todos os nove aminoácidos essenciais que nosso corpo precisa para funcionar com eficiência.

Quais os benefícios dos miúdos?

Portanto, existem vários benefícios de comer carne de miúdos:

  • Excelente fonte de ferro: os órgãos internos contêm ferro heme, que é altamente biodisponível e, portanto, mais facilmente absorvido pelo corpo (3, 4).
  • Grande fonte de colina: os órgãos internos são uma das melhores fontes de colina do mundo, um nutriente essencial para a saúde do cérebro, dos músculos e do fígado que muitas pessoas carecem (11, 12).
  • Mais saciedade: Numerosos estudos mostraram que uma dieta rica em proteínas pode reduzir o apetite e aumentar a saciedade. Além disso, eles também promovem a perda de peso aumentando sua taxa metabólica (5, 6, 7).
  • Ajuda a manter a massa muscular: Os órgãos internos são uma excelente fonte de proteína, importante para construir e manter a massa muscular (8, 9, 10).
  • Cortes mais baratos e menos desperdício: As miudezas é diferente de uma carne popular, por isso podem possuir um preço mais baixo. Comer essas partes de animais também reduz o desperdício de alimentos.
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