Nutrição simples e prática para seu dia a dia.

A canela é um dos condimentos mais antigos do mundo e é amplamente utilizada na culinária brasileira para dar sabor e cheiro especial aos alimentos. Contudo, os benefícios da canela vão muito além da alimentação, em especial, quando se diz respeito a saúde. Para se ter uma ideia, a canela é uma verdadeira potência contra o diabetes, além de ajudar na perda de peso, faz bem até mesmo para o seu cabelo.

Há muito tempo, a canela era uma especiaria do pequeno país asiático do Sri Lanka. Este tempero famoso é extraído da casca de uma árvore tropical chamada Cinnamomum, ou caneleira, e tem uma fragrância distinta. Na verdade, esta substância tem muitas propriedades medicinais se usada em forma de chá ou pó.

Além de combater o diabetes, a canela tem fortes efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios no organismo, juntamente com o controle dos níveis de açúcar no sangue. Portanto, é capaz até de prevenir doenças degenerativas como Alzheimer e tumores. Além disso, a canela pode até curar a gripe! Entretanto, é bom para o cabelo com uso frequente em formulações de xampu.

Propriedades medicinais da canela

Para quem tem interesse em saber mais sobre  benefícios da canela, trouxemos a seguir um conteúdo especial com muitas informações relevantes, confira!

Vamos logo aos benefícios? Veja a seguir os 10 principais benefícios da canela

Os benefícios da canela estão presentes em muitas situações. Além disso, não possui açúcar e gordura, mas, conta com possui fibras, manganês, cálcio, ferro e  vitamina K. Portanto, pára saber quais os benefícios da canela, veja a lista a seguir!

1- Possui muitas propriedades medicinais

A canela se trata de uma especiaria que remonta ao antigo Egito. No entanto, nos dias atuais, se trata de um tempero barato que está disponível e acessível em comércios, e você pode encontrar em uma variedade de alimentos e receitas.

O aroma da canela fica por conta de sua parte oleosa, que possui em grande quantidade um composto chamado cinamaldeído. No entanto, este composto é responsável pela maioria dos poderosos efeitos metabólicos e de saúde da canela.

2- Possui muitos antioxidantes

Os antioxidantes têm o papel de proteger o corpo dos danos oxidativos, que normalmente tem como causa os radicais livres. Alpe mdisso, pode limitar o acúmulo de óxido nítrico no sangue e a peroxidação lipídica associada a doenças cerebrais, câncer, doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

A canela possui poderosos antioxidantes, como, por exemplo, polifenóis. No entanto, as suas propriedades antioxidantes superam as do orégano e do alho. Contudo, você ainda pode usar acanela como conservante natural de alimentos.

3- Ajuda a tratar inflamações

A inflamação no corpo se trata de um agente importante, pois, ajuda a combater infecções e reparar danos nos tecidos.

No entanto, quando a inflamação se torna crônica (a longo prazo) e atinge o tecido corporal saudável, torna-se um problema. Além disso, os antioxidantes neste alimento têm propriedades anti-inflamatórias.

4- Previne doenças cardíacas

É capaz de reduzir o risco de doença cardíaca. Para pessoas com diabetes tipo 2, 1 grama de canela por dia proporciona benefícios para os marcadores sanguíneos. Além disso, tem o poder de diminuir os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos.

5- Incentiva a sensibilidade à insulina

A insulina se trata de um dos principais hormônios com o papel de regular o metabolismo e o uso de energia. Além disso, tem um papel  essencial no fornecimento de açúcar no sangue às células.

No entanto, muitas pessoas têm mais resistência aos efeitos da insulina, o que pode levar à síndrome metabólica e diabetes tipo 2. Portanto, a canela pode reduzir de forma significativa a resistência à insulina, oferecendo equilíbrio aos hormônios.

6- Ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue

mais um dos grandes benefícios da canela, está ligado a redução dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, ela pode reduzir a quantidade de glicose  é inserida na corrente sanguínea depois de uma refeição.

Um composto em canela  tem poder de atuar nas células simulando a insulina. No entanto, isso proporciona uma melhora na capitação de glicose por parte das células. Mesmo que a sua atuação seja bem mais lenta que a insulina.

Portanto, estudos comprovam que os efeitos anti-diabéticos que a canela oferece, apresentando seus efeitos na redução dos níveis de açúcar no sangue em jejum em até10-29%.

7- oferece benefícios as Doenças Neurodegenerativas

As características principais das doenças neurodegenerativas, estão ligadas a perda regular da estrutura, ou função das células do cérebro. No entanto, bons exemplos, são a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.

A canela possui dois compostos que supostamente tem a capacidade de bloquear o acúmulo de uma proteína cerebral conhecida como “tau”. No entanto, esta é uma das principais características que a doença de Alzheimer possui.

Além disso, um experimento realizado em ratos com a doença de Parkinson, a canela teve ação na proteção dos neurônios, deixou no normal os níveis de neurotransmissores e beneficiou  a função motora.

Veja também:

Benefícios do Jejum para Saúde

Benefícios da Semente de Chia

Qual o mais Saudável: Chá Preto ou Chá Verde?

8- Ajuda na prevenção do câncer

O câncer se trata de uma doença grave que possui o crescimento descontrolado de células como principal característica. No entanto, a canela tem sido estudada de forma extensiva por seu potencial para prevenir e tratar o câncer.

Pois, ela funciona reduzindo o crescimento de células cancerosas e a formação de vasos sanguíneos em tumores. Portanto, um estudo realizado em ratoss com câncer de cólon mostrou que a canela se trata de um ativador potente de enzimas desintoxicantes no cólon para proteger contra o desenvolvimento do câncer. No entanto, a canela atua ativando respostas antioxidantes protetoras nas células do cólon humano.

9- Tem papal na redução do apetite

Como a canela também é rica em fibras, é um ingrediente saciante, evitando assim o apetite e a fome. Além disso, evita o acúmulo de gordura no corpo, pois aumenta a sensibilidade dos tecidos à insulina. Além disso, é um alimento termogênico que estimula o aumento do gasto calórico do organismo. Ou seja, ajuda na perda de peso.

10- Ajuda no desempenho sexual

Além de melhorar a circulação sanguínea, a canela também é considerada um tempero afrodisíaco. Pois, ela se trata de um dos remédios caseiros para melhorar as relações sexuais. Nos homens, por exemplo, a substância auxilia no relaxamento dos músculos e auxilia na ereção. Em outras palavras,  seu uso é indicado para homens com disfunção erétil.

Como deve ser o consumo da canela?

O consumo de canela pode ser feito em pó (para chá ou em cima frutas, verduras e carnes) ou em forma de bastão. Além disso, também é comum polvilhar este condimento em doces e pães. Uma ingestão segura para uma boa saúde é de meia a uma colher de chá por dia. No entanto, esta medida varia de pessoa para pessoa.

Existem contraindicações?

Existem também algumas contraindicações da canela para o corpo que precisam ser compreendidas. No entanto, isso se deve principalmente ao consumo excessivo. Então, este caso, pode causar feridas na boca e irritação na garganta. Além disso, algumas espécies são ricas em cumarina, substância prejudicial ao fígado.

Além do consumo excessivo, pessoas com alergias também devem ficar atentas à ingestão de canela. Este tempero, também pode interferir na maneira como alguns medicamentos para diabetes e doenças cardíacas funcionam.

Mulheres grávidas e lactantes também não devem consumir canela, pois pode levar ao aumento das contrações uterinas, o que pode levar ao risco de gravidez. Além disso, pode até levar ao aborto espontâneo, embora esse argumento não seja comprovado cientificamente. Portanto, é sempre recomendável consultar um médico ou nutricionista para incorporar regularmente a canela em sua rotina diária.

Você se inscreveu com sucesso em Nutricionando
Bem-vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Verifique seu e-mail para obter o link mágico para entrar.